Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Sistema Reprodutor

Trabalho realizado por Mafalda Azevedo 6ºA nº17
Masculino: Pénis e Escroto
Feminino: Vulva

Os caracters sexuais primários são:

Sistema reprodutor femeninoOrgãos sexuais primarios

Masculinos:Aperecimento de pelos faciasAparecimento de pelos púbicosAparecimento de pelos axilaresAumento do tamanho do pénis e do escrotoAumento da laringe (voz mais grave)Alargamento dos ombrosDesenvolvimento da musculaturaInício da ejaculação.

Caracteres sexuais secundarios

Femininos: Desenvolvimento das mamasAparecimento de pelos axilaresAlargamento das ancasAparecimento de pelos púbicosInício da mentruação.

É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.

PuberdadeQuais são as manifestações da puberdade

Compreendem o monte púbico, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.

Qual é a morfologia do sistema reprodutor feminino

Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis.

Qual é a morfologia do sistema reprudotor masculino

O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher.

Qual é a função do sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor feminino, também chamado de aparelho reprodutor feminino ou sistema genital feminino, é o sistema do corpo da mulher responsável por, entre outras funções, garantir a produção dos gametas femininos e fornecer um local adequado para o desenvolvimento de um novo ser.

Qual é a função do sistema reprodutor feminino

Vesículas seminais: Cerca de 80% do volume do sêmen é composto pelo líquido produzido pelas vesículas seminais. Elas produzem o líquido seminal, composto por vários nutrientes, entre eles, a frutose. A sua principal função é fornecer energia para os espermatozoides chegarem até o óvulo e fecundá-lo.

Canais diferentes: Órgãos reprodutores masculinos. O canal deferente é formado por um tubo firme (do tamanho de um fio de espaguete) que transporta o esperma a partir do epidídimo. Esse canal estende-se a partir de cada epidídimo até a parte posterior da próstata e junta-se com uma das duas vesículas seminais.

Epidídimos: Os epidídimos são estruturas responsáveis por armazenar os espermatozoides para o seu amadurecimento, mantendo-os até que sejam capazes de se movimentar adequadamente. Quando o órgão é afetado por doenças e alterações no organismo, sua função pode ser comprometida, dificultando o caminho até a gravidez.

Testículos: Sua função é produzir espermatozoides e testosterona, o principal hormônio masculino, que determina o surgimento das características sexuais masculinas secundárias, como a distribuição de pelos pelo corpo, o engrossamento da voz, entre outras.

Morfologia/Função masculino

Vagina: A vagina é um espaço tubular fibromuscular, recoberto por uma mucosa pregueada, com aproximadamente 10 centímetros de comprimento. Ela que faz a comunicação entre a vulva e o útero. Sua função é dar saída ao fluxo menstrual, receber o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto.

Útero: O útero é um importante órgão feminino relacionado com a nossa reprodução. As principais funções do útero são: Garantir o alojamento do óvulo fecundado; Fornecer as condições necessárias para que o bebê seja desenvolvido.

Trompas de Falópio: Possibilita o transporte dos espermatozoides até o óvulo; Propicia o ambiente para o processo de fertilização do óvulo pelo espermatozoide; Quando a fecundação ocorre, encaminha o embrião até o útero, para a nidação. Se não houver a fecundação, o óvulo morre e a mulher só pode engravidar no ciclo seguinte.

Ovários: Os ovários são uma parte importante do sistema reprodutor feminino. Sua função é dupla. Eles produzem os hormônios, incluindo o estrogênio, que estimula o preparo endometrial, e libera um óvulo a cada ciclo menstrual para uma possível fertilização.

Morfologia/Função feminino

Mamas: A função das mamas é produzir o leite que serve de alimento para os bebês. São constituídas por tecido adiposo, tecido conjuntivo e tecido glandular, além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.

Grândulas: As glândulas do corpo humano são estruturas que atuam na produção de substâncias importantes para a regulação do metabolismo e manutenção do bom funcionamento do organismo. Elas podem ser encontradas em diferentes regiões do corpo e cada glândula secreta um tipo de substância com função diferente.

Vulva: Atua por exemplo, como a entrada para o útero abrindo e fechando os lábios maiores e menores. A vulva atua também expulsando os líquidos vulvovaginais que são fluidos de flora microbiana utilizados pela vagina para fazer sua higiene e proteção.

Menstruação, também denominada período, é o corrimento fisiológico do mênstruo pela vagina. Cerca de 80% das mulheres menciona sentir alguns sintomas antes da menstruação. Entre os sinais e sintomas mais comuns estão o acne, mamas doridas, fadiga, irritabilidade, sensação de inchaço e alterações de humor.

Menstruação

Por definição, o ciclo menstrual começa com o primeiro dia de sangramento, que é contado como 1º dia. O ciclo termina pouco antes da próxima menstruação. Os ciclos menstruais costumam variar entre 24 e 28 dias. Apenas 10% a 15% das mulheres têm ciclos de exatamente 28 dias.

Ciclo mentrual

Pénis: O pênis é um importante órgão do sistema genital masculino, sendo ele o responsável por garantir que o espermatozoide seja colocado dentro do corpo da mulher. Além disso, devido ao fato de que a uretra passa pelo interior do pênis, ele também se destaca por ser o órgão por onde a urina passa antes de ser expelida.

Uretra: A função da uretra é levar a urina para o exterior do organismo. Ela possui um esfíncter que por meio da contração ou relaxamento permite o controle da saída de urina.

Próstata: A próstata produz um líquido alcalino que constitui entre 10% e 30% do sêmen. Durante a ejaculação, este líquido é acrescido ao esperma. A secreção prostática tem a função de proteger e nutrir os espermatozóides, contendo sais minerais e enzimas.

A fecundação humana, que ocorre normalmente na tuba uterina, acontece quando o espermatozoide (gameta masculino) funde-se ao ovócito secundário (gameta feminino). A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino.

Fecundação humana

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo. Outro ponto de destaque é que nem todas as mulheres têm esse sangramento.

Nitidação