Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
EVOLLUO - Matriz de Convergência
Contato Evolluo EAD
Created on April 29, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Matriz
de Convergência
Pensando na realidade dos times de Treinamento e Desenvolvimento das empresas, criamos a Matriz de Convergência. Um framework bem simples, mas super poderoso. Com a Matriz de Convergência, é possivel descobrir qual é a convergência de interesses entre empresa e colaborador ao planejar uma iniciativa para o desenvolvimento de cada um ou de um time inteiro.A premissa desse recurso é a de que é muito difícil ensinar algo a alguém que não queira aprender. Então, é recomendável mapear a zona de convergência entre empresa e colaboradores para atuar de forma adequada a cada situação e estimular o desenvolvimento de pessoas de forma mais estratégica e personalizada.
Iniciar
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
Sempre que alguém apresenta baixo engajamento em qualquer atividade, é possível investigar as razões individuais para o comportamento. Pensando na realidade dos times de T&D das empresas, criamos um framework bastante simples, mas igualmente poderoso: a matriz de convergência de interesses. A premissa desse recurso é a de que é muito difícil ensinar algo a alguém que não queira aprender. Então, é recomendável mapear a zona de convergência entre empresa e indivíduos para atuar de forma adequada a cada situação. Como se pode observar na imagem acima, trata-se de uma matriz 2x2 com dois eixos: valor do aprendizado para a empresa x valor do aprendizado para cada indivíduo.
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
Como se pode observar na imagem acima, trata-se de uma matriz 2x2 com dois eixos: valor do aprendizado para a empresa x valor do aprendizado para cada indivíduo. O “X” no quadrante inferior esquerdo tem o motivo simples: não faz sentido priorizar o aprendizado de algo que ninguém (empresa ou indivíduo) considera relevante.
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
Quanto aos demais quadrantes, não existe um “gabarito” para preenchimento. Afinal, cada empresa tem um contexto e cada indivíduo tem sua realidade. Já nesse outro exemplo, há valor alto para a empresa, porém baixo para o indivíduo. Pode-se imaginar tudo aquilo que ajude a estabelecer os objetivos da empresa, nas a conexão entre o treinamento e o benefício é tão distante, que soa artificial e não gera efetiva adesão.
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
As empresas precisam reconhecer que as pessoas podem ter interesses que estejam “fora do trabalho” e, no mínimo, evitem atrapalhar esse aprendizado, pois o que tem valor para as pessoas, muito provavelmente, terá valor indireto para a empresa. Nesse quadrante se encontra tudo aquilo que a empresa, obviamente, deve priorizar. Afinal, estamos falando da convergência entre o que mais tem valor para ambas as partes: o indivíduo e a empresa.
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
Dicas para criar um Valor alto para a empresa e para o colaborador?
1. Mapeamento de interesses
2. Flexibilização
É valioso para os gestores conhecer os interesses de seus liderados, ainda que sejam tópicos aparentemente desconectados com o trabalho hoje. Esse conhecimento pode permitir insights valiosos para projetos exploratórios.
Às vezes, a ajuda de que o colaborador necessita não é o incentivo financeiro direto, mas algum tipo de ajuste que lhe permita atingir seu objetivo de aprendizado: ajustes de horário e local de trabalho podem ser simples de executar, desde que os gestores estejam atentos a isso.
3. Premiação
Pode-se incluir o incentivo financeiro como prêmio para a performance ou engajamento em iniciativas diretamente ligadas ao “core” da empresa. Ou seja, em vez de um voucher para uma viagem, a empresa pode oferecer o pagamento de um curso em interesse disperso.
4. Pagamerto compartilhado
Em casos de empresas que podem avançar um pouco mais nesse tipo de oferta, um caminho interessante é dividir os custos dessas iniciativas de aprendizado, sugerindo a contrapartida de retorno do conhecimento para a própria companhia, no formato de workshops e apresentações.
Baixe modelo editável
Matriz de Convergência
Na prática:
Crie um plano amplo que tente conectar todas as prioridades dentro de uma lógica coerente, com a criação de “grandes programas”. Para empresas de grande porte, que precisam mover alavancas mais complexas, o caminho pode ser um processo com uma visão mais ágil, desenvolvendo “sprints de aprendizado” que enderecem as prioridades para cada grupo de pessoas. Quando uma empresa aplica a matriz de priorização, boa parte dos obstáculos ao sucesso da área de L&D (“learning & development”, como também é chamado o setor de T&D) tende a diminuir substanciamente.
Quer uma demonstração de como a Evolluo pode ajudar o seu RH e T&D a personalizar, escalar e otimizar a gestão dos treinamentos na sua empresa?
solicite uma demonstração aqui