Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Bexiga
Academia Strattner
Created on April 25, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Bexiga urinária
Iniciar
A bexiga é um órgão muscular, composto por diversas camadas, localizado abaixo do peritônio abdominal. É responsável pelo armazenamento da urina, que chega através dos ureteres e desembocam nos óstios ureterais (que são dois, formando o trígono vesical)
Óstios ureterais
Músculo detrusor relaxado
Esfíncter urinário
A urina fica armazenada e a ação do esfíncter é o que impede sua saída, sendo sempre atuante, a não ser que o paciente seja incontinente. A coordenação das atividades da bexiga e do esfíncter uretral envolve interação entre o sistema nervoso central e periférico e os fatores hormonais regulatórios.
Óstios ureterais
Músculo detrusor relaxado
Esfíncter urinário
Cistoscopia
A CISTOSCOPIA é o termo correto para o exame endoscópico da bexiga. Ela é utilizada para diagnóstico de alterações vesicais (da bexiga), para tratamento de litíase (cálculos urinários) ou para cateterização dos ureteres (dos óstios ureterais). Também muito utilizada para:
- Retirada de corpos estranhos;
- Colocação e retirada de cateter duplo J;
- Diagnóstico de câncer de bexiga.
Curiosidade
O peixinho Candiru é nativo da Amazônia e faz cerca de quatro vítimas ao ano. Este animal, aparentemente inofensivo, é atraído pela urina humana, e pode penetrar a uretra de homens e mulheres, onde fará cortes na mucosa para se alimentar de sangue, podendo causar hemorragias e infecções. O tratamento é considerado urgência e a retirada do inconveniente peixinho se dá por cistoscopia.
Candiru
Cistoscopia
Existem dois tipos de cistoscopia:
Rígida
Flexível
A cistoscopia flexível é feita com um instrumento de ponta fina e maleável, o que torna o exame mais confortável para o paciente. É mais indicada para os homens, uma vez que permite uma melhor visão da região a ser estudada.
A cistoscopia rígida é feita com um instrumento de haste metálica e bem firme. Por esse motivo, o exame acaba sendo mais doloroso.
A bexiga é um órgão muscular oco, é importante que o exame atinja todas as porções deste órgão, teoricamente precisaríamos de uma ótica com uma angulação suficiente para a visualização de todas as estruturas. Lembrando que a escolha vai depender do perfil do cliente. Caso a instituição possua perfil oncológico, a ótica de 70º é a mais indicada, para que não haja risco de lesões tumorais passarem despercebidas, havendo então, um falso negativo.
Você saberia dizer qual a ótica mais indicada para cistoscopia?
O conjunto de cistoscopia apresenta alta procura e alto volume de venda. Isso ocorre porque todo procedimento urológico, mesmo que não seja específico para exame da bexiga, será iniciado por uma cistoscopia. A cistoscopia prévia irá auxiliar na passagem de um cateter de pielografia para a cirurgia percutânea, por exemplo, ou da bainha ureteral para passagem de flexível para o ureter.
Clique para acessar
Por se tratar de lesão tumoral, em geral, menos agressivas e mais localizadas, são passíveis de ressecção (monopolar ou bipolar), na qual é possível visualizar as estruturas , demarcar sua margem e retirar as lesões inteiras.
Clique nas imagens para ampliar
NBI
- câncer de bexiga não músculo-invasivo (NMIBC) em 17% mais pacientes;
- visualizar 28% mais Carcinomas in Situ;
- identificar 24% mais tumores em comparação com a luz branca convencional.
Na Strattner, oferecemos a avançada solução NBI, integrada na processadora Visera Elite II da Olympus, nossa parceira. Esta tecnologia patenteada pela Olympus permite detectar:
No diagnóstico do câncer de bexiga
Clique aqui e acesse o estudo
Verdadeiro
ou
Falso
start
Question 1/4
Question 2/4
Question 3/4
Question 4/4
Fim do quiz!
Parabéns por ter completado o treinamento!
