Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Reserva Natural da Lagoa de Bertiandos

Miguel Ferreira

Created on April 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Reserva Natural da Lagoa de Bertiandos

Miguel Ferra Ferreira Nº 23 8ºE

Reserva Natural da Lagoa de Bertiandos

Área Protegida

Fauna, Flora e geologia característica

Qual a sua importância educativa?

Razões da sua criação

Vídeo

Atividades de lazer

Área Protegida

A Reserva Natural da Lagoa de Bertiandos é uma área protegida em Portugal, situa-se próximo de Ponte de Lima e estende-se por várias freguesias. A Área Protegida, em termos biogeográficos, situa-se na Região Noroeste de Portugal Continental, numa área de interação entre o clima Mediterrâneo, Atlântico e Continental. Nomeadamente, localiza-se no Sector Galaico-Português, nomeadamente no Sub-Sector Miniense Litoral.

Porque se criou e o que se pretende proteger?

Esta área é essencial para a preservação da natureza e da biodiversidade, aos níveis regional, nacional e internacional, no caso de determinadas espécies e habitats caraterísticos. Essa relevância relaciona-se particularmente com a presença de uma diversidade de biótopos associados a uma zona húmida continental, nos quais se reconhecem habitats e espécies de conservação primordial.

Fauna, flora e geologia característica

Geologia característica

Flora

Fauna

Atividades

Visitas guiadas à Área Protegida

A visita começa com uma breve apresentação do Projeto Área Protegida (AP) no Auditório, seguida da apresentação de um filme de divulgação da área. Após os visitantes são encaminhados para a Sala do Centro de Interpretação Ambiental, onde se encontram exposições sobre a Área Protegida, um pequeno laboratório experimental e o Centro de Informação do Lima e uma loja.

+ informação

Rota da Área Protegida da Lagoa de Bertiandos

Percurso da água

Percurso da Lagoa

Escovia das Lagoas

Percurso da Veiga

Percurso das Tapadas

Percurso do Cerquido

Rota dos Cruzeiros

Rota do Solar

Percurso do Rio

Rota da Azenha

Um dia na Área Protegida

'Um Dia na Área Protegida' é uma atividade que se desenvolve na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no sentido de oferecer aos seus participantes a experiência de concretizar todo um conjunto de ações de monitorização que pretendem reproduzir a rotina de um Vigilante da Natureza.

Um dia na Área Protegida

Prospeção de anfíbios
Identificação de macroinvertebrados
Captura de borboletas
Percurso pela Área Protegida
Receção do grupo no auditório
Monitorização da qualidade da água
Identificação de libélulas
Observação de aves aquáticas
Prospeção de macrofungos
Identificação de flora prioritária

Qual a sua importância educativa?

A reserva natural da Lagoa de Bertiandos tem como objetivo ensinar as pessoas qual é o tipo de flora e fauna em Portugal, e com as atividades que podem ser realizadas fazer-nos sentir como um guarda das lagoas de Bertiandos.

Encontram-se registadas, até então, 9 espécies de peixes migradores, 13 espécies de anfíbios, 11 espécies de répteis, 41 espécies de mamíferos e 144 espécies de aves. São ainda, presentemente, conhecidas 28 espécies de odonatos com ocorrência comprovada na Área Protegida (cerca de 44% da fauna de odonatos de Portugal Continental), no que concerne a lepidópteros, a ocorrência de 65 espécies de borboletas diurnas e 166 borboletas noturnas.

Foram registadas 508 espécies vegetais, tendo sido reconhecida a presença de alguns endemismos ibéricos, espécies raras e espécies ameaçadas.

  • Amieiro
  • Azevinho
  • Dedaleira
  • Feto real
  • Carvalho-alvarinho
  • Genciana
  • Freixo
  • Salgueirinha

  • Nenúfar
  • Vidoeiro
  • Violeta-de-água
  • lírio-amarelo
  • Utriculária

Os 345,87 ha da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos acolhem um complexo de lagoas (temporárias e permanentes). Numa depressão atravessada pelo rio Estorãos com pastagens naturais e arrozais, as lagoas de S. Pedro e Mimoso e o troço final do Estorãos são bordejados por galerias de vegetação ripícola. Rodeadas por pastagens húmidas naturais com sebes de compartimentação, bosquetes de folhosas e, nas colinas contíguas às lagoas, por povoamentos florestais (pinhais), nas veigas persiste a prática agrícola e, em áreas limítrofes, há vinha em bordadura e olival disperso.