25 de abril
Beatriz Marques
Created on April 22, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
IDIA OF THE BENIN KINGDOM
Interactive Image
MAIN CAREER MAP
Interactive Image
EVENTS INDUSTRY RESILIENCE ROADMAP FOR A COVID-SAFE FUTURE
Interactive Image
LET´S TOUR THE UNITED STATES IN MUSIC!
Interactive Image
HYBRIDISATION
Interactive Image
FATOU JENG
Interactive Image
SOUTHAMPTON AN INTERNATIONAL CITY
Interactive Image
Transcript
"Esta é a madrugada que eu esperavaO dia inicial inteiro e limpoOnde emergimos da noite e do silêncioE livres habitamos a substância do tempo"Sophia de Mello Breyner Andresen
A Guerra ColonialAntónio de Oliveira SalazarMarcello CaetanoA Revolução dos CravosSalgueiro MaiaVídeo
Música
Fontes: https://pt.wikipedia.orghttps://ensina.rtp.pt
Durante o período de ditadura, Salazar foi quem governou mais tempo - de 1932 até 1968 -, quando foi substituído por Marcello Caetano que prometeu mudar o país. Nessa altura, os portugueses acreditaram que iam passar a viver em liberdade e que a guerra colonial ia terminar. Parecia que tinha, finalmente, chegado a primavera, pois havia esperança. Mas o novo chefe político não mudou quase nada e o inverno continuou até ao dia 25 de Abril de 1974, quando, através de um golpe de estado, Marcello Caetano foi tirado do poder.
Marcello Caetano
No tempo da ditadura, Portugal levou a cabo uma guerra nas suas colónias. Centenas de milhares de homens foram obrigados a combater pelo chamado império português. Foi em Angola, em Moçambique e na Guiné-Bissau que a guerra foi mais dura. Durante o Estado Novo, todos os rapazes com mais de 18 anos eram obrigados a cumprir o serviço militar e poucos escaparam à luta armada. Desde o início dos anos 60 até 1974, milhares decidiram fugir do país para não terem de pegar em armas.
A Guerra Colonial
A Revolução de 25 de Abril de 1974 marca o início da vida democrática em Portugal. O golpe militar conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) põe termo ao regime autoritário do Estado Novo abrindo caminho para a resolução do problema da guerra colonial e para a democratização e o desenvolvimento do país.
Revolução do 25 de abril
Salgueiro Maia participou nas reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas, integrando a sua Comissão Coordenadora. No dia 25 de Abril de 1974, é Salgueiro Maia quem comanda as tropas que, vindas da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, cercam o Terreiro do Paço.
Salgueiro Maia
António de Oliveira Salazar foi um ditador nacionalista português. Além de chefiar diversos ministérios, foi presidente do Conselho de Ministros do governo ditatorial do Estado Novo e professor catedrático de Economia Política, Ciência das Finanças e Economia Social da Universidade de Coimbra.
António de Oliveira Salazar