Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Tema 5 - Reconhecimento pela íris do olho

Beatriz Parrinha

Created on April 17, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Tema 5:Reconhecimento pela íris do olho

Trabalho relizado por: Beatriz Parrinha Nº3, Carolina Pérez Nº6, Dário Figueiredo Nº8, Júnio Tavares Nº18 8ºE Disciplinas: DAC Ciências e Físico-Química Professoras: Joana Coelho e Susana Jesus 2023/2024

índice

1.

Constituintes do olho;
Curiosidades;

6.

2.

Vídeo;
Íris do olho;

7.

3.

Diferentes visões no mundo animal;

8.

Conslusão;

9.

Bibliografia
Tecnologia de reconhecimento pela Íris do olho;

4.

5.

Porque a Íris do olho é adequada para este efeito?

Constituintes do olho

Cristalino

Músculos ciliares

Retina

Humor aquoso

Pupila

Nervo ótico

Córnea

Humor vítreo

Íris

Olho humano

Íris do olho

A íris corresponde à área circular, fina e colorida do nosso olho, tem como principal função definir a cor dos olhos e ainda é responsável por controlar a quantidade de luz que entra no olho, a íris permite a entrada de mais ou menos luz no olho, aumentando ou diminuindo, conforme a intensidade da luz a pupila do olho. A íris circunda a pupila e está conectada aos músculos ciliares, estando, assim, também em contacto com o humor aquoso.

íris do olho

íris do olho

íris do olho

íris do olho

Diferentes visões no mundo animal

A visão do ser humano consiste na refleção da luz dos objetos, que conforme a sua intensidade atravessa a córnea, a pupila e o cristalino até chegar à retina onde as células presentes identificam a imagem e o nervo ótico comunica-a ao cérebro, que analisa a fonte recebida, identificando-a. Esta capacidade do cérebro de identificar uma imagem enviada por sinais dos dois olhos designa-se visão binocular; este tipo de visão verifica-se no ser humano e em mais alguns animais como (os macacos, os jaguares, os cães e os gatos), mas no entanto, existem diferentes visões no mundo animal, que apresentam características únicas, algumas delas são: a visão noturna, a visão panorâmica, a visão de longo-alcance e a visão colorida.

Outras visões

Visão de longo-alcance

Visão noturna

Visão panorâmica

Visão colorida

Tecnologias de reconhecimento pela íris do olho

Hoje em dia existem diversas tecnologias de reconhecimento, entre elas, destaca-se recentemente a tecnologia de reconhecimento pela íris do olho. Este método de reconhecimento começou a ser idealizado nos anos 80, quando foi evidenciado que os padrões da íris são únicos em cada indivíduo, possibilitando nos anos 90 o cientista John Daugman a desenvolver a tecnologia de reconhecimento pela íris do olho para a confirmação de identidade. Esta tecnologia consiste num modelo matemático de base aleatória desenvolvida naturalmete durante a evolução do feto.

John Daugman

Tecnologias de reconhecimento pela íris do olho

Tecnologias de reconhecimento pela íris do olho

John Daugman

Porque a íris do nosso olho é adequada para este efeito?

A tecnologia de reconhecimento pela íris do olho, como já referido, consiste num modelo matemático de base aleatória desenvolvido na evolução do feto, de modo a que cada íris possua uma forma única não só em indivíduos diferentes como também no mesmo indivíduo; este fenómeno proporciona um reconhecimento mais seguro e de confiança e além disto, a íris não se altera naturalmente ao longo do tempo.

A diferença entre as íris do olho

A diferença entre as íris do olho

Íris do olho

Íris do olho

Curiosidades

A heterocromia Iridis ou apenas heterocromia é uma condição rara, caracterizada pela diferente tonalidade de cor na íris de cada olho. Esta condição desencadeia-se geneticamente, sendo identificada logo à nascença; no entanto também existem algumas doenças que podem desencadear ao longo do tempo a heterocromia, como é o caso da sindróme de Waardenburg, uma doença herditária que afeta a coloração corporal e as capacidades auditivas. A discromatopsia também conhecida como daltonismo é a incapacidade de ver ou diferenciar algumas cores. A pessoa que não sofre de daltonismo pode identificar e distinguir cerca de 150 tons de cores diferentes, enquanto que o daltónico não consegue identificar os 150 tons e tem muita dificuldade em criar misturas de cores.

Heterocromia em seres humanos e animais

Tipos de Daltonismo

Anisocoria

Vídeo

Como funciona a tecnologia de reconhecimento pela íris do olho

Hora das experiências!

Olho da Beatriz

Teste de daltonismo

Olhos da Beatriz

Conclusão

Com a realização deste trabalho adquirimos conhecimentos sobre os nossos olhos, descobrimos como podem ser utilizados nas tecnologias de reconhecimento atuais, descobrimos as diversas visões existentes no mundo animal e aprendemos como a nossa íris pode ser fascinante. além disto adquirimos aprendizagens nas áreas das ciências e físico-química e aprendemos a colaborar em grupo.

ìris do olho

Bibliografia

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-animal-tem-a-melhor-visao

https://segredosdomundo.r7.com/13-imagens-que-revelam-como-os-animais

https://eupercebo.unb.br/2022/07/27/como-funcionam-os-sistemas-biometricos

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/heterocromia

https://canaltech.com.br/ciencia/sistema-de-cameras-mostra-como

https://play.kahoot.it/v2/gameover?quizId=ee22a954-03fb-4757-a5bc-d41ee24ca8d1

Obrigado

Visão Colorida

A visão colorida pode variar de animal para animal, dependendo dos pigmentos visuais presentes no globo ocular. O ser humano apresenta três tipos de fotoceptores, conferindo uma visão tricromática, enquanto que em outros seres, maioritariamente nos pássaros existem evidências que permitem o visionamente de mais cores, esta visão também se pode designar como visão tetracromática, permitindo a estes animais observarem quatro tipos de cores a mais que os restantes. Alguns dos animais possuidores desta visão são: as aves, os lagartos, as tartarugas,... visionando um mundo muito mais vivo e colorido.

Visão dos humanos comparada com a visão das aves

Visão dos humanos comparada com a visão das aves

Visão dos humanos comparada com a visão das aves

Outras visões

Visão dos ratos

Visão dos cavalos

Visão das borboletas

Visão dos cães

visão dos camaleões

Visão das moscas

Visão das cobras

Visão dos tubarões

Visão Noturna

A visão noturna consiste na capacidade de observar em ambientes de pouca luz; este fenômeno acontece devido à existência de uma membrana presente dentro do globo ocular, situada atrás da retina, funcionando, assim como um refletor, refletindo a luz vísivel através da retina, aumentando a luz disponível para os fotoceptores. Alguns dos animais portadores desta visão são: as corujas, os morcegos, os lobos, os gatos, as raposas, os lêmures,...

Visão Noturna

Animais que possuem visão noturna

Visão Noturna

Visão Panorâmica

A visão panorâmica consta na capacidade de visualizar uma área ampla, abrangendo um campo de visão maior do que o habitual. O ser humano possui esta capacidade naturalmente, mas devido à proximidada dos seus olhos apenas consegue observar um campo de visão frontal; enquanto, que alguns animais, maioritariamente os animais que apresentam os olhos mais afastados, conseguem visualizar tudo ao seu redor, esta qualidade ajuda as presas a detetarem a chegada dos predadores, dando-las mais chances para fugirem.

Visão panorâmica

Animal que possui visão panorâmica

Como funciona a visão panorâmica

Visão de longo alcance

A visão de longo-alcance consiste na capacidade de observar nitidamente a um longo alcance; esta habilidade varia de animal para animal, existindo assim animais com um amplo alcance visual e outros com um menor. Este fenómeno só é possível, devido à existência de milhares de fotoceptores na retina de alguns animais, aumentando o alcance visual. Alguns dos animais que possuem esta capacidade são: as aves de rapina como as águias, os falcões que aproveitam a habilidade para captarem as suas presas durante o voo, capturando-as rapidamente.

Binóculos profissionais que permitem ao ser humano observar à distância

Como funciona a visão de longo-alcance

Animais que possuem visão de longo-alcance