Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Ator Norte-Americano

Chris Pratt

Christopher Michael Pratt (Virginia, 21 de junho de 1979) é um ator norte-americano. É mais conhecido por interpretar Peter Quill na franquia Guardians of the Galaxy, Owen Grady no filme Jurassic World e por dublar o personagem Mario em Super Mario Bros. O Filme. Em 2015 foi considerado um dos 100 modelos mais influentes do mundo pela revista Time.

Biografia

Carreira

Dois anos depois da estreia de Cursed Part 3, Chris conseguiu o seu primeiro trabalho regular como ator na série Everwood, onde canastrou no papel de Bright Abbot nas suas quatro temporadas, entre 2002 e 2006. Em 2006, juntou ao elenco de The O.C. na sua quarta temporada, interpretando Ché, um ativista. No ano seguinte, teve uma aparição no filme de ação Wanted, no papel do melhor amigo de James McAvoy. Em 2009, estreou a série Parks and Recreation, onde Chris interpreta o papel de Andy Dwyer. Originalmente, o seu personagem seria temporário, mas os produtores gostaram tanto da forma como Chris interpretava bem um palhaço que o convidaram para se juntar ao elenco principal e tornaram o seu personagem mais simpático a partir da segunda temporada.

Primeiros anos

Chris Pratt nasceu em Virginia no Estado do Minnesota, filho de Kathleen Louise, uma funcionária de um supermercado, e de Daniel Clifton, um mineiro que mais tarde passou a renovar casas. O seu pai faleceu em 2014 de esclerose múltipla. Criado em Lake Stevens, em Washington, Pratt, que fala alemão fluentemente desde a sua escolaridade, praticou luta livre no liceu e chegou a ficar em quinto lugar num torneio onde participaram alunos de todo o Estado do Minnesota. Depois de desistir da universidade ao fim de meio semestre, mudou-se para Maui, no Havaí. Aí, chegou a ficar sem casa e a viver numa carrinha e numa tenda na praia. Chris estava a trabalhar como garçom no restaurante Bubba Gump Shrimp Company, quando foi descoberto pela atriz e diretora Rae Dawn Chong que, impressionada com seu senso de humor, o escalou para o filme de terror/comédia Cursed Parte 3.

Trailer: Jurassic World: Fallen Kigdom

Jurassic World: Fallen Kingdom Japão estreia no tapete vermelho com Chris Pratt e Bryce Dallas Howard

Pratt se estabeleceu estrelando duas séries de filmes de maior bilheteria. Ele interpretou o Senhor das Estrelas no Universo Cinematográfico Marvel , começando com Guardiões da Galáxia (2014), e interpretou Owen Grady na trilogia Jurassic World (2015–2022). Ele também dublou os papéis principais nos filmes de animação The Lego Movie (2014), Onward ( 2020 ) e The Super Mario Bros. Seus filmes como ator principal arrecadaram mais de US$ 13 bilhões em todo o mundo, tornando-o um dos atores de maior bilheteria de todos os tempos.