Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Inst. 34 - Columbia Mental Maturity Scale
Yannara Negre Marques
Created on April 10, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Instrumentos de Avaliação Psicológica na Linha do Tempo
Columbia Mental Maturity Scale - CMMS
Clica nas setas laterais para mais info
A necessidade de fornecer um instrumento mais satisfatório para estimar a capacidade intelectual de crianças com deficiência, especialmente nas idades mais precoces, levou Bessie B. Burgmeister, Lucille Hollander Blum e Irving Lorge a iniciarem em 1947 o trabalho que levou à criação da Escala de Maturidade Mental Columbia em 1954.
O principal objetivo consistia em conceber um teste que fosse adequado para crianças com deficiência e que proporcionasse uma estimativa fiável e válida das suas capacidades mentais, acabando por decidirem criar um teste do tipo classificação de imagens que tivesse em consideração o facto da dificuldade de expressão verbal ser muito comum em crianças com deficiência, bem como, o facto de a velocidade penalizar as crianças com deficiências motoras graves, como a paralisia cerebral.
Dimensões que Avalia
A Escala de Maturidade Mental de Columbia é um teste individual de fácil utilização que fornece uma avaliação geral da capacidade de raciocínio de crianças com idades compreendidas entre os três anos e seis meses e os 10 anos. Como a avaliação não requer respostas verbais, é adequada a sua utilização quer com crianças que não são verbais, bem como crianças de outra língua
Photo: Pexels
Os 92 itens de avaliação de imagens e figuras estão dispostos numa série que forma oito escalas ou níveis sobrepostos e é aplicado o nível adequado à idade cronológica da criança. Pede-se à criança que, olhando para as imagens de cada cartão, selecione e aponte aquela que é diferente, ou que não está relacionada com as outras. A pontuação assenta na contagem do número de respostas corretas, resultando assim numa pontuação bruta que é convertida para uma idade mental tomando como referência uma Tabela de Conversão de Idade Mental.
A versão apresentada nesta exposição é a 3ª edição espanhola de 1998.
Capaz de testar crianças com e sem necessidades especiais, a escala pode ser utilizada com crianças que possam ter algum tipo de limitação/deficiência que as impeça de realizar outros testes.
Após diferentes estudos sobre a validade da escala, em 1959 surge uma revisão e nova padronização da Escala e várias modificações no seu conteúdo, a qual contribuiu para melhorar a sua validade e aceitação. Em 1972 surge uma 3ª revisão, que conta com 95 cartões, onde ocorrem grandes alterações nas suas imagens: dos 92 cartões, 50 são totalmente substituídos por novas imagens e 40 são modificações da 2ª edição.
Segue a exposição para veres os outros instrumentos