Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por Joana e Victória-5ºG

começar

Sólidos Geométricos

índice

biografia

perguntas

introdução

descrição

fim

planificação

Neste trabalho vamos falar sobre os sólidos geométricos onde temos a parte da aprendizagem, biografia e uma parte prática com perguntas.Abordamos na parte da aprendizagem a descrição de sólidos geométricos, a planificação descrita e preocupamo-nos também a por imagens para facilitar a aprendizagem.

introdução

para descrever um poliedro devemos identificar:-polígno da base-nº de faces -nº de arestas-nº de vétices

Póliedros

pirâmide quadrangular

cubo

-nºde arestas = 2x nº de arestas da base-nº de vértices = nºde vétices da base + 1-nº de faces = nº de arestas da base +1

Pirâmides:

-nºde arestas = 3x nº de arestas da base-nº de vértices = 2xnºde vétices da base-nº de faces = nº de de arestas da base +2

Prismas:

Uma pirâmide é um poliedro que tem uma base poligonal (que é uma das suas faces) e um ponto (vértice da pirâmide) exterior ao plano que contém a base e que é o vértice comum dos triângulos que formam as faces laterais da pirâmide.

Um prisma reto é um poliedro tal que duas faces são polígonos congruentes (as bases do prisma) situados, respetivamente, em dois planos paralelos, e as restantes faces (faces laterais) são retangulares.

Prisma reto e pirâmide

paralelepípedo

cubo

Os prismas que mais observamos à nossa volta são paralelepípedos retângulos e, entre estes, os cubos, pelo que os consideramos prismas especiais. Como um quadrado também é um retângulo, um cubo também é um paralelepípedo retângulo.

Paralelepípedos retângulos e cubos

Uma planificação da superfície de um sólido é uma figura plana que permite obter o sólido por dobragens.

Planificação de superfícies de prismas e pirâmides

Uma planificação de um paralelepípedo retângulo é uma figura plana composta por seis retângulos congruentes dois a dois. As faces opostas são retângulos congruentes.

Planificação da superfície de um paralelepípedo retângulo

Nome: Arquimedes de SiracusaConhecido por Alavanca; Hidrostática; Parafuso de Arquimedes; InfinitesimaisNascimento: 287 a.C.Morte: 212 a.C. (75 anos)Ocupação: Inventor; Físico; Matemático; Filósofo; EngenheiroPrincipais interesses: Astronomia; Matemática; Engenharia; Física

Biografia do matemático Arquimedes

Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militares e civis, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.

perguntas

Fim