A Arte da Busca
Sora Lacerda
Created on April 1, 2024
Criado por Soraya Lacerda para o EducaMídia | Instituto Palavra Aberta. Essa mini-trilha é parte integrante da Formação de Multiplicadores do EducaMídia e compõe a coleção de recursos "Craques da Busca", um projeto em parceria com o Google Search. Acesse a coleção em www.educamidia.org.br.
More creations to inspire you
ANCIENT EGYPT
Learning unit
MONSTERS COMIC "SHARING IS CARING"
Learning unit
PARTS OF THE ANIMAL CELL
Learning unit
PARTS OF THE PLANT CELL
Learning unit
PARTS OF A PROKARYOTIC CELL
Learning unit
Transcript
A arte da busca
COMEÇAR AQUI!
Dicas para fazer buscas mais eficientes
Clique neste sinal sempre que quiser ver os pontos de interação de cada página.
CLIQUE AQUI para começar a minioficina para se tornar um Craque da Busca.
SEJA MEGA BEM-VINDA(O)!
Assista ao vídeo ao lado para dar o primeiro passo para se tornar um(a) Craque da Busca...
E por que precisamos ser Craques da Busca?
Entender como as ferramentas de busca que usamos funcionam é fundamental para nos instrumentalizar para combater a desinformação por várias razões:
Para entendermos como o algoritmo funciona.
Para reconhecermos apresença de viés.
Para identificarmos melhor as fontes confiáveis.
Para desenvolvermos a leitura crítica.
!
4
3
2
1
Estarmos aptos para questionar com propriedade a autoridade e a precisão dos resultados de busca, em vez de aceitá-los como verdade absoluta.
Saber disso nos permite ser mais críticos em relação aos resultados que recebemos, entendendo que eles podem refletir opiniões, vieses ou interesses.
Para conseguirmos identificar com mais precisão fontes seguras e confiáveis, reconhecendo facilmente indícios de credibilidade e autoridade.
Para sermos capazes de encontrar informações mais precisas e confiáveis, evitando conteúdos de baixa qualidade ou criados deliberadamente para nos enganar.
Da escassez à abundância
Com o volume de informação em um crescimento exponencial contínuo, circulando em múltiplos formatos, chegando a nós por mais canais e com recursos de criação disponíveis em vários ambientes e aplicativos, fica cada vez mais fácil criar e disseminar desinformação online. E com isso cabe a nós, usuários, saber em quem confiar. Afinal, uma mensagem pode conter fatos equilibrados e verificados, mas também pode ser enviesada, esconder interesses comerciais ou ideológicos, ou apresentar conteúdo deliberadamente fabricado para tentar nos enganar.
Mas... e como funciona a Busca?
Como podemos facilitar e otimizar o consumo desse volume de informações que está por trás desta ferramenta poderosa que usamos todos os dias instintivamente? Como é possível encontrar aquilo que você busca com apenas um clic e em milésimos de segundos? 🌐✨ Prepare-se para ver a sua relação com a internet e com a busca sob uma nova perspectiva!
E tudo começa na caixinha de busca...
Conheça melhor a página de resultados
P
R
E
I
O protocolo P.I.E.R.
PIER é a sigla de um protocolo de letramento informacional desenvolvida pelo especialista Mike Caulfield na Universidade de Washington, usada para qualificar buscas online. Recorrer ao protocolo para avaliar uma fonte ou alegação online vai potencializar sua leitura crítica ao realizar buscas.
Encontre sites com informações mais completas sobre o assunto.
Rastreie as alegações, citações ou mídias até a sua fonte original.
Investigue a fonte.
Pare!
Indo além...
Quer continuar lapidando suas habilidades para se tornar um(a) CRAQUE DA BUSCA?Aqui vão alguns recursos adicionais para você seguir na sua jornada de aprendizado.
Glossário Interativo
PÁGINA CRAQUES DA BUSCA
CARD PROTOCOLO PIER
Agora você já pode se considerar um CRAQUE DA BUSCA em treinamento!Continue utilizando as rotinas e dicas que aprendeu aqui conosco e siga "malhando" suas habilidades para se tornar um Craque!E para tornar visível o que aprendemos atéaqui, clique no botão REFLETIR ao lado para registrar seu feedback pessoal.
Parabéns!
Minioficina concluída!
Vamos refletir sobre o que você aprendeu aqui nesta minijornada?
Refletir
Voltar
É nessa caixinha que a mágica acontece.As palavras que escolhemos importa muito! Ao fazermos uma Busca elas ajudam a determinar os resultados que iremos obter.Nem sempre é fácil decidir que palavras usar. Às vezes, somos muito vagos ou generalistas. Escolher palavras mais específicas e reformular os termos da nossa busca algumas vezes pode ajudar a melhorá-la.
Campo da busca
Clicando nos três pontos que aparecem ao lado do link de cada resultado a ser investigado e somos apresentados a um pop-up "Sobre este resultado". Neste pop-up você vai achar:
- detalhes sobre essa fonte,
- se houve alguma personalização para exibir esse resultado específico para você,
- como esse resultado se relaciona com os termo inseridos por você nesta busca,
- link para você dar feedback sobre esse resultado.
Sobre esse resultado [fonte]
A segunda ação é Investigar a fonte, verificar de onde vem sua informação. E aqui, a ideia é concluir que a origem de sua informação é uma autoridade no assunto e confiável.Assista ao vídeo acima e reflita sobre a importância de investigarmos de onde vem a informação que consumimos. [Clique na ⚙️ e acione a tradução das legendas para o português].
INVESTIGUE a fonte
Aqui você tem um folheto para referência futura ou como um recurso adicional de leitura. Nele estão sintetizados as principais dicas para uma busca mais eficaz e para a verificação de informações.
DICAS DE CRAQUES
Ao clicar no ícone da câmera, você poderá fazer uma busca a partir de uma imagem.Assim você poderá saber todos os lugares onde ela já foi postada e rastrear sua postagem original.Você pode iniciar a busca fazendo o upload da imagem que quer verificar ou inserindo um link [URL] dessa imagem.
Busca reversa de imagens
RASTREIE as alegações, citações ou mídias até a sua fonte original.Os erros mais comuns que as pessoas cometem ao realizar uma busca é acolher diretamente algo que chegou até elas por meio das redes sociais e não determinar qual sua origem e como se enquadra no contexto. Os exemplos incluem a consumir:
- parte de uma citação de alguém sem tentar encontrar o parágrafo ou a entrevista completa;
- um clipe de vídeo sem procurar o original completo;
- uma estatística sem encontrar a fonte dos dados;
- uma imagem sem ver o contexto original.
Aqui podem aparecer também destaques de imagens, vídeos ou anúncios de venda de produtos, dependendo também da busca feita.Assim como o destaque textual, esse também é um recorte de fontes de terceiros que os algoritmos da busca identificam como uma resposta útil, mais conectada com os termos utilizados. Ou seja, esse conteúdo não é do Google. Ele apenas está sinalizando onde mais você pode achar conteúdos relacionados à sua busca.Portanto, não vale dizer que você achou certa imagem "no Google", e sim "com" o Google. 😉
Destaques de resultado
Ao clicar no microfone você podera fazer uma busca por áudio, falando ao microfone ou tocando algum som ou música para saber sua origem ou título.
Busca por áudio
Aqui temos uma "seção de destaque", que aparece em alguns resultados, dependendo da busca .O destaque apresenta um recorte de fontes de terceiros que os algoritmos da busca identificam como uma resposta útil, mais conectada com os termos utilizados. Esse recorte é um fragmento de uma página Web, visualmente destacado para fornecer informações em um formato fácil de se ler.
Destaques de resultado
Mais abaixo, na tela de resultados, encontramos os links azuis, que são os clássicos resultados do Google. É importante observar aqui, que cada um desses blocos de resultado apresenta o nome da fonte, um link, um título, a data, seguida de uma rápida descrição [recortada do conteúdo da fonte].
Destaques de resultado
PARE!
Pode parecer um pouco contraintuitivo, mas PARAR é a ação mais fácil e importante do protocolo PIER.Parar nos permite perceber que algo pode estar errado. E isso nos faz dar uma passo atrás e rever nossa Busca.Assista o vídeo acima e reflita sobre a importância de fazermos uma pausa. [Clique na ⚙️ e acione a tradução das legendas para o português].
Menu de categorias de busca
Aqui temos um menu que filtra o resultado de sua busca, permitindo navegar por outras categorias do Google, como “Shopping”, “Imagens”, "Vídeos", “Notícias” ou mais. É uma ótima forma de você afunilar sua busca, recorrendo a resultados mais específicos. Você também pode refinar sua busca realizando suas busca já dentro desses menus específicos.
Em seguida, temos E, de "Encontrar" sites com informações mais completas sobre o assunto.É importante reservar algum tempo para fazer uma pesquisa rápida a fim de encontrar uma fonte de informação mais adequada. O ideal seria encontrar mais de uma fonte para verificar a informação e, assim, garantir a confiabilidade do que estamos lendo.Assista ao vídeo acima e reflita sobre a importância de encontrarmos mais de uma fonte sobre o assunto que estamos buscando. [Clique na ⚙️ e acione a tradução das legendas para o português].