Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

EMS - 34 anos

Canal Profissional (SMS-SP)

Created on March 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Education Timeline

Images Timeline Mobile

Sport Vibrant Timeline

Decades Infographic

Comparative Timeline

Square Timeline Diagram

Timeline Diagram

Transcript

EMS SMS SP - 34 anos de história

1985

1990

2002

2008

2009

Projeto Larga Escala
Nasce o CEFOR
Criada a ETSUS SMS SP
Criado o Canal Profissional
Implantado o AVA

Onde tudo começou

Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde

Escola Técnica do SUS de São Paulo

TV Corporativa -Rede São Paulo Saudável

Ambiente Virtual de Aprendizagem

+ info

+ info

+ info

+ info

+ info

EMS SMS SP - 34 anos de história

2011

2011

2016

2017

2019

Mudança de nome para EMS
Criação da BVS SMS SP
Divisão de Ensino
EMS passa a ser CEDEPS
Voltamos a ser EMS

Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa

Escola Municipal de Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde

Chegada da COMURE (COREMU, 8ª COREME e COAPES)

Com a oficialização das Escolas Regionais - EMSR

+ info

+ info

+ info

+ info

+ info

EMS SMS SP - 34 anos de história

2020

2024

EMS on-line
Mudança de Sede

Ampliação do AVA e Canal Profissional

EMS passa a ter sua sede no prédio da SMS-SP

+ info

+ info

Projeto Larga Escala

A origem desta escola remonta ao Projeto Larga Escala, uma proposta de formação de profissionais da área de enfermagem, iniciado em 1985, que se tornou a mola propulsora da formação das Escolas de Saúde no Brasil. Para qualificar o setor saúde, no início da década de 80, foi estabelecido um acordo interministerial entre os Ministérios da Saúde, da Previdência e Assistência Social, do Trabalho, da Educação e da Cultura, para a criação do Programa de Formação em Larga Escala de Pessoal de Nível Médio e Elementar para os Serviços Básicos de Saúde (PLE).

Mudança de Endereço

Mudança da Escola Municipal de Saúde para um novo endereço, após 33 anos sediada na Vila Olímpia. A EMS passou a ter sua sede na Liberdade, no mesmo prédio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, mudança que uniu todas as instâncias administrativas da SMS-SP em um mesmo local, a fim de proporcionar um trabalho mais integrado.

Divisão de Ensino

Com a proposta do Ministério da Saúde de transformar a rede de saúde em Rede Escola e com o desenvolvimento dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), em 2016, a Comissão Municipal de Residências (COMURE), a Comissão de Residência Multiprofissional e Área Profissional da Saúde (COREMU) e a Comissão de Residência Médica em Rede (8ª COREME) passaram a se instalar dentro da EMS, formando a Divisão de Ensino da EMS.

Biblioteca Virtual em Saúde

Criada a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-SMS São Paulo), primeira biblioteca virtual de uma instância municipal no Brasil, por meio de uma cooperação técnica entre o Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde - BIREME/OPAS/OMS e a Secretaria Municipal da Saúde. O objeto de trabalho da EMS tornou-se a captação, geração, difusão e registro do conhecimento elaborado pelos diferentes trabalhadores de SMS, instaurando a gestão do conhecimento.

CEDEPS

Em 05 de setembro de 2017, por meio de um decreto, a EMS tornou-se Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde (CEDEPS). Mas em apenas um ano, através de uma Ordem Interna, voltou a denominar-se Escola Municipal de Saúde (EMS).

CEFOR passa a se chamar EMS

Em 2011, o CEFOR passou a se denominar Escola Municipal de Saúde, vinculada à Coordenação de Gestão de Pessoas da SMS. Em 2016, por um breve período de tempo a instituição foi denominada de Escola Municipal de Saúde Pública, a qual esteve ligada à Coordenadoria de Educação em Saúde e Gestão do Conhecimento (CESGEC).

CEFOR

Criação do Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde (CEFOR), em um projeto de parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP) e a Secretaria Municipal da Educação (SME-SP). Em conformidade com os preceitos do processo da Reforma Sanitária e os princípios e fundamentos de Paulo Freire (Secretário da Educação na época que participou de sua criação), o CEFOR funcionava como uma “escola aberta”, com o objetivo de incentivar, acompanhar e avaliar o trabalhador em seu processo de aprendizagem.

Ambiente Virtual de Aprendizagem da EMS

Em 2009, a EMS implantou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio da plataforma Moodle, para viabilizar o ensino a distância. Essa inovação democratizou a oferta de ações educativas, possibilitando aos trabalhadores o acesso a cursos sem necessidade de deslocamento.

Oficialização do nome EMS e das EMSR

Em 29 de janeiro de 2019, a Portaria de nº 062/2019 formaliza a alteração da denominação de CEDEPS para EMS e institui oficialmente as Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR), que são unidades descentralizadas nas seis regiões de saúde do município.

Canal Profissional

Em 2008 foi implantada a Rede São Paulo Saudável, que inseriu a discussão dos temas de Educação Permanente dentro de cada unidade de saúde, por meio da programação de seus dois canais: o Canal Cidadão e o Canal Profissional. A programação da televisão corporativa voltada para os profissionais de saúde era produzida pelo Núcleo de Comunicação da EMS, e existiu de 2008 a 2018.

Universo On-line

Com as adaptações às medidas de distanciamento social durante a pandemia de COVID-19, houve um aumento significativo nas demandas de cursos ou capacitações a distância. Deste modo, houve uma ampliação na atuação da EMS no universo on-line por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nas transmissões de lives pelo Canal Profissional no Youtube.

Escola Técnica do SUS SP

No ano 2000 foi criada a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) pelo Ministério da Saúde, com o intuito de facilitar a articulação entre as Escolas Técnicas de Saúde e fortalecer a Educação Profissional em Saúde. Em 2002, o CEFOR constitui em seu interior a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde - São Paulo (ETSUS-SP), se consolidando enquanto equipamento de formação e visando o reconhecimento de sua especificidade de atuação em educação profissional na saúde, tendo como instâncias organizadoras e reguladoras de suas ações a SMS-SP e a SME-SP.