Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

INICIAR>

E-portefólio

Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC

Utilização de Materiais Multimédia em contextos educativos – UMMCE

Susana Marques nº1230340

O editor de imagem Pixlr E como ferramenta criativa para a construção de artefactos digitais

Q4

Ferramenta Pixlr E

Avaliação

Atividade Proposta

5W1H

Reflexão

Atividade Realizada

Menu Principal

POSTER

Como professora de TIC tenho a possibilidade de ter sempre uma sala com computadores, sendo assim é possível utilizar durante as aulas várias ferramentas para trabalhar com os alunos. Por exemplo, ferramentas de comunicação, como é o caso do correio eletrónico (email), serviços de armazenamento e de partilha de ficheiros (Google drive), plataformas de apoio à comunicação e colaboração (Padlet, Canva), plataformas de aprendizagem (Classroom, Moodle), Genially, Storyjumper, Prezi, entre outros.

Ferramenta Editor de imagem Pixlr - E

Um dos conteúdos abordados no 7º ano é a imagem digital e manipulação de imagem com um software específico, neste caso a ferramenta de edição de imagem Pixlr E. A utilização desta ferramenta irá permitir aos alunos produzir artefactos digitais (cartaz digital) mais criativos e expressivos. Além disso a utilização desta ferramenta permitirá também que os alunos percebam a importância das imagens como meios de comunicação de massas, capazes de veicular diferentes significados (económicos, políticos, sociais, religiosos, ambientais, entre outros).

Menu

A atividade que foi proposta, insere-se no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), juntamente com a disciplina de Português onde foram redigidos slogans e textos argumentativos. O objetivo principal consiste na elaboração de um cartaz digital, que informe todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos), em fim de vida e incentivar a sua reciclagem. Tendo como base uma imagem tirada do site Pixabay de imagens gratuitas, sobre o tema Educação Ambiental - Reciclagem e desperdício zero, o objetivo final consistia em manipular a imagem de acordo com o pedido no guião da atividade, para que depois de manipulada seja utilizada no cartaz digital, juntamente com o slogan e o texto argumentativo criados anteriormente.

A Atividade Proposta

Menu

Guião da atividade

Vídeo Youtube - Criar um efeito de texto outline no editor de imagemPixlr E

+ Informação

Menu

Envolver os alunos na criação de projetos através da utilização do editor de imagem Pixlr E.

Editar e manipular imagens, utilizando o editor de imagem online Pixlr E através de exemplos práticos e vídeos do youtube que explicam diferentes formas de trabalhar as imagens.

What

Projeto 5W1H

WHY

WHo

WHen

how

A professora Susana Marques e 19 alunos do 7ºano.

No dia 14 de março, durante uma aula de 90 minutos.

Objetivos, atividades a realizar, metodologia, planificação da avaliação e reflexão.

Em primeiro lugar foi feita uma breve introdução aos conceitos de imagem digital, resolução de uma imagem digital, os diferentes tipos e formatos de imagem digital, incluindo o formato do programa de edição de imagem e camadas de uma imagem. Foi também apresentada e explorada as potencialidades do editor de imagem online Pixlr E, antes de iniciarem a atividade proposta.

Atividade Realizada

Menu

Avaliação

Menu

Registo no Classroom

Avaliação da atividade

Sala de aula - C1

Grelha de obsevação

Resultados - Gráficos

Questionário - Google Forms

Grelha de avaliação (EXCEL)

O questionário foi aplicado a 19 alunos, e disponibilizado no classroom da disciplina, de maneira ser mais fácil aos alunos poderem responder. Os 19 alunos consideraram que o guião da atividade ajudou-os a compreender e a realizar a atividade proposta. 100 % dos alunos considera que foi empenhado na realização da atividade e 78,9% dos alunos sentiu facilidade na sua realização. 68,4% dos alunos considera que conseguiu trabalhar de forma autónoma com o editor de imagem Pixlr E, e a mesma percentagem de alunos considerou o editor de imagem uma ferramenta intuitiva e de fácil utilização. 84,2% dos alunos concorda que utilizar o editor de imagem torna os trabalhos mais criativos. Os mesmos 84,2% acha que utilizar o editor de imagem traz vantagens para criar artefactos digitais.

Reflexão

Menu

+ Informação

De acordo com o guião da atividade, os alunos começaram por transferir para o computador a imagem disponibilizada no classroom da disciplina.

Os alunos entraram no link do Pixlr E, através do email institucional e abriram a imagem que tinham guardado no computador, realizaram a manipulação da imagem, de acordo com o guião apresentado, utilizando as ferramentas necessárias para o efeito.

De acordo com a observação realizada em sala de aula, durante a execução da atividade, os alunos no início sentiram alguma dificuldade em seguir os passos solicitados no guião, porque em vez de seguirem os passos de acordo com as alíneas e olharem com atenção para as imagens (printscreens) dos passos a realizar, começaram por passar alguns passos. De acordo com isto, solicitei que parassem de realizar a atividade, e foi-lhes dito expressamente que para a realização da atividade, todos os passos deveriam ser seguidos de acordo com a ordem das alíneas e não poderiam passar, nenhum passo, pois o produto final, neste caso a imagem manipulada não ficaria de acordo com o solicitado no guião. Após esta explicação a atividade decorreu normalmente e conseguiram perceber o que tinham que fazer, e chegar ao objetivo final. De uma forma geral os alunos conseguiram realizar a atividade e utilizar o editor de imagem de forma autónoma.

Os alunos cumpriram os objetivos previstos no guião da atividade.Todos os alunos da turma com exceção dos 3 alunos já referidos anteriormente, colocaram os 2 formatos (PXZ e PNG) da imagem manipulada e entregaram no classroom da disciplina.

A imagem manipulada foi guardada nos 2 formatos solicitados: o formato do editor de imagem Pixlr E (PXZ) e o formato PNG.

Todos os alunos realizaram a atividade com a exceção de 3 alunos:

  • 1 aluno do Paquistão que apresenta dificuldades na língua portuguesa;
  • 1 aluna de São Tomé e Príncipe, que ingressou na turma há três semanas;
Estes dois alunos realizaram outra atividade que estava de acordo com as suas competências.O terceiro aluno que por se encontrar em abandono escolar, não realizou a atividade.

Relativamente aos pontos fortes os alunos realizaram a atividade com interesse, foram empenhados e conseguiram cumprir os objetivos propostos, no tempo estipulado para a sua realização (90 minutos). Os alunos conseguiram perceber a vantagem em utilizar o editor de imagem Pixlr E, para ser utilizada na construção de cartazes digitais, e tornar os trabalhos/projetos mais criativos. Em relação aos pontos fracos posso destacar o facto de que alguns computadores da sala C1 estarem ligados à rede Wifi da escola, e esta por vezes encontrar-se instável, como tal surgiu a necessidade de juntar alguns alunos com outros alunos, que estivessem num computador com internet por cabo (RJ45), pois verificou-se que estava a demorar imenso tempo para abrir a página web do editor de imagem.

Envolver os alunos na criação de projetos através da utilização do editor de imagem com o objetivo de tornar os trabalhos mais expressivos e criativos. A utilização deste editor de imagem irá permitir que os alunos entendam a importância das imagens como meios de comunicação.