Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Transporte no Xilema | Biologia e Geologia - 11.º ano
Benedita Nunes
Created on March 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Atividade: hoje vou ser cientista
biologia e geologia 11.º ano
Benedita Nunes, n.º5Francisca Santos, n.º 8
11.º A
lamego, abril de 2024
Transporte no xilema
As plantas produzem o seu próprio alimento nas suas folhas, mas é pelas raízes que elas engolem aquilo que precisam para fazer esse alimento, como a água, por exemplo. Por isso, precisam de ter uma espécie de estrada, composta por vários canos, por onde passem os ingredientes necessários.
+ informação
Como se dá o transporte nas plantas?
Essa estrada que existe nas plantas é chamada de xilema, que vai levar até às folhas a água e os nutrientes, que são os ingredientes que fazem parte do alimento das plantas. Quando a água e os nutrientes entram na planta, eles formam uma coisa chamada de seiva bruta. A seiva bruta é enviada para todas as partes da mesma. O movimento dos ingredientes dentro da planta, desde as raízes até as folhas, precisa de algumas forças especiais para acontecer. Para explicar isso mesmo os cientistas escreveram duas teorias: a teoria da pressão radicular e a teoria da tensão-coesão-adesão.
teorias que explicam o transporte no xilema
teoria da pressão radicular
teoria da tensão-coesão-adesão
VS
Também, dentro dos canos, as peças de água juntam-se umas às outras como se fossem melhores amigas e é isso que ajuda a água a subir pelas plantas, como se estivessem a dar as mãos para uma grande aventura. Estas mesmas peças ligam-se às paredes do cano chamado xilema e como elas estão a dar as mãos, criam uma coluna de água desde as raízes até às folhas da planta que as ajuda a chegar ao topo.
Já na segunda teoria está escrito que, a partir das raízes, as plantas engolem os ingredientes (quase tudo água) por uma espécie de palhinha gigante. As raízes absorvem a água do solo como uma esponja absorve água. Esta água sobe pelas plantas como se estivesse num elevador invisível. Vai subindo, subindo e subindo até chegar às folhas. As plantas, quando expostas ao sol, transpiram, o que significa que soltam uma espécie de fumo não visível que não é nada menos do que água a sair da planta - transpiração. Por isso, é que elas precisam de engolir mais água, porque parte dela vai-se embora.
A primeira teoria diz que os ingredientes sobem até às folhas das plantas porque há uma força na raiz que puxa a água para cima. A planta vai continuar a absorver a água e a pressão dentro dos canos da planta aumenta, o que faz com que a água suba. Mas essa força na raiz não é forte o suficiente para levar a água até o topo de todas as plantas, e algumas árvores, como os pinheiros, não têm essa força na raiz.
Plantas pequenas e plantas grandes
As plantas mais pequenas não precisam desses canos. Como as plantas são pequenas as suas células estão muito juntinhas umas das outras e, assim, os ingredientes conseguem andar de célula em célula. Mas as plantas médias e grandes não conseguem fazer isso e, por essa razão, precisam da tal estrada, senão a planta não cresce e fica doente.