Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
TRIVIAL - IDADE MÉDIA
sara simenta
Created on March 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
QUIZz
start
PERGUNTA 1/11 - O IDEAL DE CAVALARIA
PERGUNTA 1/11 - O IDEAL DE CAVALARIA
Explicação
Como vimos, ao longo da Idade Média os valores cristãos eram importantes. Tal não foi exceção para o ideal de cavalaria. Estes homens deveriam atuar segundo valores como a honra, a coragem e a lealdade, mas também combater por Cristo.
PERGUNTA 2/11- O IDEAL DE CAVALARIA
PERGUNTA 2/11 - O IDEAL DE CAVALARIA
Explicação
Amadis é um cavaleiro do livro Amadis de Gaula, muito difundido na Península Ibérica durante esta época. Este cavaleiro está apaixonada por Oriana. As novelas arturianas falam sobre os feitos do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, sendo que um dos cavaleiros principais é Lancelot.
PERGUNTA 3/11 - EDUCAÇÃO CAVALEIRESCA
PERGUNTA 3/11 - EDUCAÇÃO CAVALEIRESCA
Explicação
Estes jovens aprendizes iam para o paço de um senhor de maior estatuto para que lá recebessem a educação necessária para se tornarem cavaleiros.
PERGUNTA 4/11 - EDUCAÇÃO CAVALEIRESCA
PERGUNTA 4/11 - EDUCAÇÃO CAVALEIRESCA
Explicação
Os jovens iam para casa de um senhor onde iniciavam a sua educação como pajem durante 7 anos - aprendiam a montar a cavalo e a manusear armas. Depois, tornavam-se escudeiros e continuavam a praticar para se tornar cavaleiros, durante mais 7 anos. Por fim, passados 14 anos de educação proferiam os votos de cavalaria e tornavam-se cavaleiros.
PERGUNTA 5/11 - EDUCAÇÃO dAs damas
PERGUNTA 5/11 - EDUCAÇÃO DAS DAMAS
Explicação
A educação das infantas visava prepará-las para assumir papéis de liderança, ensinando-lhes assuntos políticos relevantes e capacitando-as para administrar grandes propriedades.
PERGUNTA 6/11 - EDUCAÇÃO dAs damas
PERGUNTA 6/11 - EDUCAÇÃO DAS DAMAS
Explicação
Uma das primeiras escritoras mulheres do século XV (na Europa) que vivia do seu ofício. Esta considerava que as mulheres deviam fazer parte dos negócios dos homens, da política, economia… para poderem substituir os seus maridos se necessário.
PERGUNTA 7/11 - O amor cortês
PERGUNTA 7/11 - O AMOR CORTÊS
Explicação
No amor cortês, o homem procura mostrar dedicação à sua amada. Este deveria fazê-lo de forma contida e educada, servindo de modelo. A mulher deve manter este relacionamento espiritual, respondendo aos avanços do amante de maneira graciosa, educada.
PERGUNTA 8/11 - a poesia trovadoresca
PERGUNTA 8/11 - a poesia trovadoresca
Explicação
A poesia trovadoresca, importante para expressar os ideais do amor cortês, surgiu em Provença, no Sul de França.
PERGUNTA 9/11 - a poesia trovadoresca
PERGUNTA 9/11 - a poesia trovadoresca
Explicação
Os trovadores e jograis espalharam esta poesia um pouco por toda a Europa, cantando-a ao serão das cortes e casas senhoriais com acompanhamento musical.
PERGUNTA 10/11 - O CULTO DA MEMÓRIA DOS ANTEPASSADOS
PERGUNTA 10/11 - O CULTO DA MEMÓRIA DOS ANTEPASSADOS
Explicação
No século XII, quando começou a surgir cada vez mais pessoas letradas nos paços, os nobres fizeram questão de registar estas memórias familiares. Entre os séculos XIII e XIV, esta literatura genealógica difundiu-se entre os nobres.
PERGUNTA 11/11 - O CULTO DA MEMÓRIA DOS ANTEPASSADOS
PERGUNTA 11/11 - O AMOR CORTÊS
Explicação
O IV Livro de Linhagens, da autoria de D. Pedro, conde de Barcelos é uma obra impressionante que refere uma espécie de ''História Universal'', uma vez que se inicia em Adão e Eva e vai até à reconquista peninsular, e por isso às linhagens da nobreza portuguesa.
FIM!