Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

go!

Arcos de estilo Gótico

Angelina Santos Nº2Constança Jesus Nº5

Tipos de Arco Gótico

Vídeo

Do estilo Românico ao estilo Gótico

Estilo Gótico em Portugal

Índice

O que são Arcos ?

Arcos de estilo Gótico

Quiz

Conclusão

O que são Arcos?

Os arcos são elementos construtivos em curva que são arredondados, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.

O estilo Gótico nasceu na Europa Ocidental na Idade Média, no século XII. Divergia do estilo arquitetónico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas. Luminosidade, espaço e verticalidade são as grandes características da arquitetura gótica.O maior número de expressões da arte Gótica ocorreu no norte da França.No século XIII o Gótico domina a arquitetura na Europa.

Arcos de estilo gótico

O arco Tribolado tem o intradorso formado por três lóbulos de dimensões não obrigatoriamente iguais.

O arco Carpanel é um arco de volta abatida, arco asa de cesto ou sarapanel é um tipo de arco de forma mais achatada que os arcos de volta inteira, em que o valor da flecha é inferior à metade da largura do vão formado pela concordância de vários arcos não concêntricos e sempre em número ímpar.

O arco Apontado é um elemento geométrico característico da arquitetura Gótica que veio substituir o arco de volta perfeita utilizado no Românico. Geometricamente, a ogiva é mais difícil de ser projetada, no entanto, distribui melhor as forças, aumentando a eficiência docomplexo.

Tipos de Arco Gótico

Arco Apontado

Arco Trilobado

Arco Carpanel

O arco Canopial ou Conopial é um tipode arco ondulado composto por, no mínimo, quatro segmentos de arcos que geram duas curvas convexas em baixo e duas curvas côncavas em cima, que convergem num vértice. Este tipo de arco foi característico da arquitetura do Gótico Flamejante e do Manuelino.

Um arco Escarzano é um tipo de arco com um arco circular inferior a 180º. Às vezes também é chamado de arco de esquema. O arco Escarzano é um dos arcos mais fortes porque é capaz de resistir ao impulso. Para evitar falhas, um arco segmentado deve ter uma elevação igual a pelo menos um oitavo da largura do vão.

Tipos de Arco Gótico

Arco Escarzano

Arco Conopial

A transição do estilo Românico para o estilo Gótico foi lenta. Alguns historiadores referem mudanças arquitetónicas, como, por exemplo, aos pilares e às plantas românicas acrescentou-se um abobadamento em ogivas que elevou, em altura, as igrejas. Os vitrais substituíram os muros laterais; os pilares ficaram mais finos e mais altos; as abóbadas de berço foram substituídas por abóbadas de cruzaria de ogivas, levando ao aparecimento dos arcos botantes, que suportavam todo o peso da igreja.

Do estilo Românico ao estilo Gótico

Em Portugal, o estilo Gótico foi introduzido com a construção do Mosteiro de Alcobaça, iniciada em 1178, durante o reinado de D. Afonso Henriques. Santarém é conhecida por "Capital do Gótico"pelos muitos monumentos que aqui se ergueram dedicados a este estilo arquitectónico e artístico, alguns já desaparecidos (como no terramoto de 1755, que destruiu parte da cidade).

Estilo Gótico em Portugal

Vídeo

Quiz

Quiz

Quiz

Quiz

Conclusão

Com este trabalho aprofundamos os nossos conhecimentos sobre o estilo Gótico e nomeadamente os Arcos.