Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Interativa Básica
Santiago Marques
Created on March 21, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Visual Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
QUÍMICA DO BOLO
Santiago Marques 10CT2, Biologia
Grupo-João Santos, Margarida Nabais; Maria Matos, Marta Silva, Santiago Marques, Vírgilio Nascimento, Vladyslav Melnychuq
Introduçãoesta atividade pretende, com a produção de um bolo, chantilly e manteiga, identificar as principais biomoléculas presentes nos seus ingredientes, as suas funções, propriedades e como é que estas afetam a produção destes alimentos.
Conclusão Para a preparação, bateram-se as claras dos ovos em castelo os mesmos apresentam uma grande quantidade de lípidos- contidos na gema- e proteínas- nas claras. Quando se batem as claras estão-se a agitar as proteínas que se encontram muito bem organizadas em estruturas em forma de hélice, fazendo aumentar o seu volume com a integração de ar nos espaços vazios. A este processo de “desorganização” das proteínas dá-se o nome de desnaturação, as mesmas vão perder as suas funções e pode-se concluir que é por este fenómeno ocorrer ao nível das proteínas que as claras vão ficar em castelo na produção do bolo foi usado açúcar que apenas é constituído por hidratos de carbono, mais especificamente, um dissacarídeo: sacarose. Esta apresenta a característica de ser rapidamente solúvel em água, o que significa que, mal o açúcar chega à boca já se sente o doce pela rápida dissolução do mesmo. Pode-se concluir que o bolo é um alimento doce pois contém sacarose. Para fazer o chantilly, bateram-se natas até determinado ponto e, à parte, acrescentou-se açúcar mas, com as natas restantes, ao continuar a bater, começou a formar-se manteiga e um “soro” das natas. Isto acontece pois, elas são constituídas por lípidos e água. Tendo em conta que os mesmos não formam uma solução, são imiscíveis, as natas são,, gotas soltas de gordura em água. Ao agitar-mos esta emulsão, vamos fazer com que as gotas se juntem, formando a manteiga, deixando a água de lado, formando o soro. Conclui-se que a manteiga forma-se pois as natas são uma emulsão de água e lípidos que, ao se baterem, vão associar-se aos seus iguais e separar-se. Em geral, conclui-se que tanto o bolo como o chantilly e a manteiga apenas são como nós os conhecemos pelas características específicas que as biomoléculas dos seus constituintes apresentam.