Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Abetarda

Otis tarda

Reino: AnimalFilo: VertebradosClasse: AvesOrdem: GruiformesGénero: OtisEspécie: Otis tarda

Regime alimentar: Essencialmente herbívoro (em fase adulta)

Apresenta digestão mecânica e química. A digestão mecânica ocorre através da trituração dos alimentos no papo e moela, enquanto a digestão química envolve a ação de enzimas para quebrar os nutrientes em formas absorvíveis pelo corpo

Apresenta um sistema de transporte fechado

O seu nível trófico pode variar entre o primário e secundário dependendo da disponibilidade de alimento no ambiente .

Possui uma circulação dupla e completa onde o sangue é bombeado do coração para os pulmões para oxigenação e, em seguida, volta ao coração antes de ser bombeado para o resto do corpo. O seu coração é constituído por 4 câmaras e apresenta maior desenvolvimento do ventrículo esquerdo

O sistema de transporte da abetarda está ligado ao seu modo de vida, à sua dieta variada e as adaptações fisiológicas necessárias para enfrentar os desafios do ambiente em que vive. Estas adaptações garantem que a abetarda seja capaz de sustentar as suas atividades diárias, incluindo o voo, a alimentação, a reprodução, regulação de temperatura e etc.

As trocas gasosas ocorrem através de uma superfície respiratória altamente especializada nos pulmões, que inclui sacos aéreos e parabronquiolos diretamente ligadas à sua capacidade de adaptar-se ao ambiente, permitindo trocas gasosas eficientes para sustentar atividades como o voo e a sobrevivência em diversos habitats.

Apresenta reprodução sexual, os machos geralmente exibem comportamentos de cortejo, como exibição de plumagem e vocalizações, para atrair as fémeas. Há um evidente dimorfismo sexual, em que os machos são maiores do que as fémeas e os machos adultos apresentam tufos de penas ao lado do bico que fazem lembrar bigodes.

As estratégias de adaptação da abetarda ao habitat incluem camuflagem, migração sazonal, forrageio em grupo e nidificação em locais discretos.

A abetarda, produz gametas haploides através da meiose, que se unem durante a fertilização para formar um zigoto diplóide, que se desenvolve num organismo adulto diplóide.

Curiosidades: é uma das maiores aves voadoras terrestres do mundo, com os machos podendo atingir até 1,2 metros de altura e pesar até 18 kg.