Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Presentación Histórica

Ana Miguel C. Lamela Cardoso Lamela

Created on March 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

As primeiras comunidades humanas da peninsula iberica

Começar

índice

1. As primeiras comunidades recoletoras

4. As primeiras comunidades Agropastoris

2. Povos mediterrâneos que contactaram com a Península Ibérica

5. Novas técnicas e utensílios

6. Manifestações religiosas e de culto

3. O que trouxe estes povos à Península Ibérica?

1. As primeiras comunidades recoletoras

  • Os primeiros grupos de homens e mulheres que habitaram a Península Ibérica viviam em comunidades: grupos de vinte a quarenta pessoas que partilhavam entre si os abrigos, a comida, os utensílios e os perigos. Abrigavam-se em grutas e cavernas, ou em tendas ou dormiam ao ar livre. Vestiam-se com folhas de árvores e peles de animais que cosiam com agulhas de osso. Com a ajuda da mão e da sua inteligência, os primeiros homens foram inventando e fabricando instrumentos de pedra, madeira e osso: bifaces, raspadores, setas, agulhas, lanças.

O homem primitivo também inventou o fogo que lhe permitiu cozinhar os alimentos, iluminar e aquecer os abrigos e afugentar os animais ferozes. Também os homens primitivos gravavam e pintavam figuras nas paredes das grutas ou ao ar livre. Normalmente, representavam cenas de caça. A estas pinturas e gravuras dá-se o nome de arte rupestre.

Povos mediterrâneos que contactaram com a Península Ibérica

  • Entre os séculos X e III a.C., os FENÍCIOS, os GREGOS e os CARTAGINESES contactaram com os povos peninsulares, sobretudo com os Iberos. Estes povos utilizavam o Mar Mediterrânico, aperfeiçoando os seus barcos, desenvolvendo as suas produções artesanais e dedicando-se ao COMÉRCIO.

O que trouxe estes povos à Península Ibérica?

  • A exploração dos minérios (ferro, cobre, ouro e estanho), do vinho, do azeite, dos cavalos, do sal e da lã. Vinham também vender os seus produtos (armas, artigos de cerâmica e vidro, objetos de adorno, tecidos, perfumes, marfins).

As primeiras comunidades agropastoris

  • Há cerca de 10000 anos a temperatura subiu, os gelos fundiram-se e o clima tornou-se quente e seco. Os animais de clima frio desapareceram e surgiram novas espécies vegetais e animais. Ficaram assim reunidas condições para os homens abandonarem as grutas e melhorar a sua forma de vida. As comunidades agro-pastoris vivam da agricultura, da pastorícia e da domesticação de animais. Como viviam perto das terras que cultivavam deixaram de precisar de se deslocar constantemente, tornando-se assim sedentários. Começou a haver uma maior abundância e diversidade de alimentos o que originou os primeiros povoados.

Novas Técnicas e utensílios

  • Começou-se a praticar a cestaria, a cerâmica e a tecelagem. Novos utensílios foram inventados como a foice, a enxada de pedra, o arado de madeira e a mó manual, e deu-se maior uso da roda.
Manifestações religiosas e de culto
  • Surge também nesta época vários monumentos em pedra como antas, ou dólmenes, e os menires. A vida destas comunidades estava muito dependente do sol e da chuva e da abundância de colheitas. Assim prestavam culto á natureza para que lhes fosse favorável, construindo grandes monumentos em pedra- menires e cromeleques. Também prestavam culto aos mortos contruindo- antas ou dólmenes.

TRABALHO REALIZADO POR:cONSTANÇA AZEVEDO Nº4 TURMA: 5 F