Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Malware

O que é um malware?

Malware é um termo genérico para qualquer tipo de software malicioso concebido para prejudicar ou explorar qualquer dispositivo, serviço ou rede programável. Os cibercriminosos normalmente utilizam-no para extrair dados que podem ser utilizados nas vítimas para obter ganhos financeiros. Esses dados podem variar entre dados financeiros, registos de assistência médica, correio eletrónico e palavras-passe - as possibilidades de quais os tipos de informações que podem estar comprometidos tornaram-se infinitas.

Indice

Ransomware

Worms

Scareware

Spyware

Malware sem ficheiros

Ransomware

Um dos mais rentáveis e, portanto, um dos mais populares, tipos de malware entre os cibercriminosos é o ransomware. Este malware instala-se na máquina da vítima, encripta os ficheiros e, em seguida, exige um resgate (geralmente em Bitcoin) para devolver os dados ao utilizador.

Worms

Os worms têm a capacidade de se copiarem de uma computador para outro computador, geralmente explorando algum tipo de falha de segurança num software ou sistema operativo e não exigem a interação do utilizador para funcionarem.

Scareware

Os cibercriminosos levam-nos a pensar que os nossos computadores ou smartphones ficaram infetados para convencer as vítimas a comprar uma aplicação falsa. Num esquema típico de scareware, pode ver uma mensagem alarmante enquanto navega na Web com a mensagem "Aviso: o seu computador está infetado!" ou "Tem um vírus!" Os cibercriminosos utilizam estes programas e práticas de publicidade antiéticas para levarem os utilizadores a comprar aplicações falsas.

Spyware

O spyware é um programa instalado no seu computador, normalmente sem o seu conhecimento explícito, que captura e transmite informações pessoais ou detalhes e hábitos de navegação na Internet para o seu utilizador. O spyware permite aos seus utilizadores monitorizarem todas as formas de comunicação no dispositivo alvo. O spyware é frequentemente utilizado pelas autoridades policiais, órgãos governamentais e organizações de segurança da informação para testar e monitorizar as comunicações num ambiente delicado ou numa investigação. Mas o spyware também está disponível para os consumidores, permitindo aos compradores espiarem os seus cônjuges, filhos e colaboradores.

Malware sem ficheiros

O malware sem ficheiros é um tipo de software malicioso que utiliza programas legítimos para infetar um computador. Os ataques de registo do malware sem ficheiros não deixam ficheiros de malware para analisar nem processos maliciosos para detetar. Não depende de ficheiros e não deixa vestígios, tornando difícil a sua deteção e remoção.