Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Dissecação de um coração

Trabalho de ciÊncias enzo nº6 nicolas nº16 lara nº17

indíce

introdução
Objetivo
Materiais
procedimento
discução
resultados
conclusão
bibliografia

introdução

O coração de um mamífero, é dividido pelo septo em duas partes, a parte esquerda e a parte direita, e é revestido por um músculo, o miocárdio. A sua função é bombear o sangue para todo o corpo. Cada lado do coração contém duas cavidades e uma válvula auriculoventricular. O lado esquerdo é constituído pela aurícula esquerda, o ventrículo esquerdo e a válvula bicúspide ou mitral, e o lado direito pela aurícula direita, o ventrículo direito e a válvula tricúspide. O miocárdio, muda de espessura em cada uma das quatro cavidades do coração. Esta mudança está relacionada com o quão longe cada cavidade tem de bombear o sangue. O miocárdio é mais espesso no ventrículo direito, e menos espesso na aurícula esquerda. O coração envia o sangue venoso para os pulmões pela artéria pulmonar e recebe o sangue arterial pelas veias pulmonares. O sangue arterial é enviado para o corpo pela artéria aorta e recebe o sangue venoso pelas veias cavas.

Reconhecer as cavidades do coração; Identificar os vasos sanguíneos que estão ligados ao coração; Relacionar a função das cavidades com a sua anatomia;

objetivos

PROCEDIMENTO

Vestimos as batas, colocamos as luvas e preparamos o material necessário para começarmos a dissecação. Colocamos o coração no tabuleiro de dissecação. Observamos externamente o coração e identificamos as aurículas, os ventrículos, e os vasos sanguíneos visíveis . Introduzimos a vareta na artéria pulmonar e, com a tesoura e o bisturi, fizemos um corte ao longo da artéria até ao ventrículo direito. Fizemos outra incisão na parede da veia cava superior, prolongando-a até à aurícula direita. Colocamos a vareta na aorta e, com a tesoura e o bisturi, fizemos um corte ao longo da artéria até ao ventrículo esquerdo. Lavamos o interior do coração, com a ajuda do esguicho. E por último identificamos as cavidades do coração, o septo ventricular, as válvulas semilunares, as válvulas auriculoventriculares e os vasos sanguíneos que estão ligados ao coração, com a ajuda da pinça.

Materiais

Artéria pulmonar

Septo

Lado esquerdo

Lado direito

Resultados

Compara o tamanho: das aurículas com a dos ventrículos; dos dois ventrículos; das artérias com a das veias. Apresentar uma explicação para as diferenças de espessura que observaste durante a experiência (do lado direito para o lado esquerdo do coração) Explica a função : do septo ventricular; das válvulas nas veias; das válvulas auriculoventriculares.

DISCUÇÃO-parte 1

DISCUÇÃO-parte 2

as aurículas são maiores que os ventrículos; o ventrículo esquerdo é muito mais espesso do que o direito; as artérias são vasos com um calibre superior às das veias. O miocárdio lado esquerdo do coração é mais denso e espesso do que o do lado direito, pois é o lado direito que bombeia o sangue para o corpo todo (através da artéria aorta), logo tem mais músculo que o lado direito. Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso (pobre em oxigênio) com o arterial (rico em oxigênio). As válvulas nas veias impedem o refluxo do sangue. As válvulas auriculoventriculares controlam o sangue que vai das aurículas para os ventrículos.

Este trabalho ajudou-nos a aprofundar o nosso conhecimento sobre a estrutura do coração. Com a ajuda da pinça, do bisturi e da tesoura, conseguimos identificar as cavidades do coração, o septo ventricular, as válvulas semilunares e auriculoventriculares e os vasos sanguíneos que estão ligados ao coração. No geral ajudou-nos muito a complementar o nosso conhecimento prévio sobre o tema.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

Google Manual de Ciências 9ºano -100% Parte 1

Coração de porco

Luvas descartáveis

Batas

Esguicho com água destilada

Pinça

BISTURI

Tabuleiro de dissecação

Vareta

TESOURA