Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Baixa da Cidade de Santarém

23/24Geografia A - 11ºJAna Santos n1Duarte Patrício n9

Planta da Baixa da Cidade de Santarém de 2006 Localização: Santarém é uma cidade situada no centro de Portugal (NUTS II - Centro), às margens do rio Tejo (NUTS III - Médio Tejo), a aproximadamente 80km a nordeste de Lisboa. Dados Demográficos (censos 2021):

  • Área - 6 718 km2
  • População Residente - 58.662
  • Densidade Populacional - 106,2
  • Jovens - 12,8%
  • População em Idade Ativa - 60,9%
  • Idosos - 26,2%
  • Índice de Envelhecimento - 204,7

Baixa da Cidade de Santarém 73 Rua Capelo e Ivens Funções: comércio (piso térreo) e residencial (piso superior) Um aspeto comum em todas as cidades, é que a área central é normalmente a mais antiga, por razões históricas, mais valorizada em virtude da maior acessibilidade. Com efeito, o elevado número de acessos a esse lugar, torna o mesmo atrativo para a implantação das diferentes atividades, aumentando o seu valor fundiário e imobiliário. Por isso, as principais razões da localização destas funções são:

  1. Acessibilidade;
  2. Concentração de serviços;
  3. História e tradição;
  4. Economia e comércio;
  5. Visibilidade e prestígio.

História de Santarém: Santarém tem uma história rica que remonta à era romana, quando era conhecida como Scalabis. Durante o período romano, foi um importante centro administrativo e comercial. Com a queda do Império Romano, a região foi conquistada pelos mouros no século VIII, que a fortificaram e a tornaram-na um centro cultural e militar. No século XII, Santarém foi reconquistada pelos cristãos durante a Reconquista Cristã. Tornou-se um centro importante do reino de Portugal, sendo frequentemente visitada por monarcas e funcionando como local de residência real em várias ocasiões. Durante a Idade Média, a cidade prosperou como um importante centro comercial e cultural. No século XV, Santarém foi palco de importantes eventos históricos, incluindo a celebração do casamento de D. Afonso V e a batalha de Alfarrobeira. Durante os séculos seguintes, a cidade manteve sua importância como centro administrativo e comercial, embora tenha sido afetada por terremotos e outras calamidades naturais. No século XX, Santarém experimentou um crescimento económico significativo, especialmente com o desenvolvimento da agricultura e da indústria. Hoje, é uma cidade conhecida pela sua arquitetura histórica, gastronomia regional e festividades tradicionais, mantendo-se como um importante centro cultural e turístico em Portugal. Santarém no séc. XIV

Obrigado pela vossa atenção!

Planta irregular: O traçado das ruas é aleatório, não havendo um critério comum de sentido e largura Características: - Vantagens: 1. Promove as relações de vizinhança; 2. Habilita percursos a pé; 3. Reduz a utilização do automóvel; 4. Adapta-se bem à função comercial; - Desvantagens: 1. Dificulta a circulação automóvel; 2. Grande número de obstáculos a transpor.

Morfologia urbana da cidade de Santarém