Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Dermatite Atópica

A minha experiência vivendo com eczema por uma década

Introdução

  • A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma doença crônica da pele que geralmente se manifesta como uma erupção cutânea com comichão.
  • É mais comum em crianças, porém pode afetar pessoas de todas as idades. As áreas afetadas podem ficar muito vermelhas, inflamadas e, por vezes, rachadas.
  • Geralmente ocorre em indivíduos que têm predisposição genética a desenvolver alergias ou asma.
  • A dermatite atópica pode variar em gravidade e sintomas.

A pele afetada pode apresentar inchaço e sensibilidade, resultando em desconforto e irritação.

Irritação e Inflamação

Erupções cutâneas avermelhadas podem aparecer em diversas regiões do corpo, muitas vezes pode ficar excessivamente seca, áspera e descamativa.

Manchas Vermelhas

A pele afetada pode apresentar erupções que são frequentemente vermelhas, inflamadas e com comichão intensa.

Sintomas

Erupções Cutâneas

Causas

Fatores Géneticos

A dermatite atópica tem uma forte ligação com a genética. Se um ou ambos os pais têm histórico de alergias ou asma, o risco de desenvolver dermatite atópica é maior.

Fatores Ambientais

Exposição a certos desencadeadores ambientais, como poeira, pólen, pelos de animais, produtos químicos e mudanças climáticas, pode desencadear ou piorar os sintomas da dermatite atópica.

Em alguns casos, testes cutâneos ou sanguíneos podem ser realizados para identificar alérgenos relacionados à condição.

Antialérgicos

Hidratantes

Tratamento

O uso de hidratantes é essencial para manter a pele hidratada e reduzir a secura e comichão. Para casos graves, são prescritos cremes ou pomadas para reduzir a inflamação e aliviar a comichão.

Impacto Psicológico

30 Milhões de pessoas afetadas

Mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com dermatite atópica. A cada ano, até cerca de 10% dos adultos e 20% das crianças são diagnosticados com dermatite atópica, e aproximadamente 4,4% da população europeia vive com DA.

68% impacto emocional nas pessoas

Aproximadamente 68% dos pacientes relatam que a condição afeta significativamente sua qualidade de vida pois leva a complicações como problemas de sono e estresse emocional.

Cuidados: Uso maioritariamente roupa e lençóis de algodão para evitar irritação na pele, evito comida inflamatória, não uso nada com perfume, tomo banho de água fria ou morna, uso gel de banho específico e hidrato a pele depois do banho ou simplesmente quando me dá comichão. Evito o calor e atividades ao ar livre de modo a evitar o contato com os alergéneos.

Minha experiência

Diagnóstico: Fui diagnosticada com dermatite atópica quando fiz 7 anos, ninguém realmente sabe a causa porque os meus pais não tem doenças de pele mas a minha família suspeita que pode vir de tios e avós que tinham psoríase e bronquite.

Alergias descobertas no teste: Frutos secos (com avelã sendo a maior percentagem com 95%) pó, ácaros, pólen e, mais recentemente, o ovo.

Tratamentos: Os tratamentos que regularmente faço é à base de hidratantes específicos, só uso cremes prescritos e antialérgicos se estiver em pior estado. Como a medicação tradicional não estava a fazer efeito (tinha cerca de 90% do corpo afetado) comecei a levar vacinas de 15 em 15 dias como tratamento e vou ter que continuar com este tipo de tratamento durante 3 anos. O efeito secundário da vacina é irritação no olho por isso também deito gotas no olho para tratar da comichão.

Espero que tenham gostado :)

Fim