Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Falácias Informais

Apresentação por: Maria MiguelDisciplina: FilosofiaNúmero: 7

VAmos!

O que são Falácias?

As falácias informais são argumentos que podem parecer fortes ou aceitáveis, mas que não o são. As premissas de um argumento falacioso não justificam adequadamente a sua conclusão.

Indice

O que são Falácias?

Contextualização

Generalização precipitada

Amostra não representativa

Falsa analogia

Falso dilema

Falsa relação causal

Boneca de palha

4 falácias

ad populum; ad Hominem...

Petição de princípio

Bola de neve ou derrapagem

Generalização precipitada

PCP, "a única forma de combater a corrupção é atacar o centro da corrupção, que são as privatizações”. Existem dois erros comuns que destroem a força das generalizações e das previsões: não incluir nas premissas uma amostra numerosa e/ou não garantir que essa amostra seja representativa.

amostra não representativa

"Conheço dezenas de cães e nenhum gosta de nadar, logo nenhum cão gosta de nadar. "Mesmo que a amostra seja grande, ela ainda assim pode não ser representativa do universo a que se refere o argumento. Uma amostra pouco extensa, provavelmente, não é representativa do universo a que se refere o argumento.

Um argumento por analogia torna-se falacioso se: não existirem semelhanças representativas entre as coisas comparadas; se as semelhanças não forem numerosas; ou se as semelhanças não forem relevantes para estabelecer a verosimilhança da conclusão.

Falsa analogia

"Tal como os exércitos precisam de um general, as turmas precisam de um professor."

"Se afirmas que te preocupas com o ambiente, ou te inscreves numa associação ambientalista ou concluo que estás a mentir. Não estás inscrito em nenhuma associação ambientalista, logo não te preocupas com o ambiente."

Falso dilema

Sempre que um argumento apresenta um número reduzido de alternativas, esquecendo a existência de outras possibilidades, não consegue justificar adequadamente a sua conclusão.

"Os meus problemas económicos agravaram-se desde que Portugal aderiu à União Europeia (UE), logo a causa desse agravamento foi a UE."

Falsa relação causal

A sucessão ou simultaneidade de eventos não implica necessariamente uma relação causal entre eles. Supor essa relação sem outros motivos é cometer esta falácia.

– Voto contra a lei da segurança porque ela limita a liberdade dos cidadãos. – Quem é contra esta lei certamente prefere viver num país violento, com elevadas taxas de criminalidade. Ninguém quer viver assim, logo devemos votar a favor.

Boneco de palha

Esta falácia consiste em distorcer o argumento de alguém com o objetivo de o refutar mais facilmente. Ataca-se o argumento distorcido (o boneco de palha) e conclui-se que a posição do oponente foi refutada.

“Penálti mal assinalado, o mais certo é que o jogador do Vitória tenha procurado ludibriar”

O pensamento ou os sentimentos da maioria das pessoas não são razão suficiente para justificar a veracidade de uma conclusão.

Dado que ninguém afirmou que o exame de Filosofia foi difícil, concluo que foi fácil.

Um argumento de autoridade torna-se falacioso se não apelarmos a especialistas no assunto em questão; e se não existir consenso entre especialistas, como é o caso deste exemplo e de quase todos os assuntos filosóficos.

Apelo ilegítimo à autoridade

Acredito que a distinção entre boas e más ações se encontra na consequências dessas ações, pois era essa a posição de Stuart Mill.

Apelo à ignorância

Esta falácia parte da ignorância para afirmar algum conhecimento. Consiste em afirmar a veracidade (ou falsidade) de uma proposição apenas porque não há evidência ou prova em contrário.

Ad populum

A maioria dos portugueses é adepta de futebol e vive intensamente os jogos da seleção nacional. Por esse facto, devia decretar-se feriado nacional nos dias em que a seleção nacional joga.

Ad hominem

O carácter, o contexto ou o comportamento de uma pessoa não têm, geralmente, influência sobre a verdade ou falsidade de uma proposição, ou sobre a qualidade do argumento apresentado.

Petição de princípio

Neste tipo de falácia, as premissas já assumem, direta ou indiretamente, que a conclusão é verdadeira. Assim, as premissas não oferecem nenhuma razão para aceitarmos a conclusão.

Derrapagem ou Bola de Neve

A falácia da derrapagem (ou bola de neve) ocorre quando se baseia a conclusão de um argumento numa cadeia causal sem que haja razão suficiente para pensar que tal cadeia causal realmente ocorrerá.

Algumas falácias em discursos do André Ventura

Fim!