Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Religão
Rafael Ribeiro Costa
Created on March 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Word Search
View
Sorting Cards
View
Word Search: Corporate Culture
View
Corporate Escape Room: Operation Christmas
View
Happy Holidays Mobile Card
View
Christmas Magic: Discover Your Character!
View
Christmas Spirit Test
Transcript
Religião
Religião o que é?
Religião é uma série de sistemas socioculturais compostos por práticas, organizações, morais, crenças, cosmovisões, textos sagrados, lugares santificados, profecias ou ética que geralmente relacionam a humanidade a elementos sobrenaturais, transcendentais e espirituais - embora não haja consenso acadêmico sobre o que precisamente constitui uma "religião".[2][3] Diferentes religiões podem ou não conter vários elementos que vão desde o divino, a sacralidade, a fé e um ser ou seres supremos.
Surgimento
Hiduísmo
Xintoímo
O Hinduísmo surgiu a partir das tradições védicas por volta de 3000 a.C. As escrituras sagradas dos Vedas vêm dos povos arianos que habitaram a região do atual Irão. Os escritos dos Vedas estabeleceram um conjunto de crenças que originaram o Hinduísmo Védico, no qual havia o culto aos deuses das tribos.
Em termos históricos, apesar de suas raízes anciãs, o xintoísmo foi instituído somente a partir do século VI. Nesse momento, ele teve contato com outras religiões e doutrinas religiosas como o Budismo e o Confucionismo. No século VIII surgem os primeiros textos xintoístas, como o Kojiki e o Nihon Shoki.
Simbolos
Hiduísmo
Xintoímo
Sanatana Dharma ou "lei perpetua" é o simbolo que representa o Hinduísmo
O principal simbolo é o portão Torii que representa a passagem do mundano para o sagrado
Livros Sagrados
Hiduísmo
Xintoímo
A nivel de livros sagrados o Xintoímo não tem que nem em outras religiões, no entanto existem textos sobre o ensinamento da religião que têm o nome Shinten "escrituras sagradas" mas não são textos revelados ou de caracter sobrenatural.
O Hinduísmo possui 5 livros principais sendo:
- Upanishad;
- Rig-veda;
- Sama-veda;
- Yajur-veda;
- Atharva-veda;
Upanishad
Rig-veda
Shinten
Sama-veda
Atharva-veda
Yajur-veda
Deuses Principais
Hiduísmo
Xintoímo
Amaterasu Ōmikami ou apenas Amaterasu é considerada a líder do panteão Xintoísta e a deusa do sol e da luz.(os deuses do Xintoísmo têm o nome de Kami)
Shiva é o considerado deus principal da religião Hindu e representa a destruição. Uma das suas principais representações é como Nataraja que significa “rei da dança” pois dizem que a dança de Shiva pode destruir tudo no Universo Ele também é conhecido por Mahadeva e acredita-se que é um deus muito benevolente e amável.
Outros deuses principais
Hiduísmo
Xintoímo
Ambas as religiões têm um trio de deuses principal que inclui os deuses atras juntamente:
Susano-o é o Deus do mar e das tempestades Tsukuyomi é o Deus da lua e da noite Estes dois são irmãos de Amaterasu
Brahma é o Deus da criação Vishnu é o Deus da protecção
Tsukuyomi
Susano-o
Brahman
Vishnu
Outros deuses
Hiduísmo
Xintoímo
Izanami e Izanagi - Os deuses da criação Inari - O kami das raposas Raijin e Fujin - Deuses dos raios e dos ventos Shitenno - Os deuses protetores Kannon - Deusa da misericórdia
Parvati - Segunda esposa de Shiva Saraswati - Deusa da sabedoria Lakshmi- Deusa da posperidade e da riqueza Kali - Deusa do tempo Ganesha - é deus da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva Indra - Deus do clima e das estações do ano Estes são apenqas mais alguns dos 330 milhões de deuses do Hinduísmo
Demonios
Hiduísmo
Xintoímo
Os demónios na cultura Xintoísta são chamados de onis Apesar de oni ser definião de demonio nesta cultura os onis propriamente ditos são criaturas de corpo humanoide, comummente cara de bestas e chifres. Shinigamis inspirados no ceifeiro da cultura cristã, estes seriam responsáveis por vigiar as pessoas nos seus momentos finais e em alguns casos dizem terem sido avistados alguns a fazer contratos com pessoas em troca de pequenos favores as enganando até a morte.
Na religião Hindu não existe uma personificação de demónio eles acreditam que apenas os seres humanos podem fazer coisas ruins isso quando submetidas a entidades chamadas asuras que seriam considerados anti-deuses mas não demonios
Onis
Shinigamis
Asuras
Morte
Hiduísmo
Xintoímo
No Xintoísmo a morte é considerada uma passagem para outra vida por isso quando as pessoas morrem costumam fazer-se rituais para ajudar a pessoa a fazer essa travessia mais facilmente.
Os hindus acreditam que a vida e a morte estão entrelaçadas num ciclo chamado de Samsara e acreditam que o seu atman sai do corpo para renascer em outro. Alguns acreditam que o a seu atman habitará outro corpo (não necessariamente humano) enquanto outros acreditam que demora algum tempo até isso acontecer e que nessa “espera” os atman das pessoas andam pelos reinos espirituais. Em respeito ao “renascimento” acredita-se que quanto melhor o Karma da pessoa melhor será o novo corpo que o Atman habitará, Karma seria uma “junção” das ações boas e más da pessoa durante aquela vida.
Reinos da Samsara
Locais sagrados
Hiduísmo
Xintoímo
O local sagrado para o xintoísmo são os templos / santuarios e o principal sendo o de Kashikodokoro construído no palácio imperial de Tóquio. Na entrada de todos os templos existe um portão Torii que tem o significado de mostrar que apartir dali é um local sagrado.
Varanasi é a cidade mais sagrada para o hinduísmo, o local é dedicado ao deus Shiva, que representa a criação e a destruição de tudo o que existe. Templos são os locais sagrados do Hinduísmo.
Rituais
Hiduísmo
Xintoímo
Reisai-Cada santuário uma ou duas vezes no ano faz uma celebração ou no dia da criação do mesmo ou de algum dia importante da religião Xintuista Festas de primavera (haru matsuri) – No dia 17 de Fevereiro desenrola-se a festa Toshigoi-matsuri no palácio imperial e em todos os santuários do Japão e solicita colheitas abundantes e prosperidade para o país
A maioria dos hindus realizam rituais diários. Altar de adoração em casa, queima de velas, incensos, flores e oferendas para deuses são alguns dos ritos que variam de acordo com a região. Também fazem parte dos rituais dos hindus as práticas de yoga, tantra, meditação e mantras. De acordo com essas crenças religiosas, essas práticas são formas de harmonizar a energia do corpo e da mente. Além dessas práticas, os seguidores da religião têm o hábito de frequentar templos, nos quais as imagens dos deuses são diariamente despertadas pela manhã, lavadas, vestidas e enfeitadas com flores pelos sacerdotes.
Rituais
Hiduísmo
Xintoímo
Festas de verão- (natsu matsuri) – A mais conhecida seria o Festival do Gion que acontece no santuário Yasaka em Quioto em julho e que inclui uma marcha de carros ricamente decorados. Este festival teria surgido na era Heian num tempo marcado por grandes epidemias e para afastalas e aos demónios aos quais elas eram associadas realizavam-se orações. Festas de outono (aki matsuri) – No santuário de Ise, a 17 de outubro, decorre o importante rito do kanname-sai ("cerimónia da prova") durante a qual as primícias das colheitas são oferecidas à deusa Amaterasu. São também feitas oferendas das primeiras espigas de arroz cultivadas pelo imperador e pelos agricultores das províncias.
Outros rituais de celebração são a veneração na alvorada, os rituais de purificação, as peregrinações a locais sagrados e o seguintes festivais: Festival das Luzes, Festival das Nove Noites para a deusa Durga, Festival do deus Shiva e o Festival de Krishna.
Feriados
Hiduísmo
Xintoímo
O Ano Novo, em que os fiéis acorrem aos santuários, para a primeira peregrinação do ano O dia da Fundação da Nação, a 11 de fevereiro, data tradicional da subida ao trono do primeiro imperador (660 a.C.), em que se ora pelo progresso do império O dia do Respeito pelas Pessoas Idosas, a 15 de setembro, em que se apela ao amor e agradecimento aos mais velhos O aniversário do imperador, atualmente a 23 de dezembro, em que se ora por ele e pelo país Outros feriados, todos eles com ritos especiais: os equinócios; o Dia do Respeito pela Natureza (29 de abril); o Dia da Constituição (3 de maio); o Dia das Crianças (5 de maio); o Dia do Desporto (10 de outubro), o Dia da Cultura (3 de novembro
16 de Março - Holika Dahana também conhecido como Holi ou Festival das Cores, é um feriado hindu e sikh. 13 de Abril - Mahavir Jayanti, este é o feriado religioso mais importante em que se comemora o aniversário de Mahavira. 9 de Junho - Rath Yatra ou Chariot Festival é um festival hindu. 10 de Agosto - Raksha Bandhan é um festival hindu que celebra o amor entre irmãos e irmãs. 2 de Outubro - Mahatma Ghandi Javanti, celebra-se o aniversário de Mahatma Gandhi. 3 de Outubro - Dussehra é um festival hindu que celebra a vitória do bem sobre o mal.
Dialogo inter-religioso
Diálogo inter-religioso é a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem evitar a busca pela supremacia mundial e, ao invés disso, devem dialogar e se respeitar mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa. Algumas instâncias isoladas e notáveis, como a do Império Mogol, abriram caminho para o estabelecimento de fóruns permanentes de diálogo religioso, como o Parlamento Mundial de Religiões, fundado em 1893. Na década de 1960, a Igreja Católica iniciou uma política de diálogo inter-religioso, através de iniciativas como o Concílio Vaticano.
Futuro das Religiões
Segundo uma pesquisa do instituto Gallup International, que entrevistou mais de 50 mil pessoas em 57 países, o número de indivíduos que se dizem religiosos caiu de 77% para 68% entre 2005 e 2011, enquanto aqueles que se identificaram como ateus subiram 3%, elevando a 13% a proporção dessa parcela. Mas mesmo se os problemas do mundo fossem milagrosamente resolvidos e todos nós vivêssemos em paz e igualdade, as religiões ainda estariam entre nós. Isso porque um "buraco na forma de Deus" parece existir na neuropsicologia da nossa espécie, graças a uma falha na nossa evolução.