Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

LOGOS

Horizontal infographics

ALEX MORGAN

Horizontal infographics

EUROPE PHYSICAL MAP

Horizontal infographics

Transcript

Introdução

BIOMOLÉCULAS: QUÍMICA DE UM BOLO

Nesta experiência, pudemos ver como certas biomoléculas reagiam a certos reagentes e ações, e aprender como identificá-las.Em resumo, ao fazer um bolo, estamos basicamente a manipular diversas biomoléculas para criar algo. A compreensão desses componentes ajuda nos a entender melhor a ciência por trás da culinária e a aprimorar as nossas habilidades na cozinha.

fig. 1: resultado final do bolo

Carboidratos: Ao provar o bolo, pudemos sentir um sabor doce que é devido à sacarose. A sacarose, ou açucar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. Estas moleculas ativam recetores doces na língua, que enviam sinais ao cerebro drealtivos à doçura.

Nesta atividade pretende-se identificar diferentes tipos de Biomoleculas existentes na formação de um bolo.

Registo e Discussão dos resutados

Conclusões

fig. 2: natas antes de serem batidas

fig. 3: natas depois de serem batidas

As natas crescem quando batidas devido à incorporação de ar na mistura, criando bolhas suspensas entre as gotículas de gordura. Essas bolhas são estabilizadas pelas proteínas presentes nas natas, os lípidos, resultando em um aumento de volume e textura mais leve.

Sofia Dias Fonseca10º CT5 Biologia-Geologia

Webgrafia

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/sacarose-ou-acucar-comum.htmhttps://www.fatsecret.pt/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/gen%C3%A9rico/natas?portionid=49760&portionamount=100,000