Química do Bolo
Ana Elisa
Created on March 14, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
12 PRINCIPLES OF ANIMATION
Vertical infographics
HOW TO CREATE THE PERFECT VIRTUAL WORKSPACE
Vertical infographics
WHY WE LIKE INFOGRAPHICS
Vertical infographics
BOOKFLIX
Vertical infographics
Transcript
"Química do Bolo"
Introdução:
Através desta atividade pretende-se identificar algumas biomoléculas e as suas propriedades que ajudam na produção de um bolo.
Discussão dos resultados :
Ao longo desta atividade podemos aprender como se comportam certas biomoléculas na realidade em vez de ler-mos ou pesquisarmos
Referências Bibliográficas:
Proteínas: As claras dos ovos são maioritariamente constituidas por proteínas designadas por albuminas, água e outras substâncias.
Lípidos: As natas contêm uma quantidade significativa de gorduras, principalmente triglicerídeos compostos por glicerol ligado a moléculas de ácidos gordos
Carboidratos: Oresponsável pelo sabor doce nos bolos são os Carboidratos, mais expecificamente os açúcares como por exemplo a sacarose.
Concluíndo: Através desta atividade conseguimos perceber que as biomoléculas estão presentes nas coisas mais comuns do nosso dia-a-dia, como por exemplo na cozinha. Sem estas não seria possível realizar receitas como a de um bolo e da manteiga.Tem um papel fundamental, o que revela a sua complexidade, por trás da aparente simplicidade nas receitas culinárias que realizamos diáriamente.
Professora: Clara Reis Disciplina: Biologia e Geologia 10º CT5 Trabalho realizado por: Ana Elisa Ferreira Nº3 2023/2024
A ação mecânica de bater introduz bolhas de ar nas natas. À medida que as natas são batidas, estas bolhas de ar ficam presas dentro da estrutura da mistura, resultando numa textura mais leve e aerada.O processo de batimento transforma as natas de uma consistência líquida para uma consistência mais espessa e cremosa.
A agitação vigorosa da clara do ovo pode causar a formação de uma espuma devido à retenção de ar nas proteínas desenroladas, este processo designa-se aglutinação e resulta no aumento do volume das claras do ovo, estas transformações físicas e químicas são essenciais para a culinária e afetam significativamente as propriedades e o sabor dos alimentos preparados com clara de ovo.
Imagem da parte sólida( manteiga) separada do soro
Se as natas forem batidas por um período prolongado, podem ocorrer a separação do soro. Isso ocorre quando a estrutura das proteínas se torna excessivamente rígida e as moléculas de gordura começam a separar-se. Ficamos assim com a parte sólida( manteiga) e o soro separados tal como mostra a imagem.
Imagem do açúcar com um pouco do preparado do bolo
Imagem das claras batidas em castelo
Professora: Clara Reis Disciplina: Biologia e Geologia 10º CT5 Trabalho realizado por: Ana Elisa Ferreira Nº3 2023/2024
Link 1
Link Manual
Link 3
Link 4
A ação da enzima presente na nossa saliva, chamada amilase salivar, inicia o processo de digestão do açúcar assim que entra em contacto do mesmo, transformando-o em formas mais simples que podem ser absorvidas mais facilmente pelo organismo.A razão de ter um gosto aducicado tem haver com a sua interação com as papílas gustativas.