Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Alex Amorim Nº21 11ºI Produção Artistica Ourivesaria Português

Resumo dos capítolus anteriores

Eça De Queiroz

Personagens Mais relevantes

Carlos Da Maia

Educação inglesa e refinada, idialista, sensivel, conflituoso internamente, e uma tragedia pessoal

Maria Eduarda

Bela, entatadora, mestriosa, sofistada, refinada, e tragedia pessoal

Anfoso Da Maia

Respeitado, tradicional, ama a natureza, exemplo de Carlos, e com senso de justiça

Dâmaso

Ambiciouso, determinado, arrogante, falta de caracter, intreguidade e moralidade

João Da Ega

Intelectual, sacrastico e ironico, carismatico, desicantado em relação a vida, boêmio e hedonista (prazeres, bebidas e mulheres)

Início

Fim

Encontro de Carlos e Maria Eduarda

Encontro de Carlos, Alencar, Ega, Cohen, Gouvarinho, e Dâmaso

Aniversário de Anfoso da Maia

Confronto da Condessa de Gounveirinho com Carlos

Acontecimentos do capítulo XIII

Carlos durante uma conversa com Alencar e Ega, onde descobre por Ega sobre o mexerico que Dâmaso espalhou.

"-Tu não tens visto o Dâmaso?-Nunca mais me aoareceu -disse Carlos.- Creio que está amuado... Eu sempre que o encontro, aceno-lhe de longe amigàvelmente com dois dedos...-Devia antes com a bengala. O Dâmaso anda aí, por toda a parte, falando de ti e dessa senhora, tua amiga... A ti, chama-te «pulha», a ela ainda pior ainda. É a velha história; diz que te apresentou, que te meteste de dentro, e como para essa senhora é uma questão de dinheiro, e tu és o mais rico, ela lhe passou o pé... Vês daí a infâmiazinha. E isto tagarelado pelo Grémio, pela Casa Havanesa, com detalhes tropes, envolvendo sempre a questão de dinheiro. Tudo isto é atroz. Trata de lhe pôr cobro.Carlos, muito pálido, disse simplesmente:-Há-de-se fazer justiça."

Depois ocorre o Encotro dos 6, em que são trocados olhares desagradaveis e uma amiaça de Carlos para Dâmaso, que diz que vai lhe arrancar as orelhas.

A festa de aniversario do patriaca da familia Maia acontece no Ramalhete, em um clima alegre e agradavel.

Na festa antees de Carlos se retirar, Ega descobre que Damaso estava muito intimo aos Cohen, principalmente a ex amante de Ega

A condessa vai até ao Ramalhete atrás de Carlos, deste modo Carlos ausentasse da festa de seu avô, para conversarem.Gounveirinho estava zaganda e sentiasse desprezada, pois Carlos egnorava todas as formas que ela tentava comenicar ou encontrasse com ele, assim ela achou que a única forma de conseguir comunicar com Carlos sária ir até ele.Carlos afirma que quer transformar "um capricho apaixonado, que não podia durar, numa amizade agradável e mais nobre..."No fim da conversa a relação acaba com uma das partes destruçada e a outra não.

Fim

  • Carlos começa a estudar medecina em Coimbra, onde têm uma vida de estudante rico. Quando acaba os estudo viaja pela Europa. em Portugal instalasse no Ramalhete. Abre um consultorio, e reicontra seu amigo João Da Ega.
  • Carlos trata da sua primera passiente, não usa o seu laboratorio. Ega envolvese com a esposa de Cohen, e porpõe que Carlos se envolva com a condessa de Gouvarinhos.
  • Carlos conhesse Craft por Ega. Carlos cruzasse com uma mulher desconhecida que desperta o seu interesse.

Capítulo 4 ao 6

  • A relação de Carlos e de Gouverinho torna-se enjoativa para Carlos. Acontece uma corrida de cavalos nesta situação a sociedade lisboeta e críticada. E acontece uma discussão.
  • A condessa vai para o Porto com o marido, dando espaço a Carlos. M.Eduarda e Carlos comecam a ter uma relação de pura estima, que não deveria passar disso, vendosse todos os dias.
  • Ega e os Gouvarinhos voltatam para Lisboa, Ega fica no Ramalhete. Carlos decide alugar a quinta de Craft para Maria Eduarda.

Capítulo 10 ao 12

"Os Maias" é um romance publicado originalmente em 1888, a história acompanha a vida da família Maia, uma das mais influentes de Lisboa na segunda metade do século XIX. Dramas pessoais e as tensões sociais e políticas da época da família Maia, como os temas amor proibido, decadência da aristocracia, corrupção, e as mudanças sociais e culturais de Portugal durante a transição para a modernidade. Durante o enredo Eça usa uma narrativa minuciosa, o que em alguns momentos como nas descrições dos espaços pode ser entediante, e ironia com o objectivo de criticar a alta sociedade portuguesa.Este livro é reconhecido como uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, sendo muito conhecida para além da fronteiras potuguesas. É uma obra que ajuda a enteder como era a cultura e sociedade do século XIX em Portugal.

Capítulo 7 ao 9

  • Craft e Dâmaso passam a frequentar o Ramalhete. Carlos cruza-se com uma mulher misteriosa, no jantar no Central. A condessa finge que o seu filho está doente, para encontrar Carlos no consultório.
  • Carlos junto de Cruges vão para Sintra, com o objetivo de encontrar a paixão desconhecida de Carlos, mas não a encontram. Encontra Eusebiozinho no hotel Nunes.
  • É descoberto o romance de Ega com Raquel Cohen. Maria vai atrás de Carlos, pois tinha um membro da família doente e precisava de um médico. Assim Carlos vai se aproximando da família Castro Gomes.

  • Apresentação do Ramalhete, das presonaguens Afonso Da Maia, sua mulher, Pedro Da Maia, e M.Monforte.
  • Pedro e Maria casasse, vão para Itália, depois para París e por fim para Lisboa. Tem 2 filhos, Maria foge com Tancredo e a filha. Pedro volta para o pai, suicidade e Afonso passa a cuidar de Carlos.
  • Carlos recebe uma educação inglêsa, e Eusebiozinho uma educação portuguesa. Anfonso recebe notícias de que a neta está morta. O Vilaça morre e seu filho assume o seu posto.

Capítulo 1 ao 3

A quinta é do senhor Craft, mas é arrendada por Carlos. Com o ituito de M.Eduarda viver lá.Nesta parte do capítulo Eduarda diz a Carlos que não gosta de muitas das decurações da casa, principalmente da contidade exagerada de dourado (oiro).

Toca / Quinta nos Olivais

Imaguem meramente elustrativa