Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Tarsila do amaral

Tarsila nasceu em 1886 na fazenda Sao Bernardo , no muniçipio de Capivari localizado no interior do Estado de Sao Paulo no Brasil .Tarsila era filha de José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral.Tarsila passou a sua infancia e adolescencia nas quintas que o seu pai herdou do seu avo

Tarsila estudou em São Paulo no Colégio de freiras e no Colégio Siom.Completou os seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou o seu primeiro quadro, «Sagrado Coração de Jesus» , aos 16 anos.

Em 1916 começa atrabalhar no atlie de William Zading, escultor sueco radicado em São Paulo. Com ele aprende a fazer modelagem em barro...'

E em 1920 vai para paris ,onde estuda na Academia Julian, escola de pintura e escultura. E tanbem estudou com Emile Renard.

Tarsila tem uma tela sua admitida no Salão oficial dos artistas Francesses em 1922.Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do «Grupo dos Cinco» juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia.

Volta á Europa em 1923 e mantem contacto com os modernistas que la se encontravam, são intelectuais ,pintores, musicos e poetas.

Estudou com Albert Gleizes e Fernand Leger, grandes mestres cubistas.

Mantem estreita a amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visitou o Brasil em 1924.

Inicia sua pintura «Pau Brasil», dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros .

Em 1925 ilustra o livro «Pau Brasil» de Oswald de Andrade . Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso.Em 1933 pinta o quadro «Operarios» e do inicio á pintura social no Brasil .Nos anos 50 volta ao tema «Pau Brasil». Em 1951 participa da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem uma sala especial na VII Bienal de são Paulo e no ano seguinte tem participação especial no XXXII de Veneza.

Tarsila realiza em 1970, no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, uma retrospectiva, «Tarsila: 50 anos de Pintura»Recebeu um premio «Golfinho de ouro» em 1971.

Tarsila de Amaral faleceu em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973 aos 86 anos.