Full screen

Share

Show pages

Tarsila do amaral
Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Tarsila do amaral

Tarsila nasceu em 1886 na fazenda Sao Bernardo , no muniçipio de Capivari localizado no interior do Estado de Sao Paulo no Brasil .Tarsila era filha de José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral.Tarsila passou a sua infancia e adolescencia nas quintas que o seu pai herdou do seu avo

Tarsila estudou em São Paulo no Colégio de freiras e no Colégio Siom.Completou os seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou o seu primeiro quadro, «Sagrado Coração de Jesus» , aos 16 anos.

Em 1916 começa atrabalhar no atlie de William Zading, escultor sueco radicado em São Paulo. Com ele aprende a fazer modelagem em barro...'

E em 1920 vai para paris ,onde estuda na Academia Julian, escola de pintura e escultura. E tanbem estudou com Emile Renard.

Tarsila tem uma tela sua admitida no Salão oficial dos artistas Francesses em 1922.Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do «Grupo dos Cinco» juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia.

Volta á Europa em 1923 e mantem contacto com os modernistas que la se encontravam, são intelectuais ,pintores, musicos e poetas.

Estudou com Albert Gleizes e Fernand Leger, grandes mestres cubistas.

Mantem estreita a amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visitou o Brasil em 1924.

Inicia sua pintura «Pau Brasil», dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros .

Em 1925 ilustra o livro «Pau Brasil» de Oswald de Andrade . Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso.Em 1933 pinta o quadro «Operarios» e do inicio á pintura social no Brasil .Nos anos 50 volta ao tema «Pau Brasil». Em 1951 participa da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem uma sala especial na VII Bienal de são Paulo e no ano seguinte tem participação especial no XXXII de Veneza.

Tarsila realiza em 1970, no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, uma retrospectiva, «Tarsila: 50 anos de Pintura»Recebeu um premio «Golfinho de ouro» em 1971.

Tarsila de Amaral faleceu em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973 aos 86 anos.

Next page

genially options