Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Cópia - TCC Educação Superior Harmonia
Leonor Tavares
Created on March 13, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Ana plácido e Camilo
O amor de perdição
Assuntos abordados
1.
Dados biográficos do casal
2.
O tempo em que foi vivido o seu amor
3.
Influência deste casal na história e nas diferentes manifestações artísticas
4.
As mentalidades da época
5.
Os padrões morais
6.
O que existe de excecional ou incomum neste relacionamento/ história
1.
Dados biográficos do casal
Biografia de Camilo Castelo Branco:
Camilo Castelo Branco nasceu em 1825, em Lisboa, e faleceu em 1890 em S.Miguel de Seide (Famalicão). Passou pelo curso de medecina, estreou-se nas letras em 1845. Em 1850 conhece Ana Plácido,com quem fica e publica,o seu primeiro romance, Anátema. Em 1860 é preso. Entre 1862 e 1863 publica 11 novelas e romances e torna-se o primeiro escritor profissional em portugal com obras como "Amor de perdição","A queda de um Anjo","Eusébio Macário", "Coração, Cabeça e Estômago", "Maria Moises", "Amor de Salvação", "Onde Está a Felicidade?", "A Sereia", "A freira no subterraneo", "A Bruxa de Monte Córdova", "A mulher fatal", entre outros. A 1 de Junho de 1890, cego, impossibilitado de escrever suicida-se com um tiro de revolver.
1.
Dados biográficos do casal
Biografia de Ana Plácido:
Ana Plácido (Ana Augusta Vieira Plácido) nasceu no Porto em 1831 e morreu em São Miguel de Seide (Vila Nova de Famalicão) em 1895. Ana Plácido ficou notabilizada porter sido mulher do escritor Camilo Castelo Branco. Casou-se com um comerciante abastado quando ainda tinha 19 anos e ele 43, forçada pelo pai. Foi pressa a 1860 por adultério. Algumas das publicações que contaram com a colaboração de Ana Plácido: A Esperança – Semanário de Recreio Literário, Revista Contemporânea de Portugal e Brasil.Em 1863 publicou o seu primeiro romance, Luz Coada por Ferros. Em 1871, publicou o romance Herança de Lágrimas (Sibila Publicações, 2019). Sob o pseudónimo de Gastão Vidal de Negreiros, começou a publicar na Gazeta Literária do Porto o romance Regina, que ficou inacabado.
2.
O tempo em que foi vivido o seu amor
Nos finais do século XIX. Entre 1850, onde se encontraram pela primeira vez num baile da Associação Portuense, quando Ana Plácido ainda tinha 19 anos e ele por volta dos 25 anos. Só por volta de 1858 começou o verdadeiro romance entre Ana e Camilo. Depois de sair da prisão , Ana Plácido, continuou a viver com o marido, Manuel Pinheiro, e depois só começaram a viver juntos perto de 1871. Esse amor durou até 1890, quando Camilo Castelo Branco se suicidou.
3.
Influência deste casal na história
nas diferentes manifestações artísticas
Depois de alguns anos do acontecido, a história ficou tão famosa que começaram a fazer representações dela, no teatro, no cinema, novelas com a história, livros, escultura e desenhos.
Ana Plácido E Camilo Castelo foram um casal notável na história literária e cultura de portugal durante o séculos XIX . Camilo reconhecido como um dos maiores escritores portugueses do séc. XIX , conhecido pelos seu romances românticos e realistas . Ana era uma figura importante embora talvez menos conhecida pelo público em geral.. Ambos têm influência na história com os seus trabalhos literários e no impacto que tiveram na sociedade portuguesa da época.
4.
As mentalidades da época
No século XIX, no tempo em que o adultério era um crime e as prisões depósitos de suspeitos, que por ali ficavam a aguardar julgamento. No caso de Ana Plácido e Camilo só ficaram presos durante mais ou menos 1 ano.
Nesta época o ato de traição era de extrema imoralidade e não caiu com bons olhares à sociedade portuense . Nenhuma mulher poderia infrigir as regras estabelecidas que as mulheres só poderiam estar com o marido. Este amor entre Camilo e Ana Plácido vem contrariar os costumes e a moralidade da sociedade.
5.
Os padrões morais
A paixão juntou Camilo e Ana Plácido, mesmo os dois sabendo que podiam cair em desgraça, por ela estar casada, em violação dos deveres conjugais. Em 1860 foram detidos e pronunciados por adultério, ficando ela no pavilhão das mulheres, ele no piso privilegiado destinado a ilustres e abastados, conhecido como os “quartos da Malta”. Um ano depois seriam declarados inocentes e libertados.
6.
O que existe de excecional ou incomum neste relacionamento/ história
Este casal destingue-se dos outros por contrariarem os valores da sociedade. Ana Plácido casada com um burguês bastante rico preferiu ficar com um escritor moderado. E mesmo sabendo que aquilo lhe poderia trazer problemas ela continuou por conta do amor. Este casal defendia a
importância do acesso da mulher ao estudo, a valorização da escrita feminina e o seu reconhecimento como escritora o que os diferenciava das outras pessoas da época .