Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dimensão Patriótica

Rodrigo Castelo

Created on March 12, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Dimensão patriótica

e D.Manuel de Sousa Coutinho

realizado por:José Marques N-9 Rodrigo castelo n-21 Tiago Ferreira n-26 tiago cassandra n-27

Índice

características românticas

Parelismo entre ações

perda de racionalidade de D.manuel

 O Romantismo explicitação

relevância do incêndio

o patriotismo e o herói romântico

Paralelismo existente entre a Instabilidade Nacional no tempo de Almeida Garrett e a vivida no tempo da ação dramática

Retrato de D.Filipe I

Caricatura sobre as guerras liberais portuguesas

Parelismo entre ações

O paralelismo entre esses dois períodos históricos reside na presença de conflitos políticos, sociais e religiosos que afetaram profundamente a vida dos portugueses e influenciaram as obras de Almeida Garrett, seja diretamente em sua época ou retratando eventos históricos passados.

 O Romantismo – Explicitação

 O Romantismo – Origens Sociais

Almeida Garrett refletiu essas mudanças em suas obras. Em "Frei Luís de Sousa", especificamente, ele explora temas como...

O Romantismo – Origens Políticas

Almeida Garrett, reflete as origens políticas ao explorar temas como nacionalismo, a crítica ao absolutismo e reflete sobre o passado histórico português...

 O Romantismo – Explicitação

O Romantismo - Origens Literárias

"Frei Luís de Sousa" incorpora as origens literárias do Romantismo ao expressar a subjetividade dos personagens, idealizar a natureza e a história, e valorizar o passado como uma fonte de inspiração e drama.

 Expressão patriota - O herói romântico

Expressão Simbólica do Patriotismo

Em "Frei Luís de Sousa", Manuel de Sousa Coutinho é quem simboliza o caráter patriota do povo português face ao domínio e opressão filipina.

Manuel - Herói romântico

Era um homem corajoso, nobre, defensor dos seus ideais e patriota, de caráter "superior"

«Há de saber-se no mundo que ainda há umportuguês emPortugal.»

«...vou dar uma lição aos nossos tiranos que lhes há de lembrar...»

Retrato de Manuel

- Ato Primeiro - Cena VIII

Caracterísitcas românticas presentes em "Frei Luís de Sousa"

Conflito entre dever e desejo

Idealização do amor

D.Madalena de Vilhena, mesmo com uma profunda crença na volta do ex-marido, decide casar-se com Manuel, sentenciado então sua filha, consequência do sofrimento emocional e espiritual causado pela quebra da moral e dos valores familiares.

Manuel de Sousa Coutinho e D.Madalena, mesmo sabendo que o seu casamento seria sempre visto como "pecador" devido às teorias de que D.João estaria vivo decidem criar um ideal de amor impossível.

Evolução trágica do ambiente e dos personagens a nível psicológico

Com o decorrer dos atos, a famíla passa do palácio de Manuel, elegante e luxuoso para o palácio de D.João,de aparência melancólica, e posteriormente para a parte baixa do mesmo, o que influencia mentalmente os próprios personagens de forma negativa.

Perda de racionalidade por parte de Manuel de Sousa Coutinho

Conflitos familiares e dilemas morais

A crença no mito sebastianista acompanhado por D.João vão fazer com que Madalena seja "consumida" por agouros, o que obriga Manuel a olhar pra isso de uma forma menos racional.

Culpa e remorso

Sobreposição do herói romântico

Manuel carrega consigo a culpa pela situação em que se encontra, com o retorno de D.João, no qual acreditava estar morto. Esses sentimentos de culpa e remorso afetam sua racionalidade, tornando mais difícil para ele tomar decisões objetivas e equilibradas.

Face ao seu caráter patriota, Manuel vai muitas vezes agir de uma forma mais instintiva do que racional, como aconteceu quando pegou fogo ao seu palácio.

 Relevância do Incêndio para a progressão dramática

Além disso, o incêndio cria uma atmosfera de suspense e conflito que contribui para a progressão dramática da peça, aumentando a complexidade das relações entre mesmas personagens. O incêndio e a destruição do retrato de D. Manuel no "Frei Luís de Sousa" têm uma relevância significativa para a progressão dramática da peça.

Relevância do incêndio

O incêndio no "Frei Luís de Sousa"um evento de grande relevância para a peça. Ele serve como um momento de intensa tensão e dramaticidade, marcando uma virada na história dos personagens. O incêndio simboliza a destruição das ilusões e da estabilidade aparente da vida de Madalena e Manuel de Sousa Coutinho.