PSI_M15_ARQ CLIENTE-SERVIDOR
Ana Paula Tavares
Created on March 11, 2024
Conceitos essenciais sobre a arquitetura cliente-servidor.
Over 30 million people create interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
A GLIMPSE INTO CAPE TOWN’S PAST
Presentation
Transcript
Formadora: Ana Paula Tavares
ARQUITETURA CLIENTE-SERVIDOR
módulo 15 Linguagem de Definição de Dados
Programação e sistemas de informação 12º Ano
Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Introdução
Tipos de servidores
Servidor de base de dados
Conceitos gerais
arquitetura cliente-servidor
Componentes
MÓDULO 15
+ info
INTRODUção
O servidor é capaz de processar aplicações, armazenar dados e prestar serviços. O cliente é um computador que solicita esses serviços e recursos. Na TI, ambos formam a arquitetura conhecida como “cliente-servidor”.
A estrutura cliente-servidor é um modelo de arquitetura de rede amplamente utilizado em ambientes de Tecnologias de Informação (TI). Os computadores são divididos em dois grupos: 1 - servidores, que fornecem serviços ou recursos; 2 - clientes, que solicitam estes serviços e recursos, recebendo-os como respostas.
Conceitos gerais
O que caracteriza este modelo não é o hardware dos computadores, mesmo quando estão ligados em rede, mas sim o software e o seu modo de funcionamento.
Rede
Servidor
Bases de dados
Interface de programação de aplicações (API)
Protocolos de comunicação
Cliente
componentes
Numa estrutura cliente-servidor existem vários componentes que trabalham juntos para fornecer serviços e recursos aos clientes, permitindo que acedam a informações e realizem tarefas em um ambiente seguro e confiável.
tipos de servidores
Existem vários tipos de servidores. Para programar em lingagem SQL, usando o Xampp, necessitamos de um servidor web - Apache e um servidor de base de dados - Mysql.
Servidor web
Fornece páginas web aos browsers.
Servidor de BD
Fornece acesso a bases de dados.
vantagem
Mysql
SERVIDOR DE BD
O MySQL é um SGBD relacional e também um Servidor de Bases de Dados. Como SGBD permite a criação e gestão de bases de dados relacionais, incluindo a utilização da linguagem SQL. Como Servidor de Bases de Dados utiliza a arquitetura cliente-servidor.
O MySQL não é um servidor web, como tal quando quisermos aceder a uma BD via web, o MySQL não pode atuar sozinho, mas em conjunto com um servidor web para poder responder aos pedidos dos clientes através da internet.
O acesso remoto a um servidor de bases de dados via internet implica a atuação conjunta de um servidor web com o servidor de bases de dados.
É uma camada de software que permite que as aplicações comuniquem com o servidor e acedam aos seus serviços ou recursos. As APIs podem ser usadas para desenvolver aplicações personalizadas que se integram facilmente com o servidor.
Vantagem de utilizar a arquitetura cliente-servidor
O controlo das BDs fica centralizado numa única máquina – o servidor, podendo satisfazer, de forma controlada, os acessos e operações dos clientes em relação a essas BDs. Pode ser instalado:
- Num computador pessoal para estudo ou trabalho individual.
- Num computador ligado em rede a outros computadores aos quais presta serviços de acesso a uma ou mais BDs.
Servidor de BD
É um conjunto de regras e procedimentos que regem a comunicação entre o cliente e o servidor. Entre os protocolos mais comuns estão o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) usado na web, o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) usado no e-mail e o FTP (File Transfer Protocol) usado para transferir ficheiros.
A comunicação cliente-servidor é baseada em troca de mensagens, onde o servidor recebe e interpreta os pedidos dos clientes, faz a gestão dos pedidos e dos recursos disponíveis e envia as respostas aos programas clientes.
Este tipo de modelo é amplamente utilizado em rede de computadores, onde vários dispositivos podem-se ligar a um servidor central para aceder a recursos compartilhados, como ficheiros, impressoras, bases de dados, aplicações e serviços de internet. A arquitetura cliente-servidor pode ser implementada de diferentes maneiras, como em aplicações web, jogos online, sistemas de gestão de bases de dados, entre outros.
É um dispositivo de computação, como desktops, smartphones, tablets ou aplicações. Através de protocolos de rede, estabelece a ligação a servidores para fazer um pedido de serviço ou recurso e aguarda a resposta.
Servidor web Servidor de ficheiros Servidor de base de dados Servidor de aplicação Servidor de e-mail Servidor de streaming / Servidor de mídia Servidor de backup Servidor FTP Servidor Proxy Servidor de jogos
Principais tipos de servidores
É a infraestrutura que liga os clientes ao servidor. Ela pode ser local, como uma rede de área local (LAN), ou global, como a internet.
É um componente opcional e pode ser usado pelo servidor para armazenar e gerir dados usados pelos clientes. Estes dados, podem incluir informações do utilizador ou de aplicações.
É o componente do sistema que fornece os serviços ou recursos solicitados pelos clientes. Estes servidores podem ser um computador projetado especificamente para gerir e fornecer serviços aos clientes, ou ainda, um software que é executado num servidor de rede.