Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Portfólio de Grupo " A Literacia Multimodal na Escola"
teresa brito
Created on March 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Portfólio Trabalho de Grupo
"A Literacia Multimodal na Escola"
Trabalho realizado por: Carla Alexandra Dinis Moura Heitor Esperança do Céu da Silva de Almeida Dias Teresa Conceição Marques Maio de Brito
Índice
Introdução
Atividades realizadas durante a formação
Propostas de Trabalho com o Texto Multimodal
Conclusão
Bibliografia/Webgrafia
01
INTRODUÇÃO
Introdução
Com o desenvolvimento das novas tecnologias, o texto ultrapassou o domínio das palavras e das frases, ou seja, a modalidade escrita da linguagem deu origem a novas composições textuais - escrita, oral, auditiva e visual. Enquanto docentes, devemos enquadrar o ensino do Português e Inglês em projetos interdisciplinares mais amplos e que valorizem a multimodalidade de forma a torná-los mais dinâmicos e despoletar o interesse dos alunos. Todos os documentos que balizam o processo ensino - aprendizagem (Programas e Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) seguem esta linha de pensamento, pois reconhecem que é necessário aprender a mobilizar a compreensão e produção de diferentes recursos verbais e não-verbais nos textos, utilizando de forma oportuna recursos tecnológicos. Todas as sessões permitiram sensibilizar os docentes relativamente à temática em questão, proporcionando aos mesmos a partilha e análise de informação enquadrada numa multiplicidade de textos modelo e outros, futuramente, a explorar, dando-lhes a oportunidade de analisar e desenvolver trabalhos que irão enriquecer a sua prática pedagógica.
02
Atividades realizadas durante a formação
Atividade 1 Discrepância entre imagem e texto
sEssão 2 23 fevereiro 2024
Atividade 2 Texto multimodal - O Cartoon
Sessão 3 24 fevereiro 2024
Atividade: Criação de Cartoon
Atividade 1 Fotolegendagem
Sessão 6 E 7 02 MARÇO 2024
Atividade 2 Legendar uma imagem (Imagem 5)
Sessão 2
23 fevereiro 2024
Atividade 1 Discrepância entre imagem e texto
O estudo da multimodalidade implica uma reflexão sobre certas questões fundamentais como a relação imagem/texto e como os significados são produzidos, distribuídos, recebidos, interpretados e criados na interpretação por meio de modos representacionais e comunicacionais. Leva-se também em consideração o papel e importância da imagem visual na composição do texto, tendo-se que tomar como estatuto geral a relação entre imagem e espectador, bem como a relação entre os elementos dessa imagem na materialização do texto. Os recursos multimodais constitutivos do TEXTO em questão (acima supracitado), apresentam e destacam a imagem, dentre os outros recursos semióticos, como meio de interagir com o aluno, propiciando dessa forma, uma compreensão mais ampla da obra em estudo no quinto ano de escolaridade. No entanto, a imagem apresentada, no Manual Escolar (Palavra puxa Palavra – Edições ASA, 5.ºAno, página 81) não corresponde na íntegra à descrição, da Senhora Gage, personagem principal da Obra de Educação Literária: “A Viúva e o Papagaio”, de Virgínia Woolf. Curiosamente, na imagem do manual, a Senhora Gage aparenta ser uma mulher de meia idade e não uma idosa. A expressão facial e corporal não coincide com a linguagem verbal descrita. Até mesmo a textura da pele das mãos não evidencia “rugas”. Segue em anexo a capa do Livro, onde se pode visualizar esta evidência/ CONTRASTE. De facto, a imagem do livro corresponde com a descrição verbal supracitada, mas a do Manual, não!
Curiosidade - Pesquisa (Reflexão)A questão do significado na teoria de comunicação multimodal (Kress & Van Leeuwen)
Em “Multimodal Discourse” de 2001, Gunther Kress and Van Leeuwen referem a intenção inicial, segundo o próprio prefácio que gostavam de escrever um guia para a análise multimodal. No entanto, somente quando começaram a trabalhar a fundo a idéia de prática e deixaram a idéia de linguagem de multimídia de lado para adotar a idéia de comunicação e de se perguntar como as pessoas utilizam os recursos semióticos para “significar” em contextos sociais concretos, “começamos a ver alguma luz no fim do túnel” (palavras dos autores). Nesse caminho escolhido, tratar a questão do significado tornou-se crucial. Segundo os autores, para linguística tradicional, ”o significado é criado uma vez só”. A mensagem articula-se através da dupla articulação da linguagem, entre a articulação de forma e significado. Em textos multimodais, o significado constrói-se em múltiplas articulações. A construção do significado nos textos multimodais acontece em quatro domínios da prática da linguagem, que Kress e Van Leeuwen chamam de estratos para mostrar a relação com Linguística Funcional de Halliday. A visão de Halliday sobre texto aborda a imagem como parte do texto por ser abrangente e permite falar sobre a construção de significados através dos elementos textuais, que inclui a imagem. Kress & Van Leeuwen apresentam esses quatro estratos sem uma hierarquia a ser seguida, são eles:
discurso (discourse), design (design), produção (production) e distribuição (distribution).
Sessão 2
23 fevereiro 2024
Atividade 2 Texto Multimodal - O Cartoon
1. Observar o cartoon atribuído ao grupo; 2. Proceder a uma breve análise, considerando: a) Tema do cartoon b) Requisitos para a compreensão deste cartoon c) Forma de colocação no texto d) Marcas linguísticas e) Imagem f) Mensagem do cartoonista
Tema do cartoon :Sustentabilidade do PlanetaRequisitos para a compreensão deste cartoon: - Tema atual; várias campanhas de sensibilização (Público 2006) - Colocação no texto – através da encenação (feita por meio de uma réplica de uma conversa entre três personagens que interagem) Marcas linguísticas: Associadas ao discurso produzido em contexto imediato (marcas dialógicas).
Público, 29/01/2006
Quadro único 1. Texto icónico Homens pré-históricos e a descoberta do fogo: a imagem mostra dois homens pré-históricos, provavelmente da Idade da Pedra, observando uma chama (fogo - foi um marco crucial na evolução humana). As personagens são reconhecidas pelas suas vestes pré-históricas, habitantes de um planeta saudável, verde e tranquilo. O chão com linha curva representa o planeta. 2. Texto verbal Na componente verbal salientamos a utilização da expressividade dos sinais de pontuação: os pontos de exclamação e as reticências. “Acabamos de descobrir o fogo!”, frase exclamativa com intenção de expressar entusiasmo, orgulho pela descoberta (o fogo), no entanto a personagem que está de pé já manifesta preocupação com o seu futuro (futurologia) expressa na frase que termina com o uso das reticências “Se vocês não param com essas experiências, daqui a alguns milhares de anos vamos estar a debater a sustentabilidade do planeta…”.
Imagem: Representação narrativa: a expressão nos rostos dos homens sentados sugere surpresa e satisfação perante a descoberta do fogo versus a postura corporal do homem de pé que revela preocupação com uma previsão do futuro aquecimento global. Representações conceptuais: Identificação das vestes e traços físicos das personagens. Inferências: preocupação com a temática atual que é sustentabilidade do planeta. O fogo, inicialmente benéfico para os seres humanos, agora representa os desafios ambientais que enfrentamos.
Mensagem do cartoonista: Sensibilizar os leitores para a problemática ambiental. O cartoonista lembra-nos da importância de equilibrar o progresso humano com a responsabilidade ambiental. Efeito irónico: imagem na qual o cartoonista do século XXI usa personagens representativas do homem primitivo; este tipicamente retratado com vestes de peles de animais, desgrenhado. As pedras ajudam a complementar o quadro de uma era primitiva. Trata-se de um tempo cronológico que só o recetor consegue decifrar.
Sessão 3
24 fevereiro 2024
Atividade Criação de um Cartoon
Criar um cartoon, com texto verbal e texto icónico, selecionando- Público-alvo - Tema - Mensagem
Cartoon elaborado no CANVA
https://www.canva.com/
Algumas páginas úteis/links sobre o Cartoon:
- https://worldpresscartoon.art/
- https://europeancartoonaward.com/
- https://cartoonmovement.com/
- https://www.standup4humanrights.org/layout/files/
- https://run.unl.pt/handle/10362/6646
- https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/pub_geral.pub_view?pi_
- https://repositorio.ul.pt/handle/10451/6958
Outros Links sugeridos ...
Melhorar a nossa prática letiva e tornar o Ensino: atual/ A PAR DAS NOVAS TECNOLOGIAS, divertido, desafiante e... MOTIVADOR!
https://makebeliefscomix.com/
Banda Desenhada
https://www.storyboardthat.com/pt/storyboard-criador
Texto em forma de imagem
https://wordart.com/
Sopa de Letras / Crucigramas
https://www.educima.com/wordsearch.php
Puzzles
https://www.educaplay.com/user/4467650-formacao/
https://wordwall.net/ https://kahoot.com/schools-u/
Testes Interativos
https://www.etwinning.pt/site/ferramentas-digitais
Curiosidades- Informações a relembrar
Formadoras: Naseema Saiyad e Denise Estrócio
Deveremos privilegiar para o trabalho com o texto multimodal.
- Este género trata de assuntos políticos e sociais da atualidade, com temas que são considerados opiniões dos autores expressados de forma satírica.
- Cartoons- Infografias - Gráficos - Tabelas - Anúncios - BD - …
- O cartoon faz parte da atividade jornalística (é publicado em jornais ou revistas),mas também pode ser considerado como uma ação de linguagem pertencente à atividade lúdica.
Sobre o CartoonQUEM ESCREVE? Cartunista ou cartoonista(≠cartonista) PARA QUEM? Leitores de revistas, jornais ou livros de cartoon COM QUE INTENÇÃO? Objetivo: brincar com algumas situações da atualidade e promover a reflexão em simultâneo QUAL A ESTRUTURA? Imagem (+inscrição da fala das personagens e/ou legendas) QUE REGISTODELÍNGUA UTILIZA? Linguagem informal
Pesquisa Sabias que...?
Cartoon é um termo de origem britânica que significa cartão, cuja origem vem da palavra italiana cartone?
Cartoonistas famosos espalhados pelo mundo, que ...além de talentosos desenhistas, usam de suas obras para levantar críticas e debates importantes. Entre os mais famosos, podemos destacar:
Bil Watterson – criador do Calvin Carl Barcks – criador do Pato Donald Jim Aparo – criador do Batman Jim Davis – que criou o Garfield E... existem mais.....
Sessão 6 e 7
02 março 2024
Atividade 1 Fotolegendagem
TAREFA - - Selecionem uma imagem (a atribuída ao grupo ou outra à vossa escolha). - Apresentem um conjunto de instruções para a legendagem dessa imagem. - Apresentem os critérios de avaliação desse trabalho.
Trabalho de Grupo
Instruções - Observa a imagem com atenção. - O que te transmite? - Redige uma legenda para completar esta imagem (informação não visível na imagem). Critérios de Avaliação - Coerência e pertinência da informação - Repertório vocabular - Ortografia - Criatividade
Sessão 6 e 7
02 março 2024
Atividade 2
Legendar a imagem de outro grupo de trabalho, de acordo com as instruções apresentadas.
Proposta: Legendar a imagem 5
Instruções1. Atenta na imagem. 2. Faz a legenda, usando exclusivamente a língua portuguesa, de uma forma original, tendo como base os seguintes elementos: - Paisagem; - Elementos da natureza; - Intervenientes; - Planos; - Cores; - Sombra/luz. Critérios de Avaliação: - Escrita original; - Adequação da mensagem à imagem; - Correção ortográfica; - Pertinência / atualidade de assunto.
Proposta de trabalho do nosso Grupo ao desafio proposto ....
1. Paisagem: beira-mar 2. Elementos da natureza: água; areia; pedras; paus; rochas; tronco. 3. Intervenientes: um cão claro e um cão escuro. 4. Planos: 1.º - tronco; 2.º - areal onde estão os dois cães; 3.º - mar; 4.º - encosta. 5. Cores: cinzento; preto e branco. 6. Sombra/ luz: reflexo da luz no mar
As tempestades da vida são inevitáveis…
MAS… UMA AMIZADE VERDADEIRA É INABALÁVEL!
03
PROPOSTA(S) DE TRABALHO COM O TEXTO MULTIMODAL
Sequência Didática
Proposta de trabalho com o texto multimodal Aulas de Português (90m+90m)
6.ºAno
Objetivos
Sumário
Recursos Disponíveis
- Interpretar um texto publicitário.- Distinguir informação implícita e informação explícita. - Fazer deduções e inferências. Aperceber-se de recursos utilizados na construção dos textos publicitários (linguagem figurada; recursos expressivos – onomatopeia, enumeração, personificação, comparação e metáfora) e justificar a sua utilização. - Produzir textos multimodais com diferentes finalidades e com coerência (Usar fluentemente a língua mobilizando diversos recursos verbais e não verbais, e utilizando de forma oportuna recursos tecnológicos).
· Leitura de textos publicitários e produção de texto multimodal sobre um recurso expressivo. · Revisão de recursos expressivos - onomatopeia, enumeração, personificação, comparação e metáfora.
· Textos publicitários . Vídeo- Escola Virtual. Computador / Internet
Avaliação
Atividades
· Ponto de partida: apresentar ecopontos/ sacos do lixo próprios para reciclar e pedir aos alunos para associarem cada cor à respetiva reciclagem. · Apreciação / interpretação de anúncios publicitários. Diálogo com os alunos sobre as ideias fundamentais dos anúncios – Anexos 1 e 2. · Diálogo com os alunos sobre a estrutura e as características de um texto publicitário – Anexo 3. · A partir dos anúncios analisados, passar para a noção de recurso expressivo através da visualização de uma animação: (https://app.escolavirtual.pt/lms/assetsearchteacher?pattern=recursos%20expressivos). · Identificação / explicação do recurso expressivo “onomatopeia, enumeração, personificação, comparação e metáfora”. Identificação/reconhecimento deste recurso expressivo em frases. · . Apresentação de alguns recursos expressivos aos alunos através de algumas ferramentas digitais – Canva. · Trabalho de grupo: pedir aos alunos para criarem pequenos textos utilizando os recursos expressivos aprendidos, recorrendo a algumas ferramentas digitais, de acordo com exemplo dado pela professora – anexo 4. · Cada grupo escolherá um recurso expressivo e posteriormente fará a apresentação do mesmo, identificando-o e exemplificando-o, recorrendo a algumas ferramentas digitais – piktochart, Canva. · Apresentação multimodal dos trabalhos elaborados. Os alunos podem compartilhar esses textos no blog da turma (padlet) ou numa apresentação multimodal. . Na aula seguinte, o docente oferece um jogo didático sobre a temática em questão de forma a se realizar a consolidação deste conteúdo.
· Observação direta das atitudes, da participação e do desempenho dos alunos nas aulas. · Produção oral e escrita.
Observações: 1. O professor poderá chamar a atenção para algumas regras universais essenciais à manutenção de uma boa interação conversacional, como, por exemplo construir enunciados completos, claros e dentro dos objetivos da discussão, intervir de forma coordenada com os outros, etc. 2. A combinação de vídeo, texto e interatividade tornará aprendizagem mais dinâmica e significativa.
Observações:
De referir, que após termino desta Formação e tendo as Formadoras impulsionado de forma NOTÓRIA, a nossa CRIATIVIDADE com a apresentação de uma multiplicidade de sugestões de trabalho, fazendo uso de vários links e plataformas digitais, elaboramos alguns materiais didádicos sobre a sequência didática em questão, nomeadamente: - O PPT Template da semana - documento que norteia esta proposta de trabalho (ainda em construção). - Jogo Didático sobre os Recursos Expressivos (Corel Draw) - Autocolantes sobre o conteúdo para colocar no Caderno Diário. (Corel Draw ou no Aplicativo da WEB: learningapps.org .
https://learningapps.org/home.php
https://learningapps.org/17495396
Gramática: recursos expressivos_«História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar», Luís Sepúlveda
Construção de um Envelope no Corel Draw elaborado pelas formandas:
Recursos Expressivos
Specially to: Denise Estrócio
Specially to: Naseematul Saiyad
Finalização do envelope!
Construção de um Cartoon
Uso de BD
Personificação
Jogo Didático
Onomatopeia
Nota: - O jogo é recortado pelos alunos - Seguidamente procedem ao matching - Quando terminarem guardam as etiquetas no envelope.
Enumeração
Comparação
Metáfora
Anexos
Fonte: Anexo 1, 2 e 3 Manual Escolar Palavra Puxa Palavra 6.ºAno de Escolaridade Página 33, Edições ASA
Fonte: Anexo 4 Manual Escolar Livro Aberto, 5.ºAno de Escolaridade Página 120, Porto Editora
Title here
Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4
04
cONCLUSÃO
Após o término desta formação, concluímos que desde que as novas tecnologias passaram a ser incorporadas no dia a dia, que as formas de comunicação também sofreram modificações. Como consequência, os textos passaram de um padrão quase monomodal para textos multimodais, em que cada vez mais o visual ganha importância e destaque. Deste modo, durante esta ação de formação tivemos a oportunidade de refletir e defender uma escola direcionada para o ensino da multimodalidade. Queremos que os nossos alunos se desenvolvam como leitores e escritores proficientes, e para isso é necessário que o ensino da relação verbal e não verbal seja considerado na prática letiva. É necessário que o discente tenha uma postura crítica também diante do que vê, pois se a escola não vai ao encontro deste novo patamar, corre-se o risco de uma fratura entre os textos que o aluno encontrará na sociedade e aqueles aprendidos na escola. Destacamos que o objetivo primordial desta ação é promover o desenvolvimento de uma literacia multimodal e ficamos recetivos e motivados para a criação/ implemerntação de actividades que abraçam este novo DESAFIO!
05
bIBLIOGRAFIA wEBGRAFIA
Referências Bibliográficas
Web links
● https://novaresearch.unl.pt/en/publications/multimodalidade-e-multiliteracia-elementos-verbais-e-n%C3%A3o-verbais- ● https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/850758/resource
-Manual Escolar Palavra puxa Palavra, 6.ºAno, Edições ASA
CURIOSIDADE ... e..... agradecimento!
E porque aprender faz-nos Crescer ...
Relembramos que o Dia Internacional da Literacia é celebrado anualmente a 8 de setembro, desde 1967, após ter sido inicialmente proclamado pela Unesco em 1966. Este dia tem como objetivo salientar a importância da literacia para todos - indivíduos, comunidades e sociedades.
Esta é uma data que nos incentiva a direcionar os nossos esforços para a alfabetização e aprendizagem ao longo da vida, tanto em crianças e jovens como nos adultos.
A escolha do Tema desta Formação é de ELOGIAR!
As Formadoras PARTILHARAM com todos os docentes, ideias excecionais, que irão desenvolver nas suas Escolas e irão proporcionar a crianças e jovens alunos(as) um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado, atualizado e harmonioso.
Watch
"O professor: a árvore do conhecimento, o guia no desenvolvimento, compartilhando a arte do ensinamento. A dedicação acarreta sabedoria, formando o mestre em poesia. Contudo, na construção do entendimento, encerro com um humilde merecimento, minha eterna gratidão."
Fazemos nossas as palavras do autor: Heverson Santana
Esta dedicatória expressa o nosso AGRADECIMENTO!
Denise de Araújo Estrócio Naseematul Quoraisha Begum Tajuddin Saiyad
Thanks!
Idanha-a-Nova, 14 março 2024
Here you can put a highlighted title
What you are reading: interactivity and animation can turn the most boring content into something fun. At Genially, we use AI (Awesome Interactivity) in all our designs, so you can level up with interactivity and turn your content into something that adds value and engages.