Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

PSICOLOGIA | MARÇO DE 2024

Beatriz, Leonor, Mª Inês e Sofia | 12.º A

TEORIA DO LIFE-SPAN

6. Conclusão

5. Características do desenvolvimento

4. Tipos de influências

3. A perspetiva life span

2. Biografia de Paul Baltes

1. Introdução

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

A perspetiva do life-span

A teoria life-span é entendida como o desenvolvimento humano, sendo influenciado por mudanças contínuas ao longo da vida, desde a infância até à velhice. Ela enfatiza a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais no processo de envelhecimento e desenvolvimento. Essa teoria destaca que o desenvolvimento é um processo multidimensional e multidirecional, com ganho s e perdas ao longo do tempo. Além disso, ressalta a importância de entendeer o envelhecimento como um processo dinâmico e individualizado, influenciado por fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.

A teorialife-span

Psicólogo alemão que desenvolveu uma reconhecida investigação na área da Psicologia, tendo estabelecido a perspetiva do desenvolvimento life-span. Ao longo da sua vida, dedicou-se ao estudo da Psicologia do envelhecimento, tendo sido reconhecido pela American Psychologist como um dos psicólogos do desenvolvimento mais influentes.

PAUL BALTES

Influências

Não normativa

Sequência não-previsivel de alterações pela influência de agendas biológicas e sociais.Exemplo: desemprego, acidentes, doenças e morte de um filho.

normativa da história

Sequência previsivel de mudanças psicossociais determinadas pelos processos de socialização ao qual as pessoas de cada coorte estão sujeitos.Exemplos: acontecimentos politicos, guerras e epedidemias.

normativa da idade

Sequências de mudanças previsíveis, de natureza genético-biológica que ocorrem ao longo das idades.Exemplos: maturação neurológica dos cinco primeiros anos, puberdade e aspetos ambientais.

Influências

Mecanismo compensador

O desenvolvimento

O estudo do desenvolvimento deve debruçar-se sobre os momentos de aquisição, mas também sobre os momentos de perda e de compensação.

deve ser entendido como crescimento e declínio

Algumas aquisições e mudanças ocorrem em tempos diferentes de indivíduo para indivíduo. Não deve haver supremacia de tempos para tempos.

ocorre durante toda a existência do indivíduo

O desenvolvimento...

O ser humano é inacabado e está em permanente desenvolvimento. A plasticidade humana ilustra a importância de analisar o desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida do indivíduo.

A plasticidade humana é um aspeto fundamental

Apesar de presentes em todos os momentos do desenvolvimento, há momentos que ilustram a multidirecionalidade e a multidimensionalidade.

é multidirecional e multidimensional

O desenvolvimento...

Nenhuma área de investigação é capaz, sozinha, de descrever a complexidade do desenvolvimento humano.

A análise do desenvolvimento exige um trabalho multidisciplinar

Os contextos socioculturais podem condicionar ou orientar o desenvolvimento.

As condições socioculturais afetam o desenvolvimento

Os contextos históricos podem condicionar ou orientar o desenvolvimento.

As condições históricas afetam o desenvolvimento

VIDEO

Henry Gleitmanm Alan Frielund e Daniel Reisberg (2003), Psicologia

(...)não há razão para supor que a personalidade humana deixa de se desenvolver depois da infância, dado que os seres humanos continuam a mudar á medida que atravessam todo o ciclo da vida(...)

FiM