Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Kieron Gomes&Leandro MonteiroTITMod.4

Capas de discos de Fado

O que é o fado

O fado é um estilo musical português que expressa emoções profundas, como saudade e etc , através de canções tocantes e letras poéticas, geralmente acompanhadas por guitarra portuguesa. É uma forma de arte que reflete a alma e a história de Portugal.

curiosidades sobre o fado:

1. A origem do fado é misteriosa, embora haja algumas teoriasConsegue acreditar que, até hoje, ainda não se sabe bem quais terão sido as origens que deram início ao movimento do nosso fado? As origens do género musical mais português de sempre permanecem imersas em muito mistério.

2. Fado vem do latimSabia que a palavra fado vem do latim “fatum”? Que quer dizer destino. Bonito, não é?

3. Fado seria herança dos mourosOs nomes mais conhecedores do fado, que são especialistas no assunto, acreditam que o fado de Lisboa, por exemplo, é uma das grandes heranças que nos foram deixadas pelos mouros, através dos cânticos que se ouviam pelo bairro da Mouraria – e, imagine: desde os tempos a seguir à reconquista cristã. Incrível, certo?

4. O fado de Coimbra é cantado apenas por homensIntimamente relacionado com as tradições da Universidade de Coimbra, o fado tão típico da região é cantado, exclusivamente, por vozes masculinas.

5. É Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCONormalmente cantado por uma única voz, e acompanhado de guitarras, o fado carregado de melancolia e dolência foi, em 2011, condecorado com a distinção de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Quanto orgulho cabe em nós?

Os instrumentos típicos do fado incluem a guitarra portuguesa, que é fundamental para criar a melodia característica, e a viola, que acompanha a guitarra, proporcionando harmonia e ritmo à música.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

Fado De Coimbra

Fado de Coimbra é um género de fado originário da cidade de Coimbra, Portugal. Embora adoptado pelos alunos da Universidade de Coimbra, e por vezes conhecido como Fado de Estudante, é habitualmente considerado a própria música típica de Coimbra.

Fado De Lisboa

Canção popular portuguesa, geralmente interpretada por um vocalista (fadista), acompanhado por guitarra portuguesa e por guitarra clássica. O melhor do Fado, enquanto estilo musical, é o facto de não contradizer qualquer uma das outras definições.

Amália Rodrigues é considerada a rainha deste género musical tão português e a figura mais representativa da sua força. Sabia que muitas das suas mais famosas canções tratam de “musicar” poemas escritos por alguns dos mais famosos poetas portugueses? Fados que são, até hoje, clássicos interpretados pelas mais diversas gerações de fadistas.

Amalia Rodrigues

Carlos do Carmo

se Amália Rodrigues é a nossa rainha do fado, é caso para dizer que Carlos do Carmo é, sem margem para dúvidas, o rei. Com canções tradicionais, a sua poderosa voz é responsável pelo sucesso de grandes músicas que traduziram a verdadeira essência do fado – são canções reconhecidamente perfeitas para os mais apaixonados pelo género musical.

Alfredo Marceneiro

Se dúvidas havia, desfazemos todas agora: não há voz que consiga representar de melhor forma aquilo que é o fado nacional. Alfredo Marceneiro – ou Alfredo Rodrigo Duarte – um mestre da madeira que será para sempre recordado como um dos maiores fadistas de todos os tempos.

Dulce Pontes

A grande voz nacional, poderosa, que nos anos 90 levou Portugal para além de todas as fronteiras, é na verdade uma cantora que nos ofereceu (e continua a oferecer) diferentes registos musicais – combinando música clássica ao folclore e o fado, claro, não ficou de fora da sua história.

Mariza nasceu em Moçambique e veio para Portugal ainda criança. Filha de mãe africana e de pai português, não há dúvidas de que é uma das mais talentosas herdeiras da língua da saudade – razão pela qual acreditamos que tem de estar presente em qualquer que seja a lista de fadistas.

Mariza

É de Santarém, nascida 1979. Aos seis anos já cantava, mas foi só na adolescência que começou a namorar com a música mais a sério – uma paixão que é herança de família.

ANA MOURA

Camané

Gosta de fado mais tradicional? Então, as canções do Camané são para si. Camané é considerado por muitos fãs do fado como a maior voz masculina da nova geração de fadistas. Estreou-se com o álbum Uma noite de fados, de 1995, e desde então já alcançou fama internacional – especialmente na Europa e Ásia.

Nascida em Benavente, em 1984, Vânia Duarte deu os seus primeiros passos enquanto fadista aos 12 anos, ao lado do músico Carlos Garcia e da fadista Eulália Duarte.

VANIA DUARTE

Bernardo Couto (Lisboa, 19 de Dezembro de 1979) é um dos mais virtuosos guitarristas da actualidade. Começou a tocar guitarra portuguesa aos 14 anos tendo como mestre o guitarrista Carlos Gonçalves. Mais tarde, estudou o instrumento com Paulo Parreira, Ricardo Rocha e Pedro Caldeira Cabral.

Bernado Couto

Pedro de Castro nasceu em São Paulo, em 29 de agosto de 1977, em virtude da passagem dos seus pais pelo Brasil. Viveu a sua infância em Cascais, onde ainda hoje reside. O seu pai era músico profissional, tocava baixo, piano e fez parte da banda da Marinha e de algumas bandas dos anos 60. Para além disso, sempre teve grande proximidade com a comunidade do Fado, os artistas eram presença regular em casa dos seus pais.

Pedro de Castro

José Maria Souto de Moura nasceu em Lisboa, em 1988, numa família onde desde cedo teve contacto com o Fado e com as Artes plásticas, que vieram a tornar-se nele duas expressões de uma mesma sensibilidade artística.

Zé Maria

Ângelo Freire é um destacado e talentoso intérprete da guitarra portuguesa. No seu percurso conta com centenas de concertos onde acompanhou os maiores artistas do fado actual, casos de Ana Moura, Carlos do Carmo, Carminho, António Zambujo ou Mariza.

Ãngelo Freire

Luís Trigacheiro

Luis Trigacheiro é natural de Beja. Foi onde nasceu, cresceu e estudou e tem a cidade enraizada na sua cultura, na sua personalidade e é isso que o torna único. A sua voz transborda portugalidade e muitos chamam-lhe o novo embaixador do Alentejo.

Compositor e guitarrista brilhante, Carlos Paredes é considerado um dos melhores executantes da guitarra portuguesa, instrumento que ajudou a divulgar, com uma obra de várias décadas. A sua arte faz a banda sonora de filmes como Verdes Anos ou A Cidade.

CARLOS PAREDES

Filipa Tavares nasceu em Lisboa a 27 de Setembro de 1984. O seu percurso musical começa em 1991 quando inicia aulas de piano. Aos 12 anos canta pela primeira vez em público.

Filipa Tavares

FIM