Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

os maias

capítulo xv

Eça de Queiros

Elaborado por: Lara Gomes nº6

1. Introdução

índice

2. Resumo do capítulo

3. Personagens

4. Espaço e tempo

5. Críticas de costumes presentes

6. Linguagem e Estilo

7. Webgrafia

-Maria Eduarda

- Carlos da Maia

Introdução

Neste capítulo são abordados: A vida e Educação de Maria Eduarda O encontro de Maria Eduarda com Guimarâes Jornal 'A Corneta do Diabo' Jornal 'A Tarde'

A Corneta do Diabo

-Cap.XV, Os Maias p.546

'Chamava-se a Corneta do Diabo: e na impressão, no papel, na abundância dos itálicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundice e malandrise'

João da Ega

Através de uma carta, informa Carlos sobre o artigo que insulta e expôe, em termos degradantes, a sua vida e a de Maria Eduarda

Palma Cavalão

Sendo subornado revela que foi Dâmaso,pagou 100mil reis para publicar aquele artigo.

João da Ega e Cruges

A pedido de Carlos, vão falar com Dâmaso.

Damâso

Assina a carta onde confessa ser o autor do artigo e estar arrependido, alegando estar embriaguado

-Cap.XV, Os Maias p.546

"Ora viva sô Maia! Então já se não vai ao consultório, nem se vêem os doentes do bairro, sô janota? (...) É que o sô Maia acha que é mais quente viver nas fraldas de uma brasileira casada, que nem é brasileira nem é casada, e a quem o papalvo pôs casa, aí para os lados dos Olivais, para estar ao fresco! (...) e cá a rapaziada de gosto ri-se, porque o que a gaja quer não são os lindos olhos, são as lindas louras (...) e no fim (não, esta é para a gente deixar estourar o bandulho a rir!) no fim descobre-se que a tipa era uma cocotte safada, que trouxe para aí um brasileiro já farto dela para a passar cá aos belos lusitanos... E caiu a espiga ao Maia! Pobre palerma! Ainda assim o sô Maia só apanhou os restos."

A Corneta do Diabo

João da Ega

Através de uma carta, informa Carlos sobre o artigo que insulta e expôe, em termos degradantes, a sua vida e a de Maria Eduarda

Palma Cavalão

Sendo subornado revela que foi Dâmaso,pagou 100mil reis para publicar aquele artigo.

João da Ega e Cruges

A pedido de Carlos, vão falar com Dâmaso.

Damâso

Assina a carta onde confessa ser o autor do artigo e estar arrependido, alegando estar embriaguado

-Cap.XV, Os Maias p. 596

"O nosso amigo e distinto sportman, Dâmaso Salcede, parte brevemente para uma viagem de recreio a Itália. Desejamos ao elegante touriste todas as prosperidades, na sua bela excursão ao país do canto e das artes."

Na sequência da humilhação pública, parte de férias para Itália e o assunto cai no esquecimento.

De início recusa-se, pois pensava tratar-se de Dâmaso Guedes, um correligionário político. Mas ao perceber que se tratava do Salcede, acede a publicar a carta para se vingar do "maganão" que os estalara na eleição passada.

Viu Dâmaso com "a sua" Paquel Cohen durante todo o verão, e dominado pelo ciúme decide publicar a carta e humilhar Dâmaso publicamente.

Decidem não publicar a carta de Dâmaso pois isso iria suscitar a curiosidade da sociedade lisboeta relativamente à relação de Carlos e Marias.

Jornal A TARDE

João da Ega e Carlos

João da Ega

Neves

Dâmaso

PERGUNTA...

Quais são os principais eventos que acontecem no capítulo 15?

Personagens-tipo:

  • Dâmaso Salcede
  • Palma Cavalão
  • Neves

Secundárias:

  • Cruges
  • Guimarães
  • Afonso da Maia
  • Rosa

Personagens…

Principais:

  • Maria Eduarda
  • Carlos da Maia
  • João da Ega

- "A Toca"

“Toca” (Casa nos Olivais): ninho do amor de Carlos da Maia e Maria Eduarda;

Tempo

  • O capítulo começa no final de Setembro “as ultimas rosas do verão “ e acaba por volta do inverno.
  • Existência de analepses (na altura em que se fala da educação de Maria Eduarda e da sua vida por exemplo).

Analepse:Viena, Paris (Tours), Inglaterra,

Espaço

Lisboa: No jornal “Corneta do diabo”, em casa de Dâmaso, no teatro, no jornal “a tarde”

O Governo era uma entidade política bastante corrupta e imoral apesar de ter muito potêncial

  • (...)- Distingamos! Chafurdo por necessidade, como político: e troço por gosto, como artista! Mas Ega justamente achava uma desgraça incomparável para o país - esse imoral desacordo entre a inteligência e o carácter (_J" (Página 593)
  • - Meu caro, a política hoje é uma coisa muito diferente! Nós fizemos como voces os literatos. Antigamente a literatura era a imaginação, a fantasia, o ideal... Hoje é a realidade, a experiência, o facto positivo, o documento. Pois cá a política em Portugal também se lançou na corrente realista. No tempo da Regeneração e dos Históricos a política era o progresso, a viação, a liberdade, o palavrório... Nos mudamos tudo Isso. Hoje é o facto positivo, - o dinheiro, o dinheirol o bagol a massal A rica massinha da nossa almo. meninol O divino dinheiro!" (Página 594)

Ao Governo...

  • "(...) o pais não tem pessoal... Como há de te-lo, se nós, que possuimos as aptidões, nos contentamos em governar os nossos dog-carts e escrever a vida intima dos átomos? (...) Porque é que não trabalhamos para o refundir, o refazer do nosso gosto e pelo molde perfeito das nossas ideias?.." (Pagina 537)
  • "(..) Decerto toda a cidade sofria a sua vermina... Mas só Lisboa, só a horrível Lisboa, com o seu apodrecimento moral, o seu rebaixamento social, a perda inteira do bom senso, o desvio profundo do bom gosto, a sua pulhice e o seu calão, podia produzir uma Corneta do Diabo." (Página 546) •

críticas de costumes presentes

A Sociedade...

Uma grande parte da população queixa-se que o país poderia ser melhorado, poderia inovar, ter novos pensamentos, novas medidas, no entanto nada fazem para que isso aconteça.

  • Compadrios Políticos
«-E tu querias que eu publicasse isso, homem? O Damaso, o nosso amigo políticol... E que não fosse, não é questão de partido, é de decêncial Eu faço lá Isso!...»«Se é o Salcede, bem acabou-se! Espera lá... Não é um gordalhufo, um janota que tem uma propriedade em Sintra? Issol Um manganão que nos entalou na eleição passada, fez gastar ao Silverlo mais de trezentos mil réis....Perfeitamente as ordens... O Pereirinha, olhe aqui o Sr. Ega. Tem al uma carta para sair amanha, na primeira pagina, tipo largo...» (Página587-588 )
  • Parcialidade
«É pelo Craveiro, que é bom rapaz, e demais a mais pertence cá ao partido!» É necessário, homem! Razões de disciplina e de solidariedade partidária. (Página 593)
  • Corrupção
"No terreno do dinheiro vence sempre quem tem mais dinheiro." (Página 553)
  • Falta de Valores Éticos
"Sentou-se no banco de cortiça, descintou A Corneta sobrescritada, para Marla, releu lentamente a prosa imunda: e, nesse número que lhe fora destinado a ela, todo aquele calão lhe pareceu mais ultrajante, intolerável, punível só com sangue." (página 547)
  • Apetência escandalosa e sensacionalismo
"E sabe coisas da sociedade, assim maroteiras de fidalgos, amigações, pulhices.." (...) pingando fétidamente, à maneira de sebo, sobre si, sobre Maria, sobre o esplendor da sua paixão..." (Página 558)

críticas de costumes presentes

Ao Jornalismo:

-Cap.XV, Os Maias p.547

Discurso Indireto livre

-Cap.XV, Os Maias p.556

Discurso Indireto

-Cap.XV, Os Maias p.556

Discurso Direto

-Cap.XV, Os Maias p.575

Citação

Linguagem e Estilo

"Imediatamente Ega retomou a leitura: 'Agora que voltei a mim, reconheço, como sempre reconheci e proclamei, que é Vossa Excelência um carácter absolutamente nobre; e as outras pessoas que nesse momento de embriaguez ousei salpicar de lama são-me só merecedoras de veneração e louvor.' "

" - Dizer quem o encomendou, e prová-lo! - acudiu o Ega, que examinava na parede uma gravura onde havia mulheres nuas à beira de água. - Não nos basta o nome... O amigo Palma, está claro, é de toda a confiança..."

" E suspirou, findou por dizer, um pouco murcho, que era por ser entre cavalheiros, e com amizade, que aceitava os cem mil réis..."

"Nada importava que aqueles números que tinha na mão fossem os únicos impressos. Recebera lama na face. Que a injúria fosse espalhada nas praças numa profusa publicidade ou lhe fosse atirada só a ele escondidamente num papel único, era igual..."

"Caleche" "Boulevard"

"torrãozinho" "Euzebiozinho"

Diminutivos

-Cap.XV, Os Maias p. 521 e 558

-Cap.XV, Os Maias p.523 e 546

Estrangeirismos

"velhinho triste e tímido"

-Cap.XV, Os Maias p.521 e 522

-Cap.XV, Os Maias p.553

"molemente"

Adjetivação

-Cap.XV, Os Maias p.557 e 572

Advérbios

Anáfora

-Cap.XV, Os Maias p.577

Ironia

Linguagem e Estilo

"E chamei eu aquele homem "meu amigo"; "No entanto,Ega escrevia muito lentamente, com amor"

"O Palma nada sabia de Carlos, nem de Maria, nem da casa da Rua de S. Francisco, nem da Toca...";"(...) inspirador da Corneta devia ser alguém familiar com Castro Gomes" "(..)alguém frequentador da Rua S. Francisco; alguém conhecedor da Toca; alguém que tinha, por ciúme uma vingaça, um desejo ferrenho de magoar Carlos; alguém que sabia a história de Maria; e enfim alguém que era um cobarde..."

"pulhamente"

"poesia fina e trsite"

https://slideplayer.com.br/slide/15136680/

Webgrafia

Eça de Queirós, Os Maias, Porto, Porto Editora, 2021

¡FIM!

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

¿Sabías que...

Retenemos un 42% más de información cuando el contenido se mueve? Es quizá el recurso más efectivo para captar la atención de tu alumnado.

Puedes utilizar esta función...

Para destacar datos super-relevantes. El 90% de la información que asimilamos llega a través de la vista.

Truquito:

La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

¿Sabías que... En Genially encontrarás más de 1.000 plantillas listas para volcar tu contenido y 100% personalizables, que te ayudarán en tus clases?

La comunicación visual interactiva paso a paso:

  • Planificar la estructura de tus contenidos.
  • Darle peso visual a los puntos clave y más principales.
  • Definir mensajes secundarios con interactividad.
  • Establecer un flujo a través del contenido.
  • Medir los resultados.

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

¡Ojo!

En Genially utilizamos AI (Awesome Interactivity) en todos nuestros diseños, para que subas de nivel con interactividad y conviertas tus clases en algo que aporta valor y engancha.

Puedes utilizar esta función...

Para destacar datos super-relevantes. El 90% de la información que asimilamos llega a través de la vista.

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

Truquito: La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

Una presentación genial…

  • Mejora la comprensión sobre cualquier tema.
  • Engancha a toda la clase…
  • Y mantiene su atención hasta el final.
  • Incluye elementos visuales adecuados al tema.
  • Muestra datos e info de forma visual.
  • Usa la interactividad para profundizar en los conceptos.

¿Sabías que...

Retenemos un 42% más de información cuando el contenido se mueve? Es quizá el recurso más efectivo para captar la atención de tu alumnado.

Anima tu contenido y llévalo al siguiente nivel

La animación confiere un valor añadido a nuestros contenidos al ayudarnos a captar la atención, a jerarquizar las ideas y a hacer que nuestra clase recuerde el contenido.

¿Sabías que... En Genially encontrarás más de 1.000 plantillas listas para volcar tu contenido y 100% personalizables, que te ayudarán en tus clases?

¿Tienes una idea?

Con las plantillas de Genially podrás incluir recursos visuales para dejar a tu audiencia con la boca abierta. También destacar alguna frase o dato concreto que se quede grabado a fuego en la memoria de tu público e incluso embeber contenido externo que sorprenda: vídeos, fotos, audios... ¡Lo que tú quieras!

La comunicación visual interactiva paso a paso:

  • Planificar la estructura de tus contenidos.
  • Darle peso visual a los puntos clave y más principales.
  • Definir mensajes secundarios con interactividad.
  • Establecer un flujo a través del contenido.
  • Medir los resultados.

Truquito:

La interactividad es la pieza clave para captar el interés y la atención de tus estudiantes. Un genially es interactivo porque tu grupo explora y se relaciona con él.

¡Ojo!

En Genially utilizamos AI (Awesome Interactivity) en todos nuestros diseños, para que subas de nivel con interactividad y conviertas tus clases en algo que aporta valor y engancha.

Puedes utilizar esta función... Para destacar datos super-relevantes. El 90% de la información que asimilamos llega a través de la vista.

Puedes utilizar esta función... Para destacar datos super-relevantes. El 90% de la información que asimilamos llega a través de la vista.

¿Tienes una idea?

Con las plantillas de Genially podrás incluir recursos visuales para dejar a tu audiencia con la boca abierta. También destacar alguna frase o dato concreto que se quede grabado a fuego en la memoria de tu público e incluso embeber contenido externo que sorprenda: vídeos, fotos, audios... ¡Lo que tú quieras!

¿Tienes una idea?

Con las plantillas de Genially podrás incluir recursos visuales para dejar a tu audiencia con la boca abierta. También destacar alguna frase o dato concreto que se quede grabado a fuego en la memoria de tu público e incluso embeber contenido externo que sorprenda: vídeos, fotos, audios... ¡Lo que tú quieras!