Farsa de inês Pereira
Documento de apoio do Monólogo inicial ao casamento com o Escudeiro
estrutura interna
Exposição: Apresentação da situação de Inês, enquanto moça solteira: deseja libertar-se das obrigações domésticas impostas pela mãe, através do casamento. - Monólogo de Inês, diálogo inicial com a mãe e cena da chegada de Lianor Vaz
EStrutura interna
Conflito: Proposta e recusa do casamento com Pero Marques e apresentação do novo pretendente- Escudeiro e casamento infeliz com ele - Cenas da entrada e apresentação de Pêro Marques, da recusa de Inês no casamento com o camponês, do anúncio e entrada do Escudeiro, do casamento com este e da desilusão e viuvez.
Estrutura interna
Desenlace: Casamento com Pêro Marques e concretização dos desejos de Inês Cenas- Casamento com Pêro Marques, monólogo do Ermitão, reconhecimento deste por parte de Inês e adultério.
EXPOSIção
Manual, páginas 105 a 111
resumo
Inês Pereira, moça jovem e em idade de casar, lamenta-se de passar os dias presa em casa, às ordens da sua mãe, que a obriga a lavrar. Por sua vez, a sua mãe acusa-a de ser preguiçosa e adverte-a de que mais vale esperar do que escolher um futuro marido impulsivamente. Entretanto, entra em cena a alcoviteira Lianor Vaz, que, muito exaltada, conta à mãe e a Inês que foi assediada por um clérigo. O motivo da visita da alcoviteira é apresentar a Inês um pretendente, Pêro Marques, um rapaz do campo, simples, mas rico e bondoso.
Personagens_caracterização
Lianor Vaz
Mãe
Inês Pereira
É uma alcoviteira, mulher que arranjava casamentos para as jovens. Para além disso, é uma amiga da família.
Mulher da baixa burguesia, que, contudo, conseguiu proporcionar um certo nível de educação à sua filha, Inês.
É uma jovem em idade de casar, que anseia pelo casamento para se livrar dos trabalhos domésticos e do controle da mãe
Questionário 1
2) Identifica a forma como Inês pretende livrar-se do seu "cativeiro".
1) Indica 4 causas do descontentamento de Inês.
4) Consideras que o relato de Lianor Vaz é convincente para a mãe de Inês? Justifica a tua resposta.
3) Explicita o conselho que a mãe dá a Inês relativamente ao seu futuro.
Processos de cómico
Gil vicente recorreu a alguns processos de cómico para divertir os espectadores e, ao mesmo tempo, para denunciar os vícios da sociedade e, assim, tentar despertar a consciência das pessoas.
INTENÇÃO MORALIZADORA
CRÍTICA SOCIAL MORALIZADORA + RECURSO AO CÓMICO (EXPOSIÇÃO AO RIDÍCULO)Objetivos: criticas, ensinar e divertir
PROCESSOS DE CÓMICO
Cómico de caráter
Resulta da inadequação de uma personagem ao contexto em que se encontra. Esta inadequação decorre da sua personalidade e provoca o riso. Exemplos: traços de caráter das personagens (a ingenuidade, a fanfarronice, a hipocrisia, etc.
Cómico de linguagem
Cómico de situação
Resulta da representação situações que provocam o riso: comportamentos ridículos e grotescos, totalmente desadequados às circunstâncias em que surgem. Exemplos: situações de mal-entendidos, ignorância sobre certas regras sociais, etc.
Title here
Title here
Title here
Title here
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore
02
50/lorem
50/lorem
50/lorem
50/lore
This is a paragraph of text waiting to be awome content
Resulta do discurso de uma personagem, que provoca o riso, podendo existir uma inadequação entre as palavras usadas e o contexto em que elas são proferidas.Exemplos: uso de registos de língua desajustados, ironia, trocadilhos, etc.
This is a paragraph of text waiting to be awesome content
This is a paragraph of text waiting to be awesome content
- Sed diam nonumm
- Nonummy nibh eui
- Dignissim qui bland
- Facilisis at vero
- Ipsum dolor sit amet
- Nibh euismod tincid
- Sed diam nonumm
- Sed diam nonumm
Sed diam nonummy nibh euismodmagna aliquam erat volutpat"
Author Name
+ info
+ INFO
Cómico de caráter
Resulta da inadequação de uma personagem ao contexto em que se encontra. Essa inadequação decorre da sua personalidade e provoca o riso.
PROCESSOS DE CÓMICO
Técnica de tipificação (personagens tipo): REDUÇão de uma personagem a um conjunto de traços que são comuns a um dado grupo de pessoas e facilmente reconhecíveis pelo espectador- marcas de profissão, de caráter, um certo tipo de comportamento, etc. Exemplos: a alcoviteira, a mãe, o clérigo, etc.
CONFLITO
Manual, páginas 114 à 141
Resumo- cenas da apresentação de Pêro Marques e Da recusa do casamento
Inês conhece o pretendente que Lianor Vaz lhe propõe, Pêro Marques, primeiro, através da carta que ele lhe escreve e, depois, pessoalmente, mas não gosta dele. No entanto, tanto a mãe, como Lianor Vaz tentam fazê-la considerar, porque vêm em Pêro Marques um homem bom: "Mata o cavalo de sela,/ e bom é o asno que me leva"; "Mais quero eu quem m'adore,/ que quem faça com que chore". Mas Inês mantém-se irredutível na sua decisão e contrata o serviço de dois judeus casamenteiros, Vidal e Latão, que lhe vão arranjar, segundo eles, o marido ideal: um escudeiro discreto, galante, que fala bem e que sabe tocar viola.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Inês Pereira
Mãe
Pêro Marques
Jovem decidida e determinada em obter aquilo que quer.
Representa todas as mães preocupadas com o futuro das filhas. É a voz da sensatez.
Jovem camponês, rústico, mas rico, apaixonado por Inês.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Judeus casamenteiros
Lianor Vaz
Tal como a personagem da mãe, apresenta-se nestas cenas, como a voz da sabedoria popular. Aconselha Inês a casar com Pêro Marques, pois é um jovem conhecido, bom , trabalhador e que gosta dela.
Tal como a alcoviteira, vivem de arranjar casamentos às jovens, mas ao contrário de Lianor Vaz não são próximos da família.
QUEStão Interativa
QUEStÃO INTERATIVA
Explicita o papel desempenhado pelos Judeus nestas sequências textuais. Transcreve do texto expressões que atestem as seguintes características dos dois Judeus: - tagarelas - interesseiros - tolos - manhosos
RESUMO DA Cena da apresentação do escudeiro
O Escudeiro apresenta-se em casa de Inês, acompanhado por um moço. Aparenta ser cortês e galante, contudo, o moço, através dos seus apartes vai denunciando a situação de penúria em que vive o seu Senhor, o que faz desconfiar a mãe, mas que Inês prefere ignorar. Os judeus casamenteiros contribuem para o desfecho da cena, sublinhando o quanto as características do Escudeiro correspondem ao ideal de marido de Inês. Por fim, esta acaba por casar com o Escudeiro, no entanto a cena acaba com uma fala do Escudeiro indiciadora de mau prenúncio: "Ó esposa, não faleis,/ que casar é cativeiro"
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Moço
O Escudeiro, Brás da Mata
Inês
Vassalo do Escudeiro, que, contudo, não lhe paga, nem sequer o alimenta. Os seus apartes são a voz da verdade e da denúncia contra o engano.
Continua a manifestar firmeza em fazer valer as suas decisões, contudo revela-se ingénua ao acreditar que vai ser feliz com o Escudeiro, apesar dos avisos do moço.
Jovem da baixa nobreza, revela ser galante e cortês, mas também viver uma vida de aparências.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Judeus casamenteiros
Mãe
-Revela cada vez mais preocupação com o futuro de Inês e tenta mais uma vez chamá-la à razão.
Tudo fazem para manipular Inês e fazê-la ignorar os conselhos da mãe, elogiando desmedidamente o Escudeiro
QUESTIONÁRIO 2
3. Caracteriza o tipo de relação entre Brás da Mata e o Moço, selecionando 3 palavras. Justifica a tua respostatirania / prepotência/ educação/ exploração/ amizade
1) a. Relê o monólogo do escudeiro (vv.481-498) b. Apresenta o retrato que os judeus casamenteiros traçaram de Inês.
2. Explica de que modo os apartes do Moço desmascaram o Escudeiro.
4) Refere as estratégias usadas por Latão e Vidal para convencer Inês a casar com o Escudeiro.
6)Explica a mudança de atitude do Escudeiro após o casamento, referindo a reação de Inês.
- Antes de conhecer o Escudeiro, aconselha Inês na postura a adotar, condicente com aquilo que se esperava de uma rapariga séria na época: falar pouco e não rir. - Revela perspicácia, ao desconfiar do Escudeiro face aos apartes do Moço. - Expressa ironia, quando se apercebe de que já pouco há a fazer: "Agora vos digo eu/ que Inês está no Paraíso". - Apesar de já resignada , ainda tenta apelar à sensatez da filha, sugerindo que escolha outro marido.
-É apresentada como uma mulher de moralidade duvidosa, pois apesar de se apresentar como vítima de assédio por um clérigo, pelo tom e conteúdo das suas falas, ficamos na dúvida acerca da sua perturbação com o sucedido.- Apesar de ser alcoviteira e de, por isso, ter interesse no negócio, apresenta-se como amiga da família. Propõe a Inês um casamento com um rapaz rico, conhecido, honrado e que a aceita mesmo sem dote.-
- Apesar de revelar sensatez nos conselhos que dá à filha e de manifestar genuína preocupação com as suas escolhas não se opõe à sua recusa no casamento com Pêro Marques, revelando uma postura mais resignada e submissa do que nas cenas iniciais.
Procura avisar Inês da real situação do Escudeiro e da sua personalidade: "Homem que não tem nem preto,/ casa muito na má hora"; "sáfio bargante" (homem sem vergonha e sem moral)
Sugestão de Resposta...
Não completamente, pois apesar da mãe de Inês acreditar que Lianor Vaz foi assediada por um clérigo, questiona o facto de ela não ter feito mais para se defender.
- "fantesiosa": pretende casar com um homem "avisado", ajuizado; elegante; discreto; divertido; eloquente e que lhe permita ascender socialmente. - preguiçosa: gosta pouco de realizar os trabalhos domésticos próprios de uma rapariga do seu tempo e da sua condição.
Resposta possível...
O Moço denuncia o caráter falso do Escudeiro, lamentando a sua sorte por ter trocado de senhor, bem como a sorte de Inês, que está prestes a casar com um pretendente grosseiro e sem vergonha, que vive na miséria (ao contrário do que deseja parecer). Ajuda, deste modo, a desmascarar o Escudeiro.
resposta possível...
A mãe aconselha Inês a não ser precipitada na decisão de se casar para ter a sua independência, considerando que a escolha de um marido deve ser ponderada.
RESposta possível...
Inês sente que está a desperdiçar a sua vida, estando confinada à casa; está saturada de "lavrar" e sente que todas as moças da sua idade se divertem, menos ela.
Resposta possível...
Inês pretende casar-se para se libertar da dominação da mãe. O seu desejo é ser livre e emancipada.
-Cómicos : através dos trocadilhos de linguagem fazem rir o espectador: - Interesseiros e manipuladores: ao contrário da mãe e de Lianor Vaz não demonstram querer o bem de Inês, mas, sim, incentivar os desígnios da jovem para fazer negócio.
- prudente: aconselha Inês a esperar e a ter cuidado com as escolhas que faz relativamente ao homem com que vai casar, não se precipitando. - precavida: procura preparar Inês para a vida de casada, obrigando-a a lavrar..
Resposta possível...
Logo após a cerimónia, o Escudeiro lamenta ter-se casado, desejando ser solteiro novamente, por sentir que o casamento é um "cativeiro", deixando cair a máscara e revelando o seu verdadeiro caráter. Perante esta reação, Inês estranha o comentário do marido ("Já vos vós arrependei?"), mostrando espanto e incompreensão.
- Depois de conhecer Pêro Marques, Inês revela maior capacidade de afirmar aquilo que quer: um homem discreto, mesmo que pobre, e que saiba tocar viola.
Resposta possível...
Nas suas falas, os Judeus tentam convencer Inês a casar com o Escudeiro, alguém que, segundo eles, preenche todos os requisitos da jovem. Assim, usam como estratégias a valorização de Brás da Mata e a chamada de atenção sobre o risco que Inês corre de ficar com um marido "rabugento", "desmazelado" ou "baboso".
Resposta possível...
ITirania, prepotência e exploração. Isto porque o Escudeiro trata o Moço com arrogância, não lhe pagando pelos seus serviços, não o alimentando, nem lhe dando para dormir mais do que "o chão e o telhado por manta"
- Interesseiro: considera que o casamento com Inês pode ser vantajoso para ele, pois, apesar de esta ter uma condição social inferior, ela e a mãe têm mais meios de subsistência. - Para além disso, revela ser um explorador, pelas condições miseráveis a que submete o moço. - Falso: apresenta-se como divertido e galante, mas, assim que casa, passa a ter uma atitude diferente. -
I- personagem-tipo.: representa o camponês abastado, trabalhador mas rude e ingénuo. - Tem um comportamento cómico, ao apresentar-se como ignorante das regras sociais mais básicas - Demonstra gostar genuinamente de Inês e ser uma personagem boa e séria, ao preocupar-se com a reputação de Inês, caso se saiba que ficou sozinha com ele.
Resposta possível...
Os judeus traçaram uma imagem idealizada de Inês, que parece "pintada" por "anjos", muito bela, com olhos iguais aos de Santa luzia e cabelos como os de Santa Madalena.
Farsa de Inês Pereira- documento de apoio
Carla Catalão
Created on March 10, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Explore all templates
Transcript
Farsa de inês Pereira
Documento de apoio do Monólogo inicial ao casamento com o Escudeiro
estrutura interna
Exposição: Apresentação da situação de Inês, enquanto moça solteira: deseja libertar-se das obrigações domésticas impostas pela mãe, através do casamento. - Monólogo de Inês, diálogo inicial com a mãe e cena da chegada de Lianor Vaz
EStrutura interna
Conflito: Proposta e recusa do casamento com Pero Marques e apresentação do novo pretendente- Escudeiro e casamento infeliz com ele - Cenas da entrada e apresentação de Pêro Marques, da recusa de Inês no casamento com o camponês, do anúncio e entrada do Escudeiro, do casamento com este e da desilusão e viuvez.
Estrutura interna
Desenlace: Casamento com Pêro Marques e concretização dos desejos de Inês Cenas- Casamento com Pêro Marques, monólogo do Ermitão, reconhecimento deste por parte de Inês e adultério.
EXPOSIção
Manual, páginas 105 a 111
resumo
Inês Pereira, moça jovem e em idade de casar, lamenta-se de passar os dias presa em casa, às ordens da sua mãe, que a obriga a lavrar. Por sua vez, a sua mãe acusa-a de ser preguiçosa e adverte-a de que mais vale esperar do que escolher um futuro marido impulsivamente. Entretanto, entra em cena a alcoviteira Lianor Vaz, que, muito exaltada, conta à mãe e a Inês que foi assediada por um clérigo. O motivo da visita da alcoviteira é apresentar a Inês um pretendente, Pêro Marques, um rapaz do campo, simples, mas rico e bondoso.
Personagens_caracterização
Lianor Vaz
Mãe
Inês Pereira
É uma alcoviteira, mulher que arranjava casamentos para as jovens. Para além disso, é uma amiga da família.
Mulher da baixa burguesia, que, contudo, conseguiu proporcionar um certo nível de educação à sua filha, Inês.
É uma jovem em idade de casar, que anseia pelo casamento para se livrar dos trabalhos domésticos e do controle da mãe
Questionário 1
2) Identifica a forma como Inês pretende livrar-se do seu "cativeiro".
1) Indica 4 causas do descontentamento de Inês.
4) Consideras que o relato de Lianor Vaz é convincente para a mãe de Inês? Justifica a tua resposta.
3) Explicita o conselho que a mãe dá a Inês relativamente ao seu futuro.
Processos de cómico
Gil vicente recorreu a alguns processos de cómico para divertir os espectadores e, ao mesmo tempo, para denunciar os vícios da sociedade e, assim, tentar despertar a consciência das pessoas.
INTENÇÃO MORALIZADORA
CRÍTICA SOCIAL MORALIZADORA + RECURSO AO CÓMICO (EXPOSIÇÃO AO RIDÍCULO)Objetivos: criticas, ensinar e divertir
PROCESSOS DE CÓMICO
Cómico de caráter
Resulta da inadequação de uma personagem ao contexto em que se encontra. Esta inadequação decorre da sua personalidade e provoca o riso. Exemplos: traços de caráter das personagens (a ingenuidade, a fanfarronice, a hipocrisia, etc.
Cómico de linguagem
Cómico de situação
Resulta da representação situações que provocam o riso: comportamentos ridículos e grotescos, totalmente desadequados às circunstâncias em que surgem. Exemplos: situações de mal-entendidos, ignorância sobre certas regras sociais, etc.
Title here
Title here
Title here
Title here
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore
02
50/lorem
50/lorem
50/lorem
50/lore
This is a paragraph of text waiting to be awome content
Resulta do discurso de uma personagem, que provoca o riso, podendo existir uma inadequação entre as palavras usadas e o contexto em que elas são proferidas.Exemplos: uso de registos de língua desajustados, ironia, trocadilhos, etc.
This is a paragraph of text waiting to be awesome content
This is a paragraph of text waiting to be awesome content
Sed diam nonummy nibh euismodmagna aliquam erat volutpat"
Author Name
+ info
+ INFO
Cómico de caráter
Resulta da inadequação de uma personagem ao contexto em que se encontra. Essa inadequação decorre da sua personalidade e provoca o riso.
PROCESSOS DE CÓMICO
Técnica de tipificação (personagens tipo): REDUÇão de uma personagem a um conjunto de traços que são comuns a um dado grupo de pessoas e facilmente reconhecíveis pelo espectador- marcas de profissão, de caráter, um certo tipo de comportamento, etc. Exemplos: a alcoviteira, a mãe, o clérigo, etc.
CONFLITO
Manual, páginas 114 à 141
Resumo- cenas da apresentação de Pêro Marques e Da recusa do casamento
Inês conhece o pretendente que Lianor Vaz lhe propõe, Pêro Marques, primeiro, através da carta que ele lhe escreve e, depois, pessoalmente, mas não gosta dele. No entanto, tanto a mãe, como Lianor Vaz tentam fazê-la considerar, porque vêm em Pêro Marques um homem bom: "Mata o cavalo de sela,/ e bom é o asno que me leva"; "Mais quero eu quem m'adore,/ que quem faça com que chore". Mas Inês mantém-se irredutível na sua decisão e contrata o serviço de dois judeus casamenteiros, Vidal e Latão, que lhe vão arranjar, segundo eles, o marido ideal: um escudeiro discreto, galante, que fala bem e que sabe tocar viola.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Inês Pereira
Mãe
Pêro Marques
Jovem decidida e determinada em obter aquilo que quer.
Representa todas as mães preocupadas com o futuro das filhas. É a voz da sensatez.
Jovem camponês, rústico, mas rico, apaixonado por Inês.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Judeus casamenteiros
Lianor Vaz
Tal como a personagem da mãe, apresenta-se nestas cenas, como a voz da sabedoria popular. Aconselha Inês a casar com Pêro Marques, pois é um jovem conhecido, bom , trabalhador e que gosta dela.
Tal como a alcoviteira, vivem de arranjar casamentos às jovens, mas ao contrário de Lianor Vaz não são próximos da família.
QUEStão Interativa
QUEStÃO INTERATIVA
Explicita o papel desempenhado pelos Judeus nestas sequências textuais. Transcreve do texto expressões que atestem as seguintes características dos dois Judeus: - tagarelas - interesseiros - tolos - manhosos
RESUMO DA Cena da apresentação do escudeiro
O Escudeiro apresenta-se em casa de Inês, acompanhado por um moço. Aparenta ser cortês e galante, contudo, o moço, através dos seus apartes vai denunciando a situação de penúria em que vive o seu Senhor, o que faz desconfiar a mãe, mas que Inês prefere ignorar. Os judeus casamenteiros contribuem para o desfecho da cena, sublinhando o quanto as características do Escudeiro correspondem ao ideal de marido de Inês. Por fim, esta acaba por casar com o Escudeiro, no entanto a cena acaba com uma fala do Escudeiro indiciadora de mau prenúncio: "Ó esposa, não faleis,/ que casar é cativeiro"
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Moço
O Escudeiro, Brás da Mata
Inês
Vassalo do Escudeiro, que, contudo, não lhe paga, nem sequer o alimenta. Os seus apartes são a voz da verdade e da denúncia contra o engano.
Continua a manifestar firmeza em fazer valer as suas decisões, contudo revela-se ingénua ao acreditar que vai ser feliz com o Escudeiro, apesar dos avisos do moço.
Jovem da baixa nobreza, revela ser galante e cortês, mas também viver uma vida de aparências.
PERSONAGENS CARACTERÌSTICAS_novas personagens e evolução das já apresentadas
Judeus casamenteiros
Mãe
-Revela cada vez mais preocupação com o futuro de Inês e tenta mais uma vez chamá-la à razão.
Tudo fazem para manipular Inês e fazê-la ignorar os conselhos da mãe, elogiando desmedidamente o Escudeiro
QUESTIONÁRIO 2
3. Caracteriza o tipo de relação entre Brás da Mata e o Moço, selecionando 3 palavras. Justifica a tua respostatirania / prepotência/ educação/ exploração/ amizade
1) a. Relê o monólogo do escudeiro (vv.481-498) b. Apresenta o retrato que os judeus casamenteiros traçaram de Inês.
2. Explica de que modo os apartes do Moço desmascaram o Escudeiro.
4) Refere as estratégias usadas por Latão e Vidal para convencer Inês a casar com o Escudeiro.
6)Explica a mudança de atitude do Escudeiro após o casamento, referindo a reação de Inês.
- Antes de conhecer o Escudeiro, aconselha Inês na postura a adotar, condicente com aquilo que se esperava de uma rapariga séria na época: falar pouco e não rir. - Revela perspicácia, ao desconfiar do Escudeiro face aos apartes do Moço. - Expressa ironia, quando se apercebe de que já pouco há a fazer: "Agora vos digo eu/ que Inês está no Paraíso". - Apesar de já resignada , ainda tenta apelar à sensatez da filha, sugerindo que escolha outro marido.
-É apresentada como uma mulher de moralidade duvidosa, pois apesar de se apresentar como vítima de assédio por um clérigo, pelo tom e conteúdo das suas falas, ficamos na dúvida acerca da sua perturbação com o sucedido.- Apesar de ser alcoviteira e de, por isso, ter interesse no negócio, apresenta-se como amiga da família. Propõe a Inês um casamento com um rapaz rico, conhecido, honrado e que a aceita mesmo sem dote.-
- Apesar de revelar sensatez nos conselhos que dá à filha e de manifestar genuína preocupação com as suas escolhas não se opõe à sua recusa no casamento com Pêro Marques, revelando uma postura mais resignada e submissa do que nas cenas iniciais.
Procura avisar Inês da real situação do Escudeiro e da sua personalidade: "Homem que não tem nem preto,/ casa muito na má hora"; "sáfio bargante" (homem sem vergonha e sem moral)
Sugestão de Resposta...
Não completamente, pois apesar da mãe de Inês acreditar que Lianor Vaz foi assediada por um clérigo, questiona o facto de ela não ter feito mais para se defender.
- "fantesiosa": pretende casar com um homem "avisado", ajuizado; elegante; discreto; divertido; eloquente e que lhe permita ascender socialmente. - preguiçosa: gosta pouco de realizar os trabalhos domésticos próprios de uma rapariga do seu tempo e da sua condição.
Resposta possível...
O Moço denuncia o caráter falso do Escudeiro, lamentando a sua sorte por ter trocado de senhor, bem como a sorte de Inês, que está prestes a casar com um pretendente grosseiro e sem vergonha, que vive na miséria (ao contrário do que deseja parecer). Ajuda, deste modo, a desmascarar o Escudeiro.
resposta possível...
A mãe aconselha Inês a não ser precipitada na decisão de se casar para ter a sua independência, considerando que a escolha de um marido deve ser ponderada.
RESposta possível...
Inês sente que está a desperdiçar a sua vida, estando confinada à casa; está saturada de "lavrar" e sente que todas as moças da sua idade se divertem, menos ela.
Resposta possível...
Inês pretende casar-se para se libertar da dominação da mãe. O seu desejo é ser livre e emancipada.
-Cómicos : através dos trocadilhos de linguagem fazem rir o espectador: - Interesseiros e manipuladores: ao contrário da mãe e de Lianor Vaz não demonstram querer o bem de Inês, mas, sim, incentivar os desígnios da jovem para fazer negócio.
- prudente: aconselha Inês a esperar e a ter cuidado com as escolhas que faz relativamente ao homem com que vai casar, não se precipitando. - precavida: procura preparar Inês para a vida de casada, obrigando-a a lavrar..
Resposta possível...
Logo após a cerimónia, o Escudeiro lamenta ter-se casado, desejando ser solteiro novamente, por sentir que o casamento é um "cativeiro", deixando cair a máscara e revelando o seu verdadeiro caráter. Perante esta reação, Inês estranha o comentário do marido ("Já vos vós arrependei?"), mostrando espanto e incompreensão.
- Depois de conhecer Pêro Marques, Inês revela maior capacidade de afirmar aquilo que quer: um homem discreto, mesmo que pobre, e que saiba tocar viola.
Resposta possível...
Nas suas falas, os Judeus tentam convencer Inês a casar com o Escudeiro, alguém que, segundo eles, preenche todos os requisitos da jovem. Assim, usam como estratégias a valorização de Brás da Mata e a chamada de atenção sobre o risco que Inês corre de ficar com um marido "rabugento", "desmazelado" ou "baboso".
Resposta possível...
ITirania, prepotência e exploração. Isto porque o Escudeiro trata o Moço com arrogância, não lhe pagando pelos seus serviços, não o alimentando, nem lhe dando para dormir mais do que "o chão e o telhado por manta"
- Interesseiro: considera que o casamento com Inês pode ser vantajoso para ele, pois, apesar de esta ter uma condição social inferior, ela e a mãe têm mais meios de subsistência. - Para além disso, revela ser um explorador, pelas condições miseráveis a que submete o moço. - Falso: apresenta-se como divertido e galante, mas, assim que casa, passa a ter uma atitude diferente. -
I- personagem-tipo.: representa o camponês abastado, trabalhador mas rude e ingénuo. - Tem um comportamento cómico, ao apresentar-se como ignorante das regras sociais mais básicas - Demonstra gostar genuinamente de Inês e ser uma personagem boa e séria, ao preocupar-se com a reputação de Inês, caso se saiba que ficou sozinha com ele.
Resposta possível...
Os judeus traçaram uma imagem idealizada de Inês, que parece "pintada" por "anjos", muito bela, com olhos iguais aos de Santa luzia e cabelos como os de Santa Madalena.