Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trabalho fq_Miguel Rodrigues_Afonso Rosa 10A
Miguel Rodrigues
Created on March 5, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
A espetrocopia e a arqueologia
Tema A
Como o C14 faz parte de organismos vivos?
- CO2 é absorvido pelas trocas de gases, nas plantas durante a fotossíntese e durante a respiração nos animais, ingerindo C14 e os seus isótopos. - O carbono mantém-se no organismo dos corpos enquanto eles estão vivos, quando estes morrem a troca com o ambiente para, isso permite que o C14 seja usado em datação radiométrica para estimar a idade dos fosséis ou outros restos biológicos.
O que são elementos radioativos?
- Os elementos radioativos são átomos em que o núcleo é instável, ou seja, eles imitem radiação para alcançar um estado mais estável. -Existem 3 formas de radiação: -radiação alfa ---» Emissão de partículas compostas por dois protões e dois neutrões -radiação beta ---» Emissão de eletrões e protões -radiação gama ---» Emissão de radiação eletromagnética de alta energia - O C14 é um desses elementos radioativos.
A datação radiométrica não é adequada para identificar a presença de ferro nos artefactos
- A datação radiométrica consiste em determinar a idade de um fossil ou objeto a partir das substâncias radioativas nele contidas, que decaem ao longo do tempo. Como o ferro oxida com a presença de oxigénio, este vai formar novos elementos químicos o que não permite realizar a datação radiométrica. - Temos o exemplo do carbono 14 que esta presente em materiais orgânicos e visto que o ferro é um material inorgânico este não possui o tipo de carbono necessário para realizar o processo de datação radiométrica. - Por outro lado os cientistas podem usar a análise de isótopos de impurezas que consiste em identificar os elementos incorporados no artefacto durante a produção do isótopo. Após isso medem as proporções e identificam a idade.
Next
De seguida, como o ferro tem linhas espectrais bem definidas, principalmente na zona do visível e de infravermelhos, vamos identificar a partir da emissão de luz no artefacto, se apresenta uma linha espectral de emissão ou de absorção.
após isso
Para analisar a presença de ferro, começamos por identificar o tipo de espetro (de emissão ou de absorção).
Que outro tipo de ensaio seria possível realizar para analisar a presença de ferro
Poderia – mos realizar o procedimento de espetroscopia, que consiste em analisar a composição química de objetos a partir da luz que emitem ou refletem. Esta analisa a presença de determinado elemento através das características especificas de emissão ou absorção.