Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Projeto Maia de PortuguêsRodrigo MonteiroN.º22Turma 9.ºB1

Há lugar para "Os Lusíadas" no século XXI?

Introdução

"Os Lusíadas", de Luís de Camões, é um livro famoso da literatura portuguesa e fala das conquistas lusitanas até à chegada de Vasco da Gama à Índia.Neste trabalho irei relacionar o Canto I dos "Os Lusíadas", com a vida humana na atualidade.

ESTÂNCIAS 105 E 106

Em geral, estas estâncias retratam a falsidade, o engano, a insegurança e os medos a que os seres humanos poderão estar sujeitos. Retratam também como dificilmente os seres humanos não têm segurança ou estabilidade na vida atual, tendo em conta o ambiente adverso que os rodeia. Na estância 105, o sujeito poético fala dos perigos e da esperança que as pessoas depositam na vida e no futuro. Na estância 106, estão representados o mar e a terra como sinónimo de perigos para os homens, o mar simboliza a morte e perigos, a terra representa a guerra e o engano.

Estâncias 105-106

Conclusão

Em suma, é importante realçar que os perigos encontrados nas estâncias são perigos que estão representados no nosso dia a dia também. Estas duas estancias representam uma passagem da história dos descobrimentos, mas para além disso, representa também o que os homens enfrentraram durante as viagens a tentar alcançar os seus objetivos. Podemos comparar aos dias de hoje , sendo que por vezes quando tentamos alcançar os nossos objetivos somos confrontaodos com perigos e inseguranças.

Fim