Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Beatriz Machado Érica Cruz Lara Vieira 11ºG

Amor de Perdição e Romeu e Julieta

Semelhanças e diferenças

Amor de Perdição

  • "Amor de Perdição" é uma obra literária escrita por Camilo Castelo Branco e publicada em 1862.
  • O romance narra a história de amor entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, dois jovens pertencentes a famílias inimigas e que enfrentam diversos obstáculos, em nome do seu amor proibido.
  • O final da história é marcado pela tragédia e pela morte das personagens.

Romeu e Julieta

  • "Romeu e Julieta" é uma obra escrita por William Shakespeare, entre 1591 e 1595 que narra a história de um amor proibido entre Romeu e Julieta.
  • Estes jovens pertencem a 2 famílias inimigas de Verona (Capulet e Montague), o que os leva a casar e a viver o seu romance em segredo.
  • A história de amor tem um final trágico, pois Romeu e Julieta morrem juntos, em nome do seu amor.

Semelhanças entre as obras

famílias rivais

amor impossível

casamento por conveniência

"matar por amor"

+ Info

+ Info

+ Info

+ Info

Diferenças entre as obras

contacto entre os jovens

união

morte do casal

+ Info

+ Info

+ Info

Em suma...

Ambas as obras transmitem a intensidade das emoções e as consequências trágicas de obstáculos, como as rivalidades familiares.

FIM

Apesar das suas famílias não apoiarem a sua relação, Romeu e Julieta casam-se às escondidas na igreja, com a ajuda de Frei Lourenço (confidente de Romeu). Teresa e Simão, pelo contrário, não se voltam a ver e não chegam a casar.

Na obra "Amor de Perdição", a partir do momento em que Simão e Teresa são separados, apenas se conseguem comunicar por cartas. Já em "Romeu e Julieta", estes encontram-se quando têm oportunidade e conversam.

O amor entre as personagens das duas obras, apesar de ser proibido, é vivido intensamente, com muita esperança e sofrimento. Estes amores não conseguem ser verdadeiramente concretizados, e acabam por ser separados pela morte.

Nas duas obras, os amados apresentam uma forte característica do típico "herói romântico" - a impulsividade. É esse traço que os vais fazer cometer um assasinato:
  • Simão mata Baltasar, o pretendente de Teresa
  • Romeu mata Paris, o pretendente de Julieta

Tanto em Amor de Perdição como em Romeu e Julieta, as famílias dos jovens são inimigas, ficando descontentes com o relacionamento dos filhos e impedindo-os de viverem as suas paixões. Servem como obstáculos às suas relações.

No final das duas obras, ambos os casais morrem. Porém, Simão e Teresa morrem separados: Teresa no convento e Simão a caminho do degredo. Julieta, já que foi forçada a casar com Paris, tomou um remédio que a fez dormir profundamente, levando a sua família a pensar que estava morta. Depois, voltaria a encontrar-se com Romeu. Romeu não chegou a saber que a morte de Julieta era falsa, e quando soube da notícia foi ter com ela, levando consigo um veneno verdadeiro, que o faria morrer também. Julieta quando acordou e viu o amado a morrer, pegou no seu punhal e suicidou-se.
Em "Amor de perdição", Baltasar Coutinho, para além de primo de Teresa é também o seu pretendente. No que dependesse de Tadeu de Albuquerque, a filha casaria com o primo. Em "Romeu e Julieta", a família de Julieta arranja um futuro marido para a jovem - Paris - com o objetivo de a separar de Romeu.