Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação do Livro do PL - O Código Da Vinci

Carolina Pereira

Created on March 1, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

O Código Da vinci

Título: O Código Da Vinci Autor: Dan Brown Publicado: - 18 de março de 2003 - Estados Unidos - Editora Random House Publicado em português: -2004 -Editora Bertrand Gênero: Romance, Mistério Personagens: Robert Langdon, Sophie Neveu, J. Saunière, Silas Teve uma adaptação a filme em 2006

Nos últimos momentos da sua vida, após ser alvejado, o conservador Jacques Saunière preocupou-se em deixar enigmas espalhados pelo Louvre, local onde morreu. Um dos exemplos é ter escrito pistas a tinta UV no chão, ao lado do seu cadáver e nas pinturas mais emplemáticas de Da Vinci("Mona Lisa" e "Madonna dos Rochedos"). O seu corpo sem vida foi encontrado numa posição que remete para o desenho " O Homem vitruviano" de Leonardo Da Vinci. Com o seu sangue desenhou no ventre um pentágono.

"Aparentemente, Saunière deitara-se de costas e fizera rodar a caneta de felcro à sua volta numa série de longos arcos, como que increvendo-se num círculo. Num súbito relampago, o significado tornou-se claro. - O Homem de Vitrúvio - ofegou Langdon. Saunière criara uma réplica em tamanho natural do mais célebtre desenho de Leonardo Da Vinci." (página 63)

"Homem vitruviano" pintura de Leonardo Da Vinci

Linha da rosa localizada na igreja de Saint Sulpice em França

Silas, um membro da Opus Dei, assassinou o conservador Saunière e mais três membros de alto estatuto do Priorado de Sião. Em busca da localização de um tesouro de valor inimaginável para a religião cristã, a Chave de Abóbada, ia recebendo a mesma informação, " está na linha da Rosa na Igreja de Saint Sulpice". Chegando à Igreja, Silas partiu a quadrado no final da linha e descobriu que a sua resposta estava num versículo da Bíblia (Job 38:11), onde dizia "Chegará até aqui; não mais além". Perante isto percebe que foi enganado e que a verdade estava nas mãos das personagens principais Robert Langdon e Sophie Neveu.

"Ao chegar ao versículo onze leu o texto. Eram apenas oito palavras. Confuso, volyou a lê-las, sentindo que algo correra terrivelmente mal. O verículo dizia simplesmente: Chegará até aqui; não mais além." (página 159)

No Louvre, após a trágica morte, Sophie revela a Robert ser neta do conservador e em equipa desvendam os mistérios deixados no museu. Encontram uma chave peculiar atrás de um quadro, como pista final. Enquanto fugiam da polícia, por serem suspeitos do homicidio, descobriram um endereço escrito a tinta UV na chave. Dirigiram-se à morada mencionada na chave e perceberam de que se tratava de um banco depositário em Zurique. Através da chave e do código, descoberto através dos números que o conservador escreveu ao lado do seu cadáver(13-3-2-21-1-1-8-5), perceberam que colocados na ordem correta dariam uma das sequências numéricas mais famosas na história, a sequência Fibionacci (1-1-2-3-5-8-13-21) e que seria a solução. A caixa guardada no banco continha um estojo de madeira com uma rosa de cinco pétalas - símbolo do Priorado de Sião para o Santo Graal e lá dentro um criptex que uma vez resolvido supostamente teria o mapa para o maior tesouro da história cristã.

"Langdon estava a olhar, fascinado, para a rosa embutida à mão na tampa da caixa: uma rosa com cinco pétalas. Tinha visto aquele tipo de rosa muitas vezes. - A rosa de cinco pétalas - murmurou - O símbolo do Priorado para o Santo Graal." (página 232)

Caixa e Criptex do priorado de Sião

Como estavam a ser perseguidos pela polícia, Robert e Sophie viram-se obrigados a refugiarem-se na casa de um amigo de Robert, Sir Leigh Teabing, um historiador da British Royal Academy que dedicou a maior parte da sua vida a estudar o Priorado de Sião e o Santo Graal. Explicou a Sophie, que nada sabia sobre a existência desta sociedade, a história por detrás do quadro "A Última Ceia" e a verdade que Leonardo Da Vinci queria mostrar. Através desta pintura podemos reparar que não existe um cálice especial. O Santo Graal é representado como um cálice sagrado figurativo, que surge na imagem formada entre uma pessoa com traços femininos, sentada à direita de Jesus, que se presume ser Maria Madalena, e o próprio. Não poderia ser uma mera coincidência, pois Da Vinci não cometeria tal erro. Apenas com uma observação geral distingue-se um triângulo formado entre Jesus e a sua parceira, símbolo do feminino e/ou a forma de um cálice. O historiador explica que o Santo Graal não seria um objeto, mas sim Maria Madalena, pois Santo Graal provém da palavra Sangreal que significa sangue real. Maria Madalena era de facto descendente de reis e especula-se também que na altura estivesse grávida de um filho de Jesus. De acordo com a vontade de Jesus Cristo deveria ter sido ela a comandar a Igreja Católica após a sua morte, o que não sucedeu, acabando por ser perseguida. O Priorado de Sião tinha então como objetivo proteger os descendentes vivos de Jesus e manter o seu segredo para que nunca se perdesse a verdade.

"A Última Ceia" pintura de Leonardo Da Vinci

"Sophie olhou para a ilustração e viu, para seu grande espanto, que todos os convivas sentados à mesa tinham um copo de vinho, incluindo Cristo. Treze copos. Além disso, os copos eram de vidro, pequenos e sem pé. Não havia qualquer cálice no quadro. Nenhum Santo Graal." (página 285)

Após resolverem o enigma do primeiro criptex, o que encontraram lá dentro não era o que Robert e Sophie esperavam. Em vez de um mapa havia um outro criptex e um poema escrito pelo conservador Saunière "Em Londres jaz um cavaleiro que um papa enterrou. O fruto do seu labor uma fúria granjeou. Procura o globo que no seu túmulo devia estar. Ele fala de carne Rosada e de um útero a germinar". A caminho do Reino Unido decidiram que deveriam procurar na Temple Church onde jaziam túmulos de cavaleiros. Rapidamente se aperceberam de que aquele não era o sítio certo, pois exceto no primeiro verso, a Igreja não batia certo com o poema. Então, com a ajuda da internet descobriram que o cavaleiro em questão era Sir Isaac Newton e que a localização do seu túmulo era na Abadia de Westminster. Enquanto isso o tal amigo de Robert, Leigh, revelou ser um dos chefes da Opus Dei e que pretendia descobrir a Chave de Abóboda.

Abadia de Westminster localizada em Londres

"O funeral de Sir Isaac Newton, a que assistiram reis e nobres, foi presidido por Alexander Pope, amigo e colega, que pronunciou uma comovente elegia antes de espalhar terra sobre o túmulo" (página 406)

Capela de Rosslyn localizada em Edimburgo

Após ser ameaçado de morte caso não decifrasse o criptex, Robert pensou nas pistas que tinha até ao momento e repentinamente fez algo de inesperado. Atirou o criptex ao ar e este ao cair no chão destruiu a informação que continha. Após este episódio Leigh foi preso e Robert anunciou a Sophie que apesar de não ter desvendado o enigma, sabia qual era a pista final: "O Santo Graal sob a antiga Roslin espera". Dito isto dirigiram-se a Edimburgo, onde se localizava a capela. Chegando lá, Sophie relembra o primeiro código que desvendou com o avô e este leva-os a uma cave onde estão todos os documentos e informações sobre o Priorado de Sião, assim como as verdadeiras origens de Sophie. Na realidade, ela descendia de uma das famílias mais antigas de França, a família Sangreal, ou seja, Sophie era a descendente viva de Jesus. Quando voltaram à superfície Robert e Sophie encontram-se com os restantes membros do Priorado e estes juram protegê-la e manter em segredo a verdade por detrás da sua linhagem.

"E no entanto, sabia que o texto da última mensagem de Jacques Saunière não podia ter sido mais específico. The Holy Grail 'neath ancient Roslin waits.O Santo Graal sob a antiga Roslin espera." (página 511)

Disciplina: Português, Prof. Judite Saraiva Trabalho realizado por: Carolina Pereira, nº4, 9ºC Escola Secundária de Miraflores

Fontes: Biliografia do livro e do autor:

  • https://chat.openai.com/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
Imagens:
  • https://www.photopea.com/
  • https://www.wook.pt/livro/o-codigo-da-vinci-dan-brown/1989110
  • https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2019/10/o-homem-vitruviano-de-leonardo-da-vinci-esta-liberado-para-exposicao-no-louvre.html
  • https://www.thepariseffect.net/blog/in-the-pink-at-place-saint-sulpice
  • http://www.noble-collection.de/products/Da-Vinci-Code/Da-Vinci-Code-Kryptex.html
  • https://casavogue.globo.com/arquitetura/edificios/noticia/2023/05/abadia-de-westminster.ghtml
  • https://scotlands-stories.com/rosslyn-chapel-secrets/

Biografia de Dan Brown

Dan Brown é um autor norte-americano conhecido pelos seus romances de suspense e mistério, muitos dos quais exploram temas relacionados à arte, religião e simbologia. Nasceu a 22 de junho de 1964 em New Hampshire nos EUA, o seu nome completo é Daniel Gerhard Brown. Estudou na Phillips Exeter Academy e formou-se na Universidade de Amherst em Literatura inglesa e Arte espanhola. Os seus maiores êxitos literários foram "Anjos e Demónios"(2000), "O Código Da Vinci"(2003), "Inferno"(2013), entre outros.