Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Coimbra
Laura Cruz
Created on February 29, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Interactive Event Microsite
View
January School Calendar
View
Genial Calendar 2026
View
Annual calendar 2026
View
School Calendar 2026
View
2026 calendar
View
January Higher Education Academic Calendar
Transcript
Coimbra
começar
Introdução
Coimbra é uma cidade média, e é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido às suas infraestruturas, organizações e empresas instaladas , sobretudo a universidade de Coimbra que representa um grande valor patrimonial. Coimbra têm uma grande importância histórica e uma privilegiada posição geográfica no centro de Portugal continental, localizada entre Lisboa e Porto.
Neste trabalho vamos explorar vários aspetos desta cidade como:
- Caracterização geográfica
- A diferenciação espacial
- A dinâmica funcional do espaço urbano
- Os problemas que enfrenta
- A condição de vida da população e a sua interligação com os ODS
- As estratégias de recuperação de qualidade de vida urbana.
Localização geográfica
Coimbra está localizada no centro de Portugal, na região Centro do país. É banhada pelo Rio Mondego, o maior rio exclusivamente português, e fica a cerca de 200 km ao norte de Lisboa, a capital de Portugal. A sua localização geográfica estratégica proporciona fácil acesso a outras cidades importantes, como Porto e Aveiro, tornando-a um ponto central importante no mapa português. Coimbra pertence às NUTS II e III
Freguesias urbanas da cidade de coimbra
A cidade de coimbra é constituida por 18 freguesias, e nessas freguesias está presente o concelho de coimbra. No entanto apenas três freguesias pertencem à cidade de coimbra:
União das freguesias de Coimbra ( Sé nova, Santa Cruz, Almedina e São bartolomeu )
Santo António dos olivais
União de freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
Elevação da cidade de coimbra
Coimbra foi elevada a cidade, pelo critério jurídico-administrativo, devido a uma ordem régia durante a primeira dinastia, pelo Conde D.Henrique e a sua mulher D.Teresa, a 26 de maio de 1111.
Centro da cidade (CBD)
Função industrial
Diferenciação funcional
O caráter bipolar da cidade mantém-se, associando uma diferenciação funcional à dualidade morfológica. A Alta , agora, em torno da Universidade, o paço episcopal e as instalações escolares, e a Baixa mantém as principais atividades económicas.
CBD
A Baixa ou Centro Histórico de Coimbra é a denominação dada à zona central da cidade, que é constituída pelas freguesias de São Bartolomeu e Santa Cruz.A baixa de coimbra desempenha sobretudo as funções terciárias e religiosas, pois nela concentram se as grandes ruas comerciais (como a Rua Ferreira Borges), o tradicional Mercado Municipal D.Pedro V, e importantes monumentos como o Mosteiro de Santa Cruz.
Função industrial
A zona industrial de Coimbra está situada em uma localização privilegiada e preférica , próxima a importantes vias de transporte, como a autoestrada A1, que liga a região a outras cidades e regiões de Portugal. Isso facilita o acesso de empresas e a distribuição de produtos, tornando-a uma opção atrativa para investidores.
Nª de empresas
Indústrias transformadoras Empresas por atividade
Principais setores industriais
A zona industrial de Coimbra é composta por diversos setores industriais, sendo os que têm maior número de empresas é os produtos metálicos e os alimentares. Estes setores têm um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, impulsionando a criação de empregos e estimulando a inovação tecnológica. Além disso, a zona industrial de Coimbra também abriga empresas nos setores de metalurgia, têxtil e eletrônica, contribuindo para a diversificação da economia local.
Atividades
Função residencial
Para além do CBD e da função industrial a cidade também é composta pela função residencial, esta função encontra se espalhada por toda a cidade, e é organizada de acordo com as condições socioeconómicas dos residentes, organizando se então: pelas classes médias, as classes mais favorecidas e as menos favorecidas.
Classes menos favorecidas: população com menos recursos, reside em diferentes áreas da cidade ou da sua periferia. Reside em bairros de habitação social, ou em casas devolutas e degradadas de pequena dimensão e sem planeamento.
Classes médias: vivem em áreas menos centrais onde o custo do solo é menor, residem em blocos de apartamentos com uma arquitetura uniforme.
Classes mais favorecidas: vivem em áreas com boas acessibilidades, vivem em apartamentos ou vivendas de boa qualidade e com espaços verdes.
Função residencial: bairros sociais
classes médias e menos favorecidas
O Bairro Operário Bispo-Conde, este bairro já não existe neste momento, foi demolido no ano de 1955 e era composto por 15 casas térreas e se este bairro ainda existisse estaria incluído na classe média.
Bairro da Misericórdia,localiza-se na União de freguesias de Coimbra e foi construído no ano 2009, este bairro está destinado a famílias pobres, ou seja, à classe baixa e neste momento tem 29 habitações.
Bairro de S. Jerónimo, localiza-se na cumeada perto do subúrbio Quinta de S.Jerónimo, este bairro é destinado a funcionários públicos com mais rendimentos, ou seja, para a classe média.
Na fase do 25 de Abril houve um surgimento ou uma reabilitação de bairros como: Bairro da Conchada, teve em 1998 a construção de 28 habitações e pertencente à Freguesia de Santa Cruz. E a 2º fase do Bairro do Ingote com 145 habitações
Bairro do Ingote
Bairro da conchada
Classes mais favorecidas
Exemplos de residências
Santa Clara e Castelo Viegas, Coimbra
Santo António dos olivais
Penedo da Saudade, Cidade de Coimbra
Residem em apartamentros/vivendas com uma boa construção e arquitetura diferenciada e por vezes em condominios fechados
Expansão da cidade de coimbra
Verificou-se uma expansão da cidade de Coimbra ao longo dos anos em direção às áreas periféricas da cidade, partindo inicialmente com a elevação da cidade através da carta de foral em 1111. Coimbra inicialmente foi conquistada pelos islâmicos, no início do século VIII, como parte da expansão islâmica na Península Ibérica. Durante o domínio islâmico foram construídas mesquitas, banhos públicos, palácios e fortificações, contribuindo para a paisagem urbana da cidade. No ano de 1064, dá-se o fim do dominio islâmico quando a cidade foi conquistada pelas forças cristãs lideradas por Fernando I de Leão. Após a reconquista cristã, Coimbra foi gradualmente incorporada ao reino de Portugal, iniciando um novo período de influência cultural e política.
Expansão da cidade de Coimbra
D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal instalou-se com a corte em Coimbra, passando esta a ser a cidade sede do reino, D. Afonso Henriques impulsionou:
- A construção ou reconstrução de vários edifícios como o Mosteiro de Santa Cruz, a catedral românica da cidade, no local de um antigo templo dedicado a Santa Maria.
- A reconstrução da ponte e recuperação de novas estruturas de utilidade coletiva como fontes, fornos, ruas e calçadas.
- Reconstruiu-se e melhorou-se a muralha e fundaram-se infraestruturas assistênciais.
Mosteiro de Santa Cruz
Em 1537, a Universidade instala-se definitivamente em Coimbra por ordem de D. João III. A partir deste ano a sua existência e funcionamento condicionaram a dinâmica do espaço urbano da cidade. Em 1544, a Universidade acabou por instalar-se no Paço Real, na Alta da cidade. Durante a segunda metade do século XIX e sobretudo por iniciativa da autarquia, implementaram-se infraestruturas e criaram-se equipamentos coletivos que permitiram o crescimento e o desenvolvimento da urbe, como por exemplo: o cemitério da Conchada, o projecto da Penitenciária, assim como os arranjos urbanísticos da baixa e beira rio e, ainda, o alargamento da cidade com o projecto da urbanização da Quinta de Santa Cruz.
Universidade de Coimbra
Cemitério da Conchada
Construção do complexo monumental da Universidade de Coimbra, obrigaram ao realojamento da população em novos bairros. Para este fim foram construídos o bairro de Celas, o das Sete Fontes e o Marechal Carmona, atual bairro Norton de Matos. Ao longo das décadas de 60, 70 e 80 a expansão do espaço urbano consolidou-se e apareceram os prédios residenciais nas novas zonas da cidade. Este crescimento foi acompanhado pela construção de novas vias de comunicação e infra-estruturas. O núcleo primitivo da cidade, está atualmente ocupado sobretudo por comércio e serviços, tendo vindo a perder a sua função residencial.
Vista geral da Alta, depois das demolições
A Universidade está a expandir-se para as novas zonas da cidade com a construção dos novos pólos (Pólo II na Quinta da Boa-Vista e Pólo III em Celas), colaborando e impulsionando este movimento de crescimento urbano e gerando simultaneamente novas centralidades na cidade como Celas, Solum e Vale das Flores.
População residente
População residente do centro da cidade: Devido à expansão urbana da cidade de coimbra, isto é, um crescimento em direção às áreas suburbanas criando assim novas centralidades, promovendo a saída da população juntamente com algumas atividades econômicas para essas áreas gerando assim uma descentralidade e desdensificação do centro da cidade o que resultou então em um decréscimo da população nessa área.
A população residente de Coimbra de acordo com os censos de 2021 é 140.816 ,e a densidade populacional, isto é, o número médio de indivíduos por Km² é de 440,9.
Problemas Urbanos
Coimbra, a cidade conhecida pela sua rica história e cultura, enfrenta uma série de problemas urbanos que afetam diretamente a qualidade de vida dos seus habitantes e o desenvolvimento sustentável da região. Entre esses desafios, destacam-se o congestionamento de tráfego, a questão da habitação acessível e a preocupação com a poluição e qualidade do ar.
Problemas Urbanos
Falta de habitação
Congestionamento de tráfego
Poluição e Qualidade do Ar
Aumento dos preços dos imóveis e falta de habitação acessível para famílias de baixa renda
O aumento do número de veículos resulta em congestionamentos frequentes, poluição do ar e dificuldades de mobilidade.
As emissões de poluentes provenientes do tráfego rodoviário e de outras fontes industriais afetam a qualidade do ar e a saúde dos habitantes.
Os Problemas Urbanos relacionados com os ODS
Congestionamento de tráfego:
Apresenta uma relação com o ODS 11 ( cidades e Comunidades Sustentáveis), como por exemplo: Coimbra pode buscar soluções para o congestionamento de tráfego visando uma mobilidade urbana mais sustentável e acessível, promovendo sistemas de transporte público eficientes, além de investir em infraestrutura de transporte segura e inclusiva e melhorando a gestão do tráfego e a segurança viária.
As medidas para atingir esses objetivos são:
- Introdução de tecnologias modernas para melhorar a eficiência do transporte público, como sistemas de pagamento eletrônico e informações em tempo real para os passageiros.
- Criação de ciclovias e faixas exclusivas para bicicletas para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte.
- Expansão e manutenção adequada das vias urbanas, incluindo reparo de buracos, sinalização clara e adequada, e instalação de infraestrutura de segurança viária.
Apresenta uma relação com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 1 (Erradicação da Pobreza): Coimbra pode procurar soluções para garantir habitação acessível para todos, alinhadas com a meta 11.1 de assegurar o acesso de todos a habitação segura, adequada e a preços acessíveis. Isso também contribui indiretamente para a redução da pobreza (ODS 1) *Meta 11.1- Proporção de população residente em áreas urbanas que vive em alojamentos não clássicos ou em alojamentos com falta de condições de habitação As medidas para atingir esses objetivos são:
- Implementar programas de habitação social que ofereçam moradias de baixo custo para famílias de baixa renda, garantindo que tenham acesso a habitação segura e adequada.
- Oferecer incentivos fiscais e subsídios para construtoras para que construam habitações acessíveis, como isenções de impostos ou financiamentos a taxas reduzidas.
- Promover a reabilitação de edifícios abandonados ou subutilizados para transformá-los em habitação acessível, utilizando recursos públicos e privados para financiar as obras.
Falta de habitação:
Poluição e Qualidade do Ar: relaciona-se com o ODS 11 e 13 : Coimbra pode implementar medidas para reduzir a poluição do ar e mitigar os impactos das mudanças climáticas, alinhadas com a meta 11.6 de reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, incluindo a redução da poluição do ar (ODS 11). Isso também contribui para a mitigação das mudanças climáticas (ODS 13). As medidas que podemos tomar são:
- Investir em sistemas de transporte público eficientes, como, o autocarro, o metro; Incentivar o uso de meios de transporte não motorizados, como bicicletas, através da criação de ciclovias e estacionamentos adequados;
- Investir em sistemas de monitoramento da qualidade do ar em toda a cidade para identificar fontes de poluição e tomar medidas corretivas.
Programa de ação com base nos instrumentos de ordenamento do território
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra (PEDU de Coimbra), constitui o instrumento de programação do Município e é o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma das prioridades de investimento:
- Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável,
- Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU)
- Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD)
Estratégias
- Qualificar o transporte público e promover a mobilidade suave, centra-se na criação das condições necessárias para que a mobilidade em Coimbra se centre na utilização do transporte público ou transportes não poluentes como bicicletas
- Reabilitar os edificios e qualificar o ambiente urbano, a modernização e reabilitação dos espaços de comércio e serviços e um espaço público de qualidade e inclusivo, que potenciem uma utilização em conforto e segurança, são qualidades básicas que uma cidade tem de oferecer.
- Reforçar a coesão e a inclusão social, ou seja, garantir que Coimbra proporcione, a todos os seus cidadãos, as condições necessárias a um desenvolvimento saudável e recompensador em todas as fases da vida, com particular atenção às necessidades dos idosos e das famílias e à fixação dos jovens.
Conclusão
Ao longo deste trabalho sobre a cidade de Coimbra, conseguimos analisar diversos aspectos que compõem sua evolução e dinâmica urbana, levando em consideração sua localização geográfica, diferenciação funcional, de que forma ocorreu a sua expansão, os problemas da qualidade de vida urbana,e as respetivas soluções através das estratégias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das ações baseadas nos instrumentos de ordenamento do território.
Trabalho realizado por :
- Alicia Pereira
- Beatriz cosme
- Laura Cruz
Webgrafia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coimbra(11 de março) https://csscsanjurge.pt/blog/zona-industrial-coimbra (11 de março) https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver (10 de março) https://infoempresas.jn.pt/C_INDUSTRIAS-TRANSFORMADORAS/Distrito_COIMBRA.html (11 de março) https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/habitacao/habitacao-social/parque-habitacional-municipal/bairros (11 de março) https://monumentosdesaparecidos.blogspot.com/2011/12/bairro-operario-bispo-conde-coimbra.html (11 de março) https://mapcarta.com/pt/W784400787 (11 de março) https://mapcarta.com/pt/W782482876 (11 de março) https://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/tag/evolu%C3%A7%C3%A3o+da+cidade ( 11 de março ) https://www.pordata.pt/municipios (11 de março) https://ods.pt/objectivos/11-cidades-e-comunidades-sustentaveis/ (11 de março) https://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/coimbra-evolucao-do-espaco-fisico-1-148033 (11 de março) https://www.nuroa.pt/venda/moradias-de-luxo-em-coimbra-para-venda (11 de março) https://supercasa.pt/venda-moradia-t6-coimbra/i1478163 (11 de março) https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/a-cidade/historia/historia-da-cidade (11 de março) https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/urbanismo/plano-estrategico-de-desenvolvimento-urbano-pedu (11 de março)