Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Vaquita

Ricardo Silva

Created on February 28, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

Vaquitamarinha

Phocoena sinus

A vaquita é o cetáceo (ordem de animais mamíferos marinhos, como os golfinhos) mais pequeno de todos. Para além do seu tamanho, a vaquita é distinguida pelas manchas negras no seu corpo, nomeadamente ao redor dos seus olhos. As vaquitas podem ter entre 130 cm e 150 cm. O peso varia entre 45 e 50 kg.

O cetáceo mais ameaçado de Todos!

As vaquitas vivem cerca de 20 anos e neste momento estima-se que existam apenas 10 na Natureza.

Alimentação

Habitat

Hábitos

Porque é que as vaquitas estão em vias de extinção?

Medidas deConservação

Outras Causas

Causas Pricipais

±10

-90%

Nos últimos anos, a população de vaquitas já diminui mais de 90%.

Estima-se que já só existam 10 indivíduos desta espécie.Algo tem de ser feito!

Ricardo Silva Nº22 10ºD
Causas Principais
  • As vaquitas são geralmente capturadas em redes de pesca de pescadores mexicanos ilegais, acabando por morrer sofocadas.
  • O uso de redes de emalhar já foi proibido, no entanto, ainda é utilizado por muitos pescadores.
Alimentação

As vaquitas são predadores piscívoros de crustáceos, peixes pequenos, polvos e lulas. Geralmente alimentam-se de animais marinhos que habitam águas rasas. As Vaquitas são predadores não seletivos.

Habitat

As vaquitas vivem num habitat marinho e só se encontram no norte do Golfo da Califórnia, que faz fronteira com a Califórnia e com o México.Eles são mais encontrados perto da costa. Habitam águas rasas e turvas, pois têm alto teor de nutrientes, o que é importante pois atrai o seu alimento.

Métodos de Conservação

Tanto os EUA, como o México tornaram proibida a pesca com redes de emalhar no habitat das vaquitas, ainda que alguns pescadores não cumpram.No entanto, a Sea Shepherd e a Elephant Action League são as únicas organizações que têm uma presença constante no monitorizamento da população de vaquitas. Já foram implementados diversos programas de conservação e recuperação de vaquitas, mas até agora, sem eficácia. A tentativa de manter vaquitas em cativeiro chamada "VaquitaCPR" (Conservação, Proteção e Recuperação) falhou, levando à morte de mais uma vaquita.

Outras causas

  • Para além da pesca ilegal, as vaquitas também são afetadas pela destruição de habitat, devido aos combustíveis dos barcos de pesca e à poluição das águas.
  • Devido ao drástico decréscimo na população de vaquitas, torna-se mais difícil o acasalamento de vaquitas, por motivos de endogamia e genética.
Hábitos de vida

As Vaquitas comunicam entre si através de sons agudos. Desta forma os cientistas conseguem controlá-los através de ecolocalização.É um animal muito calmo e evasivo, evita barcos e quando vem à superfície desaparece rapidamente, sendo difícil fotografar este animal. Geralmente, as vaquitas andam sozinhas ou no máximo em grupos de 3, a menos que estejam acompanhadas de filhos.

Estatuto de conservação

O estatuto de conservação desta espécie é Criticamente Ameaçado - CR