Equipa e grupo
Mariana da Silva Fernandes
Created on February 27, 2024
More creations to inspire you
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
Transcript
Feito por:Joana Sousa nº 4, Mariana Fernandes nº 8 e Sofia Borges nº12, 11ºTAS
GRUPOS E EQUIPAS
Conceito de grupo e de equipa
iNTRODUÇÃO
01
CONCEITO DE GRUPO
Um grupo é um conjunto de pessoas que compartilham algo em comum, como interesses, objetivos ou características. Eles podem reunir-se por razões sociais, profissionais ou educacionais, mas nem sempre têm uma estrutura organizada ou metas claras. Grupos podem ser formados espontaneamente ou intencionalmente, e nem sempre têm um propósito específico.
CONCEITO DE equipa
Uma equipa é um grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham juntas para atingir um objetivo específico. As equipes têm uma estrutura organizada e os membros são responsáveis uns pelos outros. Equipas são formadas intencionalmente e têm um propósito claro e focado.
Características DE um GRUPO
- Comunicação informal
- Objetivos vagos ou não definidos
- Responsabilidade individual
- Estrutura hierárquica limitada
- Tomada de decisão baseada no consenso
características dE uma equipa
- Comunicação formal e eficiente
- Objetivos claros e mensuráveis
- Responsabilidade compartilhada
- Estrutura hierárquica bem definida
- Tomada de decisão baseada em desempenho
Princípios de funcionamento: desenvolvimento, estrutura e dinâmica
02
funcionamento de um grupo
O funcionamento de um grupo pode ser influenciado por vários princípios que orientam sua dinâmica e eficácia.
Forming ou fase de formação:É a primeira fase e é caracterizada pela incerteza acerca dos objetivos, estrutura e liderança. Esta fase chega ao fim quando todos os seus membros se vêem como parte do grupo
evolução de um grupo
Storming ou fase "tempestuosa":Esta fase é caracterizada pelo conflito intragrupal. Os membros aceitam a existência do grupo, mas mostram resistência aos constrangimentos que o grupo impõe aos indivíduos. Além disso, aparece também o conflito relativamente à liderança no seio do grupo. Esta fase está completa quando as relações de hierarquia estiverem bem definidas;
Norming ou fase de normalização:Nesta fase, o grupo mostra relações fortes e é coeso. São manifestas a camaradagem e a solidariedade. O grupo poderá passar à fase seguinte quando a estrutura do grupo estiver sólida e os seus membros tiverem assimilado o que é o comportamento correto;
Performing ou fase de ação desempenho:A estrutura grupal nesta fase é aceite e é funcional. A energia do grupo é mobilizada para a compreensão e disponibilidade para se ajudarem mutuamente no desempenho das suas tarefas (para grupos permanentes, a quarta fase, "performing", é a última do desenvolvimento do grupo).
Adjourning ou fase de suspensão:Esta fase caracteriza a separação do grupo porque a tarefa foi concluída.
É possível sugerir algumas diretrizes para influenciar mais eficazmente os grupos:1 Separar mentalmente o grupo: é importante que o lider conheça cada membro do grupo separadamente2 Expor claramente os resultados esperados: criar uma visão para o grupo, acerca das vantagens futuras3 Justificar as ideias com factos reais4 Não tomar as decisões de forma solitária, mas sim solicitando a ajuda ao grupo
5 Criar um ambiente de participação: é importante relembrar aos membros do grupo que a sua ajuda é importante e que está sempre disposto a ouvir as ideias de todos6 Encorajar a abertura e a colaboração desde o início7 Entender a heterogeneidade dum grupo como uma mais-valia numa discussão deve ser solicitada a participação de quem possa não concordar com o que está a ser realizado8 Não deixar os desacordos acabar com a equipa: estes podem ser uma fonte de riqueza que assertivamente deve ser explorada.
dinâmica de um grupo
Organização do trabalho: através da constituição de grupos é possível à organização melhor estruturar o trabalho em termos de objetivos a atingir e de competências a reunir para que o desempenho seja potenciado.
Resolução de problemas: nomeadamente em situações de maior complexidade e em que seja necessário encontrar soluções, modos de operar mais adequados à organização e ao seu desempenho eficaz, a criação de grupos com este fim pode ser uma mais-valia organizacional.
Desenvolvimento de novas formas de operar: os grupos podem também ser criados porquanto a organização pode necessitar de desenvolver novas formas de abordar o negócio, seja por exemplo através de criação de novos processos, desenvolvimento de novas estruturas, novas ideias no sentido de melhorar a qualidade de serviço.
Organização benefícios, constrangimentos e principios de funcionamento de uma equipa
03
a equipa deve ter um nível de organização tendo em conta:
- A situação organizacional onde está inserida (tipo de estrutura, funcionamento, atividade que desenvolve, recursos humanos, técnicos e financeiros que disponibiliza, logística que oferece, sistema de informação, de educação e de recompensa, etc.)
- A estrutura da equipa (dirigida por um líder ou autogerida)
- Padrão de liderança
- Papéis funcionais
- Padrões de comunicação
- Composição da equipa
- Treino dos membros
- Acultura de equipa (conjunto de valores, de normas, de comportamentos e de significados partilhados pelos membros que possibilitam o trabalho em equipa).
Benefícios do trabalho em equipa
Para alcançar as metas que nos são estipuladas, não basta que uma única pessoa execute o trabalho. E mesmo que alguém consiga realizar todas as tarefas de um setor sozinho, o resultado de cada um vai refletir no resultado geral da organização.
Logo, a melhor forma de alcançar um objetivo comum é trabalhando em equipa, já que, as atividades divididas em setores, ainda que com funções distintas, são complementares.
existem certas situações que podem causar Constrangimentos de uma equipa, tais como:
- Conciliação dos membros da equipa - podem existir pessoas que, apesar de todas as competências para o trabalho em equipa, não consigam trabalhar em conjunto.
- Sobrecarga de certos elementos - seja devido às suas capacidades específicas ou apenas devido a uma má distribuição das tarefas, pode ocorrer uma distribuição injusta do trabalho, causando a sobrecarga de alguns elementos.
- Falta de produtividade de alguns membros - é um fator que pode causar mau estar e desgaste na equipa.
- Tempo gasto em discussão/negociação - sendo o trabalho discutido e elaborado em equipa, será gasto mais tempo nesse processo, o que pode ser uma clara desvantagem.
Principios de funcionamento de uma equipa
1. Meta
- Para que as pessoas trabalhem juntas você precisa lhes dar um motivo para agir (o velho trocadilho da motivação). A Meta deve ser compreensível para todos, comunicada muito claramente e se possível com alguma carga emocional que estimule a união. Todos devem ter um papel definido, conforme sua capacidade, para alcançar o objetivo.
2. Comunicação aberta
- O líder deve criar uma atmosfera de liberdade. Toda dificuldade, dúvida ou risco de problemas pode e deve ser colocada na mesa abertamente. Não deve haver repressão ou censura, caso contrário as pessoas se sentirão ameaçadas e não falarão nada.
3. Acompanhamento
- Por mais motivadas que as pessoas estejam, elas podem: desanimar, errar e ter dificuldades. A melhor forma de lidar com isso é determinar checkpoints, momentos fixos para acompanhamento das atividades/problemas. Para um trabalho em equipe realmente efetivo, procure fazer a reunião de acompanhamento com a equipe inteira - todos juntos, leva mais tempo, mas estimula o trabalho conjunto.
4. Abaixo a hierarquia
- Embora cada um tenha seu papel, os líderes devem pôr a mão na massa quando for necessário. Não existe problema algum em sentar com um membro do time e fazer parte do seu trabalho, ou vice-versa: "somos uma equipe!" e o importante é atingir a Meta.
5. Feedback
- A cada realização, mesmo que seja pequena, o feedback é importante. Se for uma realização bem sucedida transforme esse feedback em reconhecimento, se não for, exponha os pontos de melhoria para o time. Separe um tempo para ouvir o feedback deles também, geralmente eles enxergam muitos defeitos no seu trabalho
conclusÃO
04
Embora grupos e equipas possam parecer semelhantes à primeira vista, eles têm diferenças fundamentais em termos de objetivos, comunicação, responsabilidade estrutura e princípios.
Webgrafia
04
- https://edworking.com/pt/blog/remotework/qual-a-diferenca-de-grupo-e-equipe
- https://issuu.com/quiteriacoelho/docs/manual_6561_trabalhoequipasmulti/s/12465360#google_vignette
- https://pt.linkedin.com/pulse/por-que-trabalhar-em-equipe-conhe%C3%A7a-vantagens-da-kiko-campos-1f
- https://sambatech.com/blog/insights/trabalho-em-equipe/
- https://www.utad.pt/tutoria/wp-content/uploads/sites/40/2017/docs/trabalho-em-equipa.pdf