Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Lusiadas- Consílio dos Deuses

Rafael Serpa

Created on February 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Connectors Infographic

Essential Infographic

Practical Infographic

Akihabara Infographic

Interactive QR Code Generator

Witchcraft vertical Infographic

Halloween Horizontal Infographic

Transcript

Lusiadas

Consílio dos Deuses

Lusiadas

Na obra “Os Lusíadas”, existem Quatro Planos, nomeadamente o Plano Mitológico, o Plano da História de Portugal, o Plano das Considerações do Poeta e o Plano da Viagem, sendo o Consílio dos Deuses um episódio enquadrado no Plano Mitológico, geralmente articulado com o Plano da Viagem O Consílio dos Deuses é o seguimento da proposição na obra “Os Lusíadas”. Enquanto a proposição apresenta o assunto e o propósito da epopeia, o Consílio dos Deuses já faz parte do primeiro episódio da obra.

Júpiter (Deus do Trovão, pai de todos os deuses) convocou uma reunião para decidir o destino do povo lusitano (os Portugueses). Júpiter já tinha decidido que os portugueses poderiam chegar sem problemas à Índia, pois os Fados (o Destino) já tinham previsto o sucesso dos portugueses e a vontade dos Fados pairava acima da dos Deuses, Baco (Deus do Vinho) era contra o triunfo dos portugueses, pois temia que se os mesmos chegassem à Índia que os seus feitos fossem esquecidos, pois Baco era glorificado na Índia, Vénus (Deusa do amor e da Beleza) era a favor do triunfo português, porque o povo português era parecido ao seu povo (os Romanos): a língua portuguesa era parecida com a do seu povo, dado que derivava do latim, e reconhecia o mérito do povo português que já tinha passado por muitas dificuldades para chegar onde chegou. Por fim, Mavorte (Marte, Deus da Guerra) reconheceu que também era a favor, pois a sua amada (Vénus) também o era e, dado que Júpiter já tinha dito que era a favor, se o mesmo voltasse atrás com a sua palavra,demonstraria fraqueza.

Em suma, embora tenha havido algumas discordâncias durante o consílio, a decisão final de Júpiter foi a favor do triunfo dos portugueses, em relação à sua chegada à Índia, dado que os Fados assim o ditavam.demonstraria fraqueza.

Maria Silva Nº12

9ºE