Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Pintura a Fresco da Grécia Antiga
Teresa Elias
Created on February 25, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Pintura A fresco da Grécia Antiga
Teresa Elias, N°26, 10°H Apresentação Oral- História e Cultura das Artes Professora Daniela Henriques Escola António Arroio
Start
5. O Túmulo do Tuffator (Túmulo do Mergulhador).
Índice
6. Zeuxis e Parrásios.
7. Bibliografia.
1. O que é a Pintura a Fresco?
2. Em que lugares podíamos encontrar Pintura a Fresco?
3. A História da Pintura a Fresco.
4. A História da Pintura a Fresco. 2
O que é a pintura a fresco?
Durante o processo para criar um afresco, é preparada uma parede que pode ou não estar revestida com uma fina camada de gesso ou calcário (Quando queremos um fundo branco ou um fundo liso, podemos adicionar uma camada de gesso ou calcário). A seguir, usamos uma lasca de obsidiana ou outro instrumento pontiagudo para delinear as principais características e aplicamos as cores enquanto a superfície ainda está húmida, para que estas sejam absorvidas e tornem as pinturas duráveis. Em consequência do estado fresco do estuque, os pigmentos só podem ser dissolvidos em água e, à medida que a superfície pintada estiver a secar, seca também o desenho, e passa a integrar a superfície. Pela afinidade com o clima seco, já que no clima húmido, criam-se rachaduras, a técnica foi bastante utilizada no norte da Europa e na Itália, exceto Veneza.
Em que lugares podíamos encontrar pintura a fresco?
Esta técnica era muito usada nos interiores de villas e palácios, que eram cobertos com impressões fantasiosas da vida e da natureza no mundo grego. Os artistas de afrescos eram patrocinados pela realeza e pelos membros mais ricos da sociedade. Afresco, derivado de “buon fresco”, significa “boa nova”, em italiano, é uma técnica que já era utilizada pelos gregos e os romanos, tendo relatos históricos de sua utilização na decoração da Pinacoteca da Acrópole de Atenas, que datam do século V a.C., a técnica também pode ser encontrada na cultura chinesa e hindus.
A História da Pintura a Fresco
Há cerca de 15 mil anos, afrescos foram criados em cavernas em Lascaux, na França, e em Altamira, na Espanha. Estes primeiros exemplos de pintura a fresco demonstram a longa e variada história desta forma de arte. Por volta de 1500 a.C., artistas começaram a pintar em gesso fresco, o que permitiu mais flexibilidade, já que os artistas podiam, escolher os locais em que queriam pintar.
Os primeiros exemplos conhecidos de tais afrescos são encontrados na ilha de Creta, na Grécia, no Palácio Real de Cnossos. O mais famoso deles é chamado de Salto do Touro , e retrata uma cerimônia sagrada em que indivíduos saltam sobre as costas de grandes touros. Esta peça foi pintada sobre uma série de painéis de gesso, previamente relevados em estuque, o que levou os historiadores da arte a rotular os afrescos como arte plástica. Nos séculos posteriores, afrescos apareceram na Grécia antiga, mas infelizmente apenas algumas dessas obras sobreviveram. Do que restou, há exemplos de todos os períodos históricos, além das cópias romanas de pinturas gregas encontradas em Pompeia e Herculano. Dos pintores clássicos, infelizmente, não foram encontrados muitos exemplos.
O Túmulo do Tuffator (Túmulo do Mergulhador)
O Túmulo do Tuffator (Túmulo do Mergulhador) foi descoberto por Mário Napoli em 1968 na necrópole de Tempa del Prete, a 2 km ao sul de Poseidonia, nome grego de Paestum, uma colónia Itálica da Magna Grécia fundada em 600 a.C. Nesta zona, foram descobertas mais de 111 sepulturas, que se estendem desde do século VI ao ao século IV a.C. O túmulo do mergulhador segue o esquema típico dos túmulos gregos de Poseidonia, consiste em um sarcófago em calcário pintado em afresco, o conjunto é composto por cinco placas pintadas, sendo a laje de cobertura a do “mergulhador”.
Zeuxis e Parrásios
Zeuxis e Parrásios eram importantes pintores de afrescos e viveram na mesma época. Os artistas produziram obras em painéis de madeira e afrescos nas paredes, infelizmente nenhuma de suas obras sobreviveu. Os dois foram considerados os melhores pintores do século IV a.C. Plínio, o Velho, registrou um mito em torno de uma competição entre os dois pintores.
Pintura a Fresco da Grécia Antiga
Bibliografia
- KOTTABOS definição e significado | Dicionário Inglês Collins (collinsdictionary.com)
- O afresco do mergulhador - salto entre dois mundos | Fénix - ideias e cultura (revistafenix.pt)
- As formas pictóricas - Graecia Antiqua (greciantiga.org)
- Pintura Grega Antiga: resumo - Sua Pesquisa
- Afresco - Pintura e Arte - InfoEscola
- Ancient Greek Wall frescoes- Hellenic Art (hellenic-art.com)
- History of Fresco Painting I | Fresco Arte
- Fresco Reproductions - Other Themes (ancientsculpturegallery.com)
- Fresco Painting - The Age-Old Art of Applying Paint to Plaster (artincontext.org)
- Fresco painting | history, method, & examples | Britannica
- Manual de História e Cultura das Artes do 10º Ano de Paulo Simões Nunes, Raiz Editora
Do you have an idea?
With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want! Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.