Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Trash Isles
Ana
Created on February 23, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
View
Vaporwave presentation
Transcript
Tarefa - Design Emocional
Impacto do design emocional nos utilizadores e consumidores
Design Emocional
Uma abordagem no campo do design que se concentra em criar produtos, sistemas ou experiências que evocam uma resposta emocional nos usuários. Em vez de se concentrar apenas na funcionalidade ou na estética visual, o design emocional busca criar conexões emocionais significativas entre o usuário e o produto.
O Problema...
Oceanic World Map
ARCTIC OCEAN
ATLANTIC OCEAN
PACIFIC OCEAN
PACIFICOCEAN
INDIAN OCEAN
Todos os anos, cerca de 13 milhões de toneladas de lixo plástico são despejadas nos oceanos.
A Grande Ilha de Lixo do Pacífico
A quantidade de lixo é tal que estimou-se que, em 2018, a região no oceano Pacífico, teria o tamanho aproximado de 1.6 milhões km², o que equivale a mais de 17 vezes o tamanho de Portugal continental, dos Açores e Madeira. Com um depósito de resíduos plásticos a flutuar no oceano de pelo menos 80 mil toneladas de material.
Os mais afetados nesta teia de lixo são as aves e os mamíferos marinhos. Os mamíferos marinhos na tentativa de chegar à superfície para respirar, são muitas vezes apanhados na teia de lixo, acabando por morrer afogados. Já as aves, em que as técnicas de caça passam pelo mergulho acabam por ingerir pequenos detritos onde, por vezes, podem também ficar presas.
A acumulação de lixo tem influência em todo o ecossistema marinho, colocando em causa a sobrevivência das algas e recifes de coral, responsáveis pela retenção de dióxido de carbono e produção de oxigénio.
A Campanha...
TRASH ISLES
Welcome to....
Campanha da organização ambiental The Plastic Oceans Foundation, em parceria com a empresa de comunicação LadBible e a agência de publicidade AMV BBDO
"Vamos garantir que o primeiro país feito de lixo seja o último”
O que fizeram...
A LADbible juntou forças com a Plastic Oceans Foundation para transformar a imensa massa de lixo na 196ª nação do mundo, chamada "Trash Isles". De seguida, apresentou uma Declaração de Independência às Nações Unidas para obter o reconhecimento de que as Ilhas de Lixo são vistas como um país oficial. Isto porque, se as Ilhas de Lixo fossem reconhecidas como um país e um membro da ONU, seriam protegidas pela Carta Ambiental da ONU, que afirma "Todos os membros devem cooperar num espírito de parceria global para conservar, proteger e restaurar a saúde e a integridade do ecossistema da Terra". Isto significa, em teoria, que os outros países terão de ajudar a limpar o planeta.
O que fizeram...
Para ser reconhecida como um país, a Trash Isles precisava de cidadãos, por isso criaram tudo, desde uma bandeira oficial e uma moeda "Debris", até passaportes criados com material reciclado. Em seguida, lançou uma campanha de três meses para levar as pessoas a apoiarem a causa.
Resultados...
No espaço de 60 dias após o lançamento, a campanha atingiu 250 milhões de pessoas e foi mesmo aceite pelo antigo Vice-Presidente dos EUA e ativista ambiental Al Gore, que se tornou o primeiro cidadão honorário das Ilhas do Lixo, seguido por Judy Dench (que se ofereceu para ser rainha), Dwayne "The Rock" Johnson e o ator Chris Hemsworth. Até à data, foram publicados mais de 10 vídeos nos canais sociais da LADbible, que foram vistos por 37,3 milhões de pessoas, enquanto 12 artigos editoriais também tiveram um alcance de 18 milhões, mais 25% do que o previsto.
Talvez o mais importante seja o facto de Stéphane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, ter elogiado a campanha como "uma forma muito inovadora e criativa de chamar a atenção para um problema que muitas vezes não é visto, dada a localização destes montes de lixo, mas que é um problema de poluição dos oceanos e de morte da vida nos oceanos".
Porque considero que a Campanha demonstrou bem o uso de Design Emocional
- Narrativa Criativa e Impactante:
A campanha apresentava a ideia inovadora de transformar uma enorme quantidade de lixo flutuante no Oceano Pacífico num país chamado "Trash Isles". A narrativa criativa chamava a atenção do público para a escala do problema da poluição e para a necessidade de ação urgente.
- Estética Visual que causava impacto:
A campanha utilizava imagens e vídeos perturbadores que mostravam o impacto devastador da poluição nos oceanos, com animais marinhos presos em resíduos plásticos e paisagens oceânicas poluídas. Evocando assim emoões de choque, tristeza e indignação.
- Apelava à Ação:
A campanha incentiva o público a envolver-se e a tomar medidas para combater a poluição, ao assinar uma petição para que a "Trash Isles" fosse reconhecida como uma nação oficial pelas Nações Unidas. Criando uma sensação de responsabilidade pessoal, ao gerar uma resposta emocional de empatia e determinação para se fazer a diferença.
- Conexão Emocional com a Natureza:
A campanha promovia uma conexão emocional com a natureza e os animais afetados pela poluição, ao destacar a sua beleza, vulnerabilidade e importância para o ecossistema global. Despertando assim sentimentos de compaixão, respeito e desejo de proteger o meio ambiente.
- Impacto Cultural e Social:
A campanha teve um impacto cultural e social significativo, promovendo conversas e conscientização sobre a poluição nos oceanos em todo o mundo. Influenciou a opinião pública e inspirou indivíduos, empresas e governos a adotarem medidas para reduzir o uso de plástico e proteger os ecossistemas marinhos.