Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Lago Karachay
Vitaliy Ihnatyuk
Created on February 22, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Lago Karachay
Realizado por: Vitaliy Ihnatyuk
Localizado no sul dos Montes Urais na região de Tcheliabinsk, no oeste da Rússia, Karachay é considerado o lago mais poluído do planeta.
Foi uma das principais fontes de água para a cidade de Chelyabinsk e as comunidades vizinhas até a década de 1950, quando começou a ser usado como um depósito de resíduos radioativos, sem o conhecimento da população local.
A partir de 1951, a Associação de Produção Mayak, uma das maiores instalações nucleares da União Soviética, começou a despejar resíduos radioativos no Karachai, que foi então renomeado como reservatório de água V-9.
Uma seca na década de 1960 fez com algumas partes do lago desaparecesse, expondo Cesium-137 e Strontium-90 ao Sol. Em 1967, um forte vento varreu a área, levando poeira nociva a território de cerca de 2.700 km2.
Karachai foi coberto com um sarcófago, com mais de 10,000 blocos de concreto oco. O processo, porém, levou mais de 40 anos e foi eventualmente concluído só em 26 de novembro de 2015.
Década de 1990
Uma pessoa que mergulha-se em suas margens por uma hora ou exposta a uma dose de radiação de 600 roentgen é sinónimo de morte garantida.
O lago acumulou tantas substâncias perigosas que suas águas estavam emitindo 120 milhões de curie – mais do que o dobro da quantidade liberada no meio ambiente após o desastre nuclear de Chernobyl, em 1986.
Atualidade
Por ter sido um depósito de resíduos nucleares, a radiação largada no local durará por centenas, até mesmo milhares de anos. De acordo com os pesquisadores, é mais seguro manter o lixo radioativo de Karachai do que tentar transferi-lo a outro lugar. E com o tempo novas camadas sólidas de entulho e solo são adicionadas ao lago, e, no futuro, a área será coberta de relva e arbustos. Nenhuma árvore é permitida, pois as raízes podem danificar os blocos de concreto que formam a cobertura.