Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SISTEMA RESPIRATÓRIO DA TARTARUGA
Jota
Created on February 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
sistema respiratório da tartaruga
Como funciona a respiração das Tartarugas?
As tartarugas têm uma respiração pulmonar, ou seja, respiram através dos pulmões. A boca inspira o oxigénio, que passa por todo o sistema até alcançar os pulmões. Os outros órgãos do animal exercem pressão sobre os pulmões durante a respiração, atuando como um fole, e expelem dióxido de carbono de volta para o sistema respiratório. Os pulmões ficam inchados e sustêm o oxigénio para flutuação ou longos períodos sob a água.
Link
Legenda:Órgãos com cor vermelhas- Músculos de Inspiração
Legenda:Órgãos com cor cinzenta- Músculos de Expiração
Músculos de inspiração e expiração no sistema respiratório da Tartaruga
órgão presentes nas trocas gasosas da tartaruga
Serrátil
Pulmão
Transverso abdominal
Membrana limitante caudal
Oblíquo abdominal
Peitoral
Relação do habitat das tartarugas com o seu processo respiratório
O sistema respiratório da tartaruga é adaptado para as necessidades de atividade vigorosa (na água e na terra), mergulho prolongado e profundo, e requisitos ácido-base em temperaturas variáveis. Este animal possui pulmões complexamente subdivididos em multicâmeras com espaços aéreos em pequenos terminais através dos quais um grande fluxo de oxigénio pode passar (até 10 vezes em relação à taxa no descanso). O “apoio” das vias aéreas permite o rápido esvaziamento dos pulmões durante a respiração normal e evita o aprisionamento de gás durante o mergulho profundo.
Algumas curiosidades
Em caso de emergência, as tartarugas conseguem respirar pela cloaca, uma cavidade que fica perto do ânus. Este método de respiração é muito útil para as tartarugas quando elas estão a hibernar ou a nadar debaixo de água durante muito tempo.
Quanto tempo é que uma tartaruga consegue ficar debaixo de água? As tartarugas não possuem brânquias como os peixes e, portanto, precisam vir à superfície para inspirar o ar necessário para a respiração, porém o sistema respiratório delas é bastante complexo e eficiente e em apenas dois ou 3 segundos elas conseguem livrar-se do CO2 acumulado e obter uma nova carga de oxigénio suficiente para 45 a 50 minutos. Porém, habitualmente saem para respirar a cada 4 ou 5 minutos. Estes tempos dependem grandemente do nível de atividade (movimento) do animal.
A tartaruga tem o seu próprio dia? Sim, a tartaruga tem o seu próprio dia desde 23 de maio de 2000. O objetivo de se assinalar este dia é chamar a atenção para o perigo de extinção das tartarugas e cágados de todo o mundo e aumentar o conhecimento da população sobre estes animais.
Conclusão
Concluindo, com a realização deste trabalho, aprendi que o sistema respiratório das tartarugas é muito interessante, mas um bocado complicado. Para além disso, fiquei mais sensibilizado para a importância de estimarmos estes animais.