Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Transporte no Floema_CC

Marta Joana Almeida

Created on February 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Frayer Model

Math Calculations

Interactive QR Code Generator

Interactive Scoreboard

Interactive Bingo

Interactive Hangman

Secret Code

Transcript

8 - A Teoria da Pressão radicular foi bastante criticada pois não conseguiu explicar: a subida de água no xilema em árvores de grande dimensão, o facto de a maioria das plantas não apresentar gutação nem exsudação, a velocidade do fluxo de água no xilema durante o dia nem a falta de compensação das taxas de transpiração. 9 - A teoria da tensão-coesão-adesão explica a ascenção da seiva bruta desde a raiz até às folhas com base na existência de uma transpiração estomática ao nível das folhas, a qual provoca uma tensão junto dos estomas das folhas, que por sua vez origina a ascensão, em coluna, da seiva bruta. A água sobe facilmente através do xilema, já que os vasos deste apresentam capilaridade e a água ascende unindo-se as moléculas de água umas às outras através de pontes de hidrogénio, ou seja, há coesão entre as moléculas de água. As moléculas de água aderem também às paredes dos vasos xilémicos, isto é ocorre adesão. Posteriormente verifica-se a absorção de água ao nível da epiderme radicular para compensar a perda de água ao nível das folhas.

Para ajudar a estudar e a rever.

Analisa a imagem e as devidas legendas com muita atenção e recorda:1 - Como se denominam os vasos condutores que existem nas plantas? 2 - Quais sãos os primcipais constituintes dos tecidos de transporte nas plantas?

3 - Como se posicionam os vasos condutores na raiz, caule e folhas? 4 - Quais são as substâncias transportadas por cada um dos vasos condutores? Depois de responderes a todas as questões no caderno avaça para o próximo ícone.

Transporte nas plantas

Transporte no xilema

Vais agora relembrar como se processa o transporte no xilema: 5 - Descreve como se processa a absorção radicular. 6 - Identifica quais são as duas teorias que permitem explicar a translocação xilémica. 7 - Distingue gutação de exsudação. 8 - Uma das teorias foi muito criticada pela comunidade científica. Justifica esta afirmação. 9 - Explica a Teoria da Tensão - Coesão - Adesão. Depois de realizares todas as respostas no teu caderno segue para a próxima paragem.

Transporte no floema

12 - A fotossíntese não ocorre em todas as células, pelo que as substâncias orgânicas produzidas nos órgãos fotossintéticos têm de ser transportados pelo floema para as restantes células da planta. Qual é a velocidade e o sentido do movimento dos compostos orgânicos no floema? Vais agora analisar as experiências descritas na página 135 do teu manual e responder às 5 questões que te são colocadas.

Pega no teu manual, lê atentamente a página 134 e responde:10 - Qual é a composição química da seiva floémica? 11 - Explica a que se ficou a dever o conhecimento da composição química da seiva floémica.

Hiótese de Fluxo de massa

17 - De seguida , com base no que leste no site,na leitura da página 136 do teu manual e no vídeo, explica a Hipótese de fluxo de massa.

O mecanismo de transporte da seiva elaborada pode ser explicado com base na Hipótese de fluxo de massa, inicialmente proposta, em 1927, por Ernst Munch. Carrega no ling e analisa a experiência realizada por Munch.

Analisa a imagem relativa à experiência de Malpighi. 13 - Em qual das situações (A ou B) ocorreu a interrupção na translocação da seiva floémica? 14 - A figura C corresponde a A ou B? 15 - Apresente uma hipótese explicativa para o aparecimento da dilatação em C?

Daí resultaram açúcares, que não chegaram à raiz devido à remoção do anel do caule / corte dos vasos floémicos, onde circula a seiva elaborada. O aumento de volume na zona situada acima do corte deve-se à acumulação da seiva elaborada/floémica, que ficou incapaz de prosseguir o seu trajeto até à parte inferior da planta. Apesar da interrupção do fluxo floémico, a planta sobrevive durante algum tempo, graças às reservas de matéria orgânica localizadas na parte inferior. Quando as reservas se esgotarem, a planta acaba por morrer.

Experiência de Malpighi - Conclusões

O floema tem uma posição periférica em relação ao xilema. Ao ser cortado aquele anel (esquema A) foi removido o floema, permanecendo o xilema . A planta continuou a absorver água e substancias minerais, sendo conduzidos até às zonas aéreas/ folhas , através do xilema, que foram utilizados para a realização da fotossíntese.

Experiência de Zimmermann

Zimmermann em meados do séc. XX pegou num pulgão que se alimentava e anestesiou-o, cortou-lhe o estilete (armadura bucal) de forma a que este fica-se preso na planta. Observou que o floema estava sempre a sair (horas) da planta. Retirou a amostra do fluido e estudou a sua composição.

  • Verificou que as substâncias que compunham o fluido eram: sacarose, nucleótidos, hormonas, aminoácidos e iões orgânicos.
  • Com esta experiência, Zimmermann concluiu que a seiva floémica se desloca sob pressão.
16 - Quais foram as conclusões de Zimmermann?

A experiência de Zimmermann