Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SEBASTIÃO DA GAMA_ROMÂNTICO
Yoko ÒwÓ
Created on February 20, 2024
ANÁLISE DO POEMA
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Advent Calendar
View
Tree of Wishes
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
Transcript
Romântico
Sebastião da gama
Olha,quando vieres, Morte! não venhas sorrateira. Quero sentir-te bem; levar bem nítido, nos lábios, o travo do teu beijo... Chorem os outros, Morte!, a dolorida minha hora final. P’ra mim, que bom saber até ao fim a que é que sabe a Vida!...
Tema
Tema : O tema principal é a morte, explorado de uma maneira não convencional. O tom geral do poema é de aceitação e até mesmo de boas-vindas à morte, em contraste com a expectativa de medo ou tristeza. (Querer sentir alguma coisa)
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem
Romântico
Sebastião da gama
Análise formal
Narrativa
Tempo e Espaço: Não apresenta tempo ou espaço
Assunto
Tema : O tema principal é a morte, explorado de uma maneira não convencional. O tom geral do poema é de aceitação e até mesmo de boas-vindas à morte, em contraste com a expectativa de medo ou tristeza. (Querer sentir alguma coisa)
Recuros Expressívos
EsquemaRimático
ExtruturaExterna
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem
Romântico
Sebastião da gama
Análise interpretativa
Primeira Estrofe
O autor demonstra a sua aceitação perate a morte, não mostrando medo mas acolhendo-a lentamente como uma amiga.
Segunda Estrofe
O autor diz que enquanto outros choraram a sua morte ou temem a própria, ele a vê a bons olhos, quase se mostrando positivamete ansioso pela sua chegada
Interligação das duas estrofes
Eu consegui obter duas interpretações diferentes do poema:Na primeira, onde penso que o eu lírico convida a morte a não chegar sorrateiramente, mas sim de forma clara e consciente. Há uma aceitação da morte como parte inevitável da vida, destacada pela expressão "quero sentir-te bem", sugerindo uma vontade de compreender e aproveitar plenamente esse momento final (sugar o tutano da vida: aproveitar cada momento, mesmo a sua fase final, a própria morte. E na segunda, onde penso que o autor enfrenta um Vazio existencial, pois procura sentir algo (sentir o sabor da vida atravez do beijo da morte)
O poema tem um ritmo suave, reforçado pela escolha de palávras e uso de pausas e vírgulas, o que contribui para a sensação de contemplação e aceitação tranquila da morte, conferindo-lhe uma qualidade romântica peculiar, Portanto, enquanto "Romântico" oferece uma perspectiva intrigante e desafiadora sobre um tema universal, também nos lembra da necessidade de abordar a morte com sensibilidade, compaixão e um entendimento mais amplo das complexidades emocionais envolvidas.
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem
Romântico
Sebastião da gama
Simbolismo
A Morte: Associada ao elemento terra, a morte pode não ser um fim em si, pode ser uma transformação, uma revelação do desconhecido, a introdução ou o início de um novo ciclo, por isso, simboliza também a regeneração e a renovação. Curiosidades: A Morte costuma ser representada atravéz de imagens, mas também pelo número 13
Configurações do Poeta
Seguiu a cartilha dos afetos como uma pedagogia ou missão de vida. Nos poemas que escrevia, nas aulas de Português que dava, Sebastião da Gama aplicava em tudo sensibilidade, generosidade, amor. Era apaixonado pela natureza, defendeu-a quando começou a ser destruída. E na mesma serra da Arrábida que amava, procurava versos como quem procura flores. O jovem autor, professor, ativista, vai morrer aos 27 anos, era uma pessoa fisicamente doente e penso que isso tem que ver com o seu poema anteriormente aqui analisado "Romântico" ode ele expressaa a sua aceitação perante a morte.
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem
Sebastião da Gama
Nasceu a 10 de abril de 1924Faleceu a 7 de Fevereiro de 1952 Poeta e professor português Natural de Setúbal Seis obras publicadas em vida
Arte poética
A arte poética deste poema reside na forma como o poeta utiliza linguagem evocativa e recursos literários para transmitir uma perspectiva única sobre a morte e a vida. Alguns aspectos da arte poética (problemática geral da estética literária, das questões dos géneros teatrais clássicos e dos preceitos da poesia épica e lírica) deste poema incluem:
O poema tem um ritmo suave e cadenciado, reforçado pela escolha cuidadosa das palavras e pelo uso de aliteração e assonância Apesar de ser curto, o poema consegue transmitir uma mensagem poderosa e provocativa. em conjunto para criar uma peça poética única e memorável, que convida o leitor a refletir sobre questões profundas e universais sobre a existência humana.
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem
Conclusão
O poeta usa imagens sensoriais fortes, como a personificação da morte como um ser que pode "vir", e a metáfora do beijo da morte. Essas imagens vívidas ajudam a criar uma atmosfera intensa e emocional. O poema tem um ritmo suave e cadenciado, reforçado pela escolha cuidadosa das palavras e pelo uso de aliteração e assonância Apesar de ser curto, o poema consegue transmitir uma mensagem poderosa e provocativa. em conjunto para criar uma peça poética única e memorável, que convida o leitor a refletir sobre questões profundas e universais sobre a existência humana. Pode ter tamber que ver com o facto de que o poeta estava debelitado e queria mostrar a sua aceitação perante o seu destino.
Marta Luz/ ANI 21Professora: Carla Passagem